Grupo WhatsApp

Fundação Dom Cabral acelera seu Programa de Bolsas

Fundação Dom Cabral acelera seu Programa de Bolsas

20/07/2023 Divulgação

As bolsas de estudo também contribuem para o aumento da diversidade dentro da sala de aula.

Fundação Dom Cabral acelera seu Programa de Bolsas

A Fundação Dom Cabral (FDC), por meio da atuação da Educação Social, acelerou seu Programa de Bolsas em 2023 e no primeiro semestre do ano já concedeu mais bolsas de estudo do que em 2022.

A iniciativa, que visa incentivar a educação em todas suas frentes, está alinhada com três itens da Agenda 2030 proposta pela ONU, que lista 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que são os objetivos nº 4 “Educação de Qualidade”, nº3 “Igualdade de Gênero” e nº10 “Redução das Desigualdades”.

Por meio do Programa, a Fundação Dom Cabral conta atualmente com 83% de participantes bolsistas que se autodeclaram pretos e pardos e 67% mulheres, presentes em diversos cursos oferecidos pela FDC, desde programas abertos de curta duração a cursos de pós-graduação, MPA (Mestrado Profissional em Administração) e Executive MBA.

Além dos cursos próprios, o Programa de Bolsas da Fundação Dom Cabral também concede oportunidades de Graduação e Ensino Técnico em parceria com outras instituições de ensino, ampliando o acesso à educação em diferentes momentos de formação. Pessoas com o compromisso de impactar positivamente a sociedade estão entre os principais critérios para avaliação na concessão de bolsas.

“Acreditamos no poder transformador da educação. Ao oferecer educação de qualidade para ampliar o acesso a oportunidades, também aumentamos a diversidade dentro da sala de aula, o que gera uma troca de aprendizagem muito importante, não apenas entre participantes, mas em todo o ecossistema da FDC”, comenta Ana Carolina Almeida, vice-presidente de Educação Social na Fundação Dom Cabral.

Utilizando soluções inovadoras e criativas, um dos objetivos do Programa é manter o ritmo de crescimento nos próximos anos, ampliando a oferta por meio de parcerias com empresas comprometidas com as mesmas questões.

“Nosso objetivo é aumentar essa oferta de acordo com a estrutura interna de acolhimento a todos os novos bolsistas, queremos aumentar esse número já no segundo semestre de 2023”, pontua Ana Carolina.

Paulo Abreu, bolsista do MPA (Mestrado Profissional em Administração), destaca a importância da bolsa para além da carreira. “Ser um mestrando na FDC tem um significado muito importante. É um curso que, além de nos desenvolver tecnicamente, também conduz a uma reflexão maior sobre questões de impacto social. O curso tem um potencial significativo para poder acessar esse espaço que é muito singular, uma experiência que eu não teria condições de vivenciar sem esse benefício”, comenta. Paulo Abreu finaliza as disciplinas do mestrado em julho de 2023 e está engajado no desenvolvimento da sua dissertação.

Para mais informações sobre educação clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp



Segurança e mensalidades lideram escolha de escolas no Brasil

Especialistas destacam que a decisão vai além da conveniência e da questão financeira, exigindo um olhar atento à proposta educativa e aos valores da instituição.

Autor: Divulgação

Segurança e mensalidades lideram escolha de escolas no Brasil

IA na educação: dicas de prompts para estudo

Inteligência artificial se torna aliada do estudo no Paraná. Especialista orienta uso ético e compartilha comandos para alunos.

Autor: Divulgação

IA na educação: dicas de prompts para estudo

Gestão financeira em instituições de ensino

Para que uma instituição de ensino se mantenha sustentável, é indispensável uma gestão financeira eficiente.

Autor: Leonardo Chucrute

Gestão financeira em instituições de ensino

Aprendizado contínuo: o que motiva profissionais a nunca pararem de evoluir

Porque a capacitação permanente deixou de ser opcional e se tornou pilar estratégico para quem deseja se manter competitivo no mercado.

Autor: Eliane Oliveira

Aprendizado contínuo: o que motiva profissionais a nunca pararem de evoluir

O mestre e o samurai: lições do Japão para a sala de aula brasileira

No Japão, quando um professor entra na sala, os alunos se levantam. O gesto é simples, mas carregado de simbolismo.

Autor: Paulo Rocha


Brasileiros buscam programação com 3,9 milhões de pesquisas

O interesse em programação cresce no Brasil. Cursos e linguagens geraram quase 3,9 milhões de buscas online no último ano.

Autor: Divulgação


Univali inaugura centro de aprendizagem Google

Espaço de 150 m² na Univali em Itajaí nasce de parceria com Google for Education e Instituto Manager para fomentar a inovação digital e metodologias ativas.

Autor: Divulgação

Univali inaugura centro de aprendizagem Google

Para que serve uma escola?

Há uma diferença clara entre ordem e violência. Aliás, o uso da violência é fruto da impossibilidade da ordem.

Autor: Daniel Medeiros

Para que serve uma escola?

Histórico escolar passa a ser emitido on-line em todas as escolas da rede estadual

Nova funcionalidade permite a emissão de documento escolar com rapidez, padronização e segurança.

Autor: Divulgação

Histórico escolar passa a ser emitido on-line em todas as escolas da rede estadual

Sobre o dia do professor

Depois de 35 anos, voltei a assistir Sociedade dos Poetas Mortos.

Autor: Daniel Medeiros


Aprendizagem contínua é exigência no mercado de trabalho

Para Virgilio Marques dos Santos atualizar-se constantemente deixou de ser diferencial e virou condição para quem quer seguir relevante.

Autor: Virgilio Marques dos Santos

Aprendizagem contínua é exigência no mercado de trabalho

Educação superior e a autonomia do MEC em xeque

Um dos pilares da Constituição Federal de 1988 é a clareza na definição de competências do Estado brasileiro.

Autor: Janguiê Diniz