Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Graduação ou cursos de curta duração: o que é um diferencial em sua carreira na TI?

Graduação ou cursos de curta duração: o que é um diferencial em sua carreira na TI?

20/12/2021 Luana Müller

TI é muito mais sobre ter curiosidade e vontade de aprender do que sobre ter um diploma ou certificados de cursos.

Graduação ou cursos de curta duração: o que é um diferencial em sua carreira na TI?

Se deseja construir uma carreira corporativa em TI, tenho um aviso para você: tenha em mente que, apenas uma graduação superior nessa área, não é o que irá lhe garantir a entrada ou uma boa posição no mercado de trabalho.

Essa recomendação pode soar estranha - sobretudo vinda de alguém com mestrado e doutorado em tecnologia e que, inclusive, já foi professora universitária na área. Mas, de alguns anos para cá, venho observando que apenas a formação superior em tecnologia não é definitiva para o sucesso profissional no mercado.

Os cursos de graduação nessa área geralmente são bem completos, nos quais você terá a oportunidade de aprender sobre programação back-end, programação front-end, bancos de dados, metodologia, análise, processos etc. Acontece que, no mercado de trabalho, é pouco provável que você se depare com um cargo que exija todos esses conhecimentos.

Em contrapartida, todas as vagas pressupõem um certo nível de aprofundamento que a faculdade, por si só, não traz. Se você optar por ser um desenvolvedor, por exemplo, o conhecimento que a faculdade provê em programação não será suficiente.

"Luana, então eu não devo cursar uma graduação e me dedicar apenas aos pontos que você mencionou?”. Calma! Você deve cursar a graduação, pois é ela que te dará a base necessária para transitar e dialogar com as diferentes áreas de conhecimentos envolvidas no processo de desenvolvimento de um software. Porém, entenda que, além dos conhecimentos oferecidos pela graduação, você deverá buscar formas de se aprofundar em alguma área, através de cursos de curta duração.

Outro ponto interessante é que a área de TI lhe dá a possibilidade de ingressar no mercado de trabalho sem ainda ter concluído uma graduação em tecnologia, tornando a área mais democrática e acessível, possibilitando ao profissional de TI conhecer a área e começar a colher os frutos desta carreira muito rapidamente. E se levarmos em conta a pressão social que é exigir que a gente decida o que quer fazer “pelo resto da vida” aos 17 ou 18 anos, essa possibilidade é bem-vinda. A pessoa pode optar por fazer um curso de alguns meses, já começar a trabalhar, desenvolver projetos próprios e montar um portfólio. A partir daí, investir em um curso de graduação, tendo a certeza de que essa é a profissão que deseja seguir.

No Pravaler, não usamos o diploma como requisito decisório para a contratação em TI. Inclusive, temos uma parceria e contratamos alunas recém-saídas da Laboratória, uma organização focada em capacitar mulheres para a tecnologia a partir de cursos curtos de programação. Ou seja, estou rodeada de exemplos práticos de pessoas qualificadas, que já estão inseridas no mercado de TI, crescendo em suas carreiras, e que ainda não concluíram seus cursos de graduação.

Porém, compreenda que TI é muito mais sobre ter curiosidade e vontade de aprender do que sobre ter um diploma ou certificados de cursos. Como se trata de um mercado que evolui muito rápido, é o interesse pelo novo que mantém a roda do aprendizado girando.

Há poucos anos, por exemplo, Inteligência Artificial, Aprendizado de Máquina ou Internet das Coisas eram assuntos explorados apenas por quem trabalhava com tecnologia e inovação, e como uma perspectiva de futuro. Acontece que esse futuro chegou bem antes do previsto e, hoje, além de ser um assunto discutido por várias áreas de uma companhia, toda a área de software já se baseia em Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina para suas criações mais recentes, e cada vez mais temos dispositivos conectados à Internet gerando dados que impulsionam o uso destas tecnologias.

Portanto, se você quer construir uma carreira em TI, tenha em mente que ela pode se iniciar através de uma graduação, mas também há a possibilidade de ser por meio  de cursos práticos de curta duração, e que ambas as possibilidades, juntas, são o que trarão o diferencial para sua carreira. Mas lembre-se: nunca, jamais, em hipótese alguma pare de estudar.

* Luana Müller é Bacharel em Sistemas de Informação, Mestre em Ciência da Computação e Doutora em Ciência da Computação. 

Para mais informações sobre Tecnologia da Informação clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: VCRP Brasil



CEFET-MG oferece mais de 600 vagas de graduação para cinco cidades

Podem participar os candidatos que concluíram o Ensino Médio ou equivalente, que realizaram uma das três últimas edições do Enem.

Autor: Divulgação


Ecofuturo lança e-book de Educação e Natureza

A publicação marca a conclusão do ciclo de 2023 do programa Meu Ambiente.

Autor: Divulgação

Ecofuturo lança e-book de Educação e Natureza

Estratégias práticas para o desenvolvimento infantil

O desenvolvimento infantil é um processo repleto de marcos importantes que influenciam a aprendizagem e o futuro das crianças.

Autor: Luciana Brites

Estratégias práticas para o desenvolvimento infantil

Os jovens e o trabalho

A responsabilidade de gerar filhos é algo muito sério porque pai e mãe possibilitam a encarnação de uma alma para evoluir no mundo material, o aquém.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra

Os jovens e o trabalho

O fim da geração nem-nem está na aprendizagem?

No labirinto complexo das políticas trabalhistas, há uma série de fatores que merecem nossa atenção.

Autor: Francisco de Assis Inocêncio

O fim da geração nem-nem está na aprendizagem?

A escola pública sob administração privada

O Estado do Paraná apresenta ao Brasil um novo formato de administração à rede escolar.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O compromisso das escolas privadas na educação antirracista

Alcançar o sucesso demanda comprometimento de faculdades e universidades com a formação inicial de professores.

Autor: Luana Tolentino

O compromisso das escolas privadas na educação antirracista

Inscrições abertas para os cursos de condutores de caminhões

A Fabet São Paulo está com inscrições abertas para três cursos avançados voltados a formação e aperfeiçoamento de condutores de caminhões.

Autor: Marcos Villela Hochreiter


Exercitando a empatia

No meu último ano de sala de aula, tive uma turma de quarto ano que se tornou muito querida.

Autor: Vanessa Nascimento

Exercitando a empatia

Conhecimento é combustível para a motivação

Não são incomuns as histórias de profissionais que, voluntariamente, trocam de emprego para ganhar menos do que em suas posições anteriores.

Autor: Yuri Trafane

Conhecimento é combustível para a motivação

Violência escolar: qual a causa e como solucionar

Comportamentos violentos nas escolas se intensificam cada dia mais, ou pelo menos a sua relevância tem ficado mais clara.

Autor: Felipe Lemos

Violência escolar: qual a causa e como solucionar

Todo dia é Dia da Educação

“A educação do homem começa no momento do seu nascimento; antes de falar, antes de entender, já se instrui.” Rousseau. “O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele.” Immanuel Kant.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra

Todo dia é Dia da Educação