Professora curitibana vence prêmio nacional com projeto pedagógico durante pandemia
Professora curitibana vence prêmio nacional com projeto pedagógico durante pandemia
Docente engaja famílias dos estudantes com atividades que unem filantropia aos conceitos das disciplinas.
A professora Sandra da Silva Brambilla de Souza, do 5° ano do Ensino Fundamental 1 da Escola Romani, em Curitiba (PR), conquistou o primeiro lugar no Prêmio Professor que Conquista 2020, concurso nacional promovido pela Conquista Solução Educacional, que reconheceu as melhores iniciativas e práticas pedagógicas durante os meses de ensino remoto. A docente apostou na empatia e no apoio dos familiares dos alunos para garantir o engajamento necessário para o sucesso do aprendizado com as aulas remotas.
"Sempre priorizamos o contato próximo com a família, mas em uma situação como essa, de ensino remoto, eu percebi que se não me envolvesse de forma ainda maior com as famílias, buscando compreender qual a situação particular de cada uma, suas necessidades, dificuldades e limitações, não conseguiríamos ter sucesso no aprendizado das crianças", explica Sandra.
Ela decidiu criar ações especiais para trabalhar alguns conteúdos e conceitos. "Tentei conquistar pelo lado lúdico e afetivo e deu certo", destaca. "Para trabalhar sobre Empreendedorismo, por exemplo, nosso material didático trazia a proposta de uma pizzaria e então tive a ideia de criarmos, junto com os pais, uma pizzaria coletiva que pudesse oferecer pizzas para um asilo que funciona próximo à escola. Os pais aderiram à ideia, todos os conceitos sobre o tema foram trabalhados e cada família se responsabilizou pela produção de uma pizza. No dia marcado, fizemos a entrega das pizzas no asilo, com sabores especiais criados pelos alunos e pais e acompanhadas de uma cartinha para cada idoso, escrita pelos alunos. O resultado foi tão bom que estamos pensando em manter essa ação no calendário da escola, mesmo depois que a pandemia acabar", conta.
Conteúdos de Matemática, como os polígonos, ganharam também uma ação especial, realizada por meio de uma adaptação ao jogo Twister. "Criamos o nosso jogo, produzimos as roletas e os alunos tinham que jogar em casa com toda a família. Mais uma vez, o chamado para que a família participasse da ação surtiu efeito", ressalta a professora. O tema Sustentabilidade se transformou numa atividade para a qual os alunos foram desafiados a criar bolsas e braceletes com garrafas pet para guardar máscaras de tecido. Todas essas ações fazem parte do projeto Florescer Cultural, desenvolvido por Sandra durante a pandemia.
Sandra não tem dúvidas de que o sucesso do trabalho realizado nos últimos meses se deve à estratégia de estimular o tempo todo, em todas as atividades, a participação dos pais. "A família está sendo a mediadora entre o professor e o aluno, se ela não se envolver, o aprendizado não acontecerá por completo", explica. Outra iniciativa importante da professora também foi se colocar à disposição para atender os alunos de forma individualizada, conforme as necessidades de cada um. "O atendimento personalizado reforçou ainda mais o vínculo com os alunos e suas famílias. Quando a gente se mostra disposto e se esforça, acabamos estimulando o empenho e o esforço da outra parte também. O vínculo traz a reciprocidade. Isso ficou muito claro porque o engajamento dos alunos e também dos pais aumentou muito desde o início das aulas remotas", explica Sandra.
Fonte: Central Press