Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Projetos Interdisciplinares na Educação Infantil: possibilidades para a aprendizagem significativa

Projetos Interdisciplinares na Educação Infantil: possibilidades para a aprendizagem significativa

16/06/2022 Luciana da Silva Rodrigues

É preciso redimensionar a concepção de currículo na relação entre o novo e o que já é praticado nos espaços escolares.

Projetos Interdisciplinares na Educação Infantil: possibilidades para a aprendizagem significativa

A interdisciplinaridade como ponte para estabelecer a aprendizagem significativa exige-nos mudança de perspectivas e atitudes em relação ao processo de ensino-aprendizagem, sobretudo, quando se trata do ambiente da Educação Infantil. Vale aqui lembrar que a metodologia de projetos passou a ser uma realidade educacional a partir do movimento escolanovista, no final do século XIX, quando educadores descontentes com a realidade educacional propuseram mudanças que aproximassem o processo de ensino e aprendizagem ao contexto social dos estudantes dando significado real à aprendizagem e vida social.

O desenvolvimento de projetos interdisciplinares nessa etapa escolar tornou-se uma estratégia facilitadora na promoção da aprendizagem quando mediada por uma prática educativa intencional que fosse capaz de envolver todos na ação: estudantes, professores e família. Para tanto, é preciso redimensionar a concepção de currículo na relação entre o novo e o que já é praticado nos espaços escolares, na busca por produzir novas experiências a partir de atividades lúdicas e agradáveis, que despertem a curiosidade e a criatividade contribuindo significativamente com o desenvolvimento social e cognitivo das crianças.

Diante desse processo, conseguimos articular o conhecimento entre as diferentes áreas do saber, diminuindo a distância e a cisão ocasionada pela sistematização curricular, o que permite oferecer às crianças condições necessárias para ampliar seu repertório cognitivo e sociocultural. Logo, quando falamos em projetos interdisciplinares no ambiente educacional, referimo-nos a uma aprendizagem que se propõe a ser:

- Viva porque parte do protagonismo das crianças, das inquietações, das dúvidas, das ideias criativas, e por isso, vai contra a pedagogia do silêncio, em que as crianças escutam e memorizam pela repetição.

- Contextualizada porque faz referência às situações da vida cotidiana.

- Significativa porque é gerada por conhecimentos já estruturados e, a partir de novas experiências e conexões, outros significados são atribuídos e se consolidam como novo saber.

A prática interdisciplinar de projetos é uma ação intencional que favorece a superação de desafios ao possibilitar a reorganização curricular, deixando-a menos rígida e inflexível, isto é, dando lugar a um novo formato que conecta o conhecimento a realidade e inquietações dos envolvidos. Portanto, trabalhar diferentes estratégias de ensino inserindo atividades contextualizadas, como são os projetos interdisciplinares, que partem também de pontos de interesses e curiosidades das próprias crianças, é ressignificar o ambiente educacional em sua perspectiva social priorizando a aprendizagem significativa e o desenvolvimento integral na Educação Infantil.

* Luciana da Silva Rodrigues é mestre em Educação e Pedagoga, atua como tutora dos cursos de pós-graduação em Educação do Centro Universitário Internacional Uninter.

Para mais informações sobre Educação Infantil clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Uninter



CEFET-MG oferece mais de 600 vagas de graduação para o segundo semestre em cinco cidades

Podem participar os candidatos que concluíram o Ensino Médio ou equivalente, que realizaram uma das três últimas edições do Enem.

Autor: Divulgação


Ecofuturo lança e-book de Educação e Natureza

A publicação marca a conclusão do ciclo de 2023 do programa Meu Ambiente.

Autor: Divulgação

Ecofuturo lança e-book de Educação e Natureza

Estratégias práticas para o desenvolvimento infantil

O desenvolvimento infantil é um processo repleto de marcos importantes que influenciam a aprendizagem e o futuro das crianças.

Autor: Luciana Brites

Estratégias práticas para o desenvolvimento infantil

Os jovens e o trabalho

A responsabilidade de gerar filhos é algo muito sério porque pai e mãe possibilitam a encarnação de uma alma para evoluir no mundo material, o aquém.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra

Os jovens e o trabalho

O fim da geração nem-nem está na aprendizagem?

No labirinto complexo das políticas trabalhistas, há uma série de fatores que merecem nossa atenção.

Autor: Francisco de Assis Inocêncio

O fim da geração nem-nem está na aprendizagem?

A escola pública sob administração privada

O Estado do Paraná apresenta ao Brasil um novo formato de administração à rede escolar.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O compromisso das escolas privadas na educação antirracista

Alcançar o sucesso demanda comprometimento de faculdades e universidades com a formação inicial de professores.

Autor: Luana Tolentino

O compromisso das escolas privadas na educação antirracista

Inscrições abertas para os cursos de condutores de caminhões

A Fabet São Paulo está com inscrições abertas para três cursos avançados voltados a formação e aperfeiçoamento de condutores de caminhões.

Autor: Marcos Villela Hochreiter


Exercitando a empatia

No meu último ano de sala de aula, tive uma turma de quarto ano que se tornou muito querida.

Autor: Vanessa Nascimento

Exercitando a empatia

Conhecimento é combustível para a motivação

Não são incomuns as histórias de profissionais que, voluntariamente, trocam de emprego para ganhar menos do que em suas posições anteriores.

Autor: Yuri Trafane

Conhecimento é combustível para a motivação

Violência escolar: qual a causa e como solucionar

Comportamentos violentos nas escolas se intensificam cada dia mais, ou pelo menos a sua relevância tem ficado mais clara.

Autor: Felipe Lemos

Violência escolar: qual a causa e como solucionar

Todo dia é Dia da Educação

“A educação do homem começa no momento do seu nascimento; antes de falar, antes de entender, já se instrui.” Rousseau. “O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele.” Immanuel Kant.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra

Todo dia é Dia da Educação