Grupo WhatsApp

Tecnologia na educação: o legado tecnológico da pandemia nas instituições de ensino

Tecnologia na educação: o legado tecnológico da pandemia nas instituições de ensino

20/10/2022 Henri Navesuh

Tecnologia é capaz de enriquecer o repertório dos estudantes e influenciá-los positivamente a absorver novos conhecimentos.

Tecnologia na educação: o legado tecnológico da pandemia nas instituições de ensino

Pensando que a definição de tecnologia está relacionada ao conjunto de instrumentos, métodos e técnicas utilizadas para um determinado fim, o uso da tecnologia na educação vêm evoluindo nos últimos tempos. Ferramentas tradicionais como o quadro, o giz, a régua e o apagador ainda hoje fazem parte da realidade de grande parte das instituições de ensino.

No entanto, a pandemia da Covid-19, iniciada em 2020, estimulou o setor educacional a se adaptar e passar a olhar com mais atenção ao processo de Transformação Digital. Agora, a utilização da tecnologia nas escolas tornou-se aliada de uma mudança de paradigma do setor, que coloca o estudante no centro do processo de aprendizagem.

A internet, atualmente, é a estrada onde transitam as principais oportunidades educacionais: visita a museus, vídeo conferências, simuladores e aplicativos só podem ser utilizados com acesso à internet e, a sua falta, desmotiva os estudantes. Como consequência, torna-se um elemento a mais para a defasagem cognitiva e a evasão escolar.

Assim, as instituições têm percebido cada vez mais a obrigação de incorporar recursos tecnológicos, já que saber utilizar, produzir e entender seus processos de forma crítica e ética possibilitarão formar cidadãos capazes de prosperar neste mundo e no que ainda está por vir.

Benefícios da tecnologia na educação

Para além da melhoria e otimização do ensino, as TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) possibilitam a construção colaborativa e autônoma do conhecimento, uma vez que a nova geração tem em suas mãos recursos para se tornar criadora de tecnologias que resolvam problemas da sociedade de forma sustentável.

A tecnologia também é capaz de enriquecer o repertório dos estudantes e influenciá-los positivamente a absorver novos conhecimentos. Uma tendência nas escolas são os projetos de gamificação, que utilizam jogos para aumentar o interesse dos alunos por determinada disciplina e ainda fazem a conexão com outros conteúdos relevantes para o aprendizado. Com isso, os estudantes desenvolvem habilidades socioemocionais como conhecimento, pensamento científico, crítico e criativo, comunicação, cultura digital, empatia e cooperação.

Outros dois grandes ganhos dos recursos tecnológicos que corroboram para o aprimoramento do setor educacional incluem a análise de dados e a produção de evidências pedagógicas para subsidiar a comunidade educativa; e a instrumentalização dos docentes e alunos, possibilitando a personalização do ensino e a gestão da aprendizagem. Além disso, também favorece o desenvolvimento de uma cultura digital, importantíssima para situar a prática e a ética do estudante na utilização desses recursos e do ambiente virtual.

Texto: Emerson Francisco - Coordenador de TI da rede de colégios Santa Marcelina,

Para mais informações sobre educação clique aqui.

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Santa Marcelina Colégios



Segurança e mensalidades lideram escolha de escolas no Brasil

Especialistas destacam que a decisão vai além da conveniência e da questão financeira, exigindo um olhar atento à proposta educativa e aos valores da instituição.

Autor: Divulgação

Segurança e mensalidades lideram escolha de escolas no Brasil

IA na educação: dicas de prompts para estudo

Inteligência artificial se torna aliada do estudo no Paraná. Especialista orienta uso ético e compartilha comandos para alunos.

Autor: Divulgação

IA na educação: dicas de prompts para estudo

Gestão financeira em instituições de ensino

Para que uma instituição de ensino se mantenha sustentável, é indispensável uma gestão financeira eficiente.

Autor: Leonardo Chucrute

Gestão financeira em instituições de ensino

Aprendizado contínuo: o que motiva profissionais a nunca pararem de evoluir

Porque a capacitação permanente deixou de ser opcional e se tornou pilar estratégico para quem deseja se manter competitivo no mercado.

Autor: Eliane Oliveira

Aprendizado contínuo: o que motiva profissionais a nunca pararem de evoluir

O mestre e o samurai: lições do Japão para a sala de aula brasileira

No Japão, quando um professor entra na sala, os alunos se levantam. O gesto é simples, mas carregado de simbolismo.

Autor: Paulo Rocha


Brasileiros buscam programação com 3,9 milhões de pesquisas

O interesse em programação cresce no Brasil. Cursos e linguagens geraram quase 3,9 milhões de buscas online no último ano.

Autor: Divulgação


Univali inaugura centro de aprendizagem Google

Espaço de 150 m² na Univali em Itajaí nasce de parceria com Google for Education e Instituto Manager para fomentar a inovação digital e metodologias ativas.

Autor: Divulgação

Univali inaugura centro de aprendizagem Google

Para que serve uma escola?

Há uma diferença clara entre ordem e violência. Aliás, o uso da violência é fruto da impossibilidade da ordem.

Autor: Daniel Medeiros

Para que serve uma escola?

Histórico escolar passa a ser emitido on-line em todas as escolas da rede estadual

Nova funcionalidade permite a emissão de documento escolar com rapidez, padronização e segurança.

Autor: Divulgação

Histórico escolar passa a ser emitido on-line em todas as escolas da rede estadual

Sobre o dia do professor

Depois de 35 anos, voltei a assistir Sociedade dos Poetas Mortos.

Autor: Daniel Medeiros


Aprendizagem contínua é exigência no mercado de trabalho

Para Virgilio Marques dos Santos atualizar-se constantemente deixou de ser diferencial e virou condição para quem quer seguir relevante.

Autor: Virgilio Marques dos Santos

Aprendizagem contínua é exigência no mercado de trabalho

Educação superior e a autonomia do MEC em xeque

Um dos pilares da Constituição Federal de 1988 é a clareza na definição de competências do Estado brasileiro.

Autor: Janguiê Diniz