Brasil atinge 217 mil empresas com energia solar em 2025
Brasil atinge 217 mil empresas com energia solar em 2025
Mais de 217 mil empresas brasileiras aderiram à geração própria de energia solar em 2025, adicionando 2 GW de potência e R$9 bilhões em investimentos.

A geração própria de energia solar no setor empresarial brasileiro atingiu a marca de 217 mil novas adesões entre janeiro e outubro de 2025. O mapeamento da TTS Energia, baseado em dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), aponta que foram adicionados cerca de 2 gigawatts (GW) de tecnologia fotovoltaica para atender companhias de comércio, serviços e indústrias.
Os investimentos corporativos em pequenas usinas solares ultrapassam R$9 bilhões, somando 56 mil novas instalações espalhadas por mais de 4,3 mil municípios.
Entre os estados com maior volume de adesão de empresas à tecnologia fotovoltaica neste ano, Minas Gerais lidera com 102 mil novas companhias e 334 megawatts (MW) de nova potência. Em seguida, aparece São Paulo, com 32 mil estabelecimentos e 277 MW instalados, seguido por Paraná (21 mil adesões e 194 MW), Mato Grosso (15,4 mil companhias e 206 MW) e Bahia (7 mil empresas e 63 MW).
A TTS Energia, por sua vez, instalou usinas de portes variados nessas localidades. Entre os projetos, destaca-se o empreendimento com 130 módulos fotovoltaicos na cobertura do centro de operações da Aggreko, em Jaguariúna, São Paulo, com 79,3 kilowatts-pico (kWp). Outro projeto concluído foi o primeiro centro tecnológico da Henkel na América Latina, com mais de 580 módulos fotovoltaicos instalados em parceria com a Athié Wohnrath, somando 360 kWp de potência.
Para Jacques Hulshof, CEO da TTS Energia, a adoção da solar demonstra uma mudança na matriz energética das organizações. "A energia solar deixou de ser apenas uma alternativa sustentável e passou a representar uma oportunidade concreta de modernização operacional, redução de custos e fortalecimento da governança ambiental", comenta. Ele conclui que companhias que investem em geração solar ampliam sua autonomia, ganham previsibilidade financeira e reforçam compromissos que são determinantes para sua reputação e competitividade.
Foto: Divulgação/Freepik
Para mais informações sobre energia solar clique aqui...
Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!
Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp
Todos os nossos textos são publicados também no Facebook e no X (antigo Twitter)
Fonte: TOTUM Comunicação








