Primeira produtora de biometano de Minas é inaugurada no triângulo
Primeira produtora de biometano de Minas é inaugurada no triângulo
Com o apoio do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e da Invest Minas, foi inaugurada em Tupaciguara, no Triângulo Mineiro.
A primeira produtora de biometano do estado, a Zeg Biogás. A empresa é fruto de uma parceria com a Bioenergética Aroeira e recebeu um investimento de R$ 78,6 milhões.
O evento de inauguração contou com a presença de representantes do Governo de Minas, das prefeituras de Tupaciguara e Uberlândia, diretores das companhias, lideranças do setor energético, do Governo Federal e da Siamig Bioenergia.
A Zeg Biogás já está em operação e deve contar com 70 colaboradores diretos e indiretos até o final do ano. A planta é pioneira no aproveitamento da vinhaça, um subproduto da cana-de-açúcar, para a produção de biometano, um combustível renovável com elevado potencial de descarbonização.
A iniciativa alinha inovação, sustentabilidade e eficiência, transformando resíduos industriais em energia limpa. A unidade mineira será referência nacional, atuando em escala industrial e contribuindo diretamente para a redução das emissões de gases do efeito estufa.
“A inauguração da empresa reforça nosso compromisso com uma transição energética sólida e sustentável. Graças aos incentivos à economia de baixo carbono, a biomassa é a terceira fonte mais relevante da nossa matriz e com isso conseguimos atrair investimentos como esse”, afirmou o secretário de Estado Adjunto de Desenvolvimento Econômico, Frederico Amaral.
O prefeito de Tupaciguara, Francisco Neto, celebrou o empreendimento. “Esta é uma grande parceria entre o poder público e a iniciativa privada que visa colocar o Triângulo Mineiro em uma posição de protagonismo na transição energética”, disse.
Para mais informações sobre biometano clique aqui...
Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!
Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp
Todos os nossos textos são publicados também no Facebook e no X (antigo Twitter)









