Grupo WhatsApp

Folículos Pilosos

Folículos Pilosos

24/08/2025 Divulgação

são estruturas em forma de bolsa localizadas na derme, a camada intermediária da pele. Eles são a "fábrica" onde o cabelo (ou qualquer outro pelo do corpo) é produzido e cresce.

A estrutura do folículo

Um folículo piloso é composto por várias partes essenciais:

Bulbo capilar: A base do folículo, onde as células se dividem rapidamente para formar a haste do cabelo. É aqui que o cabelo cresce.

Papila dérmica: Um grupo de células na base do bulbo, responsável por fornecer nutrientes e oxigênio para o crescimento do cabelo.

Haste do cabelo: A parte visível do cabelo que sai do folículo.

Músculo eretor do pelo: Um pequeno músculo que, quando se contrai, faz com que o pelo "fique em pé", causando a sensação de arrepio.

Glândula sebácea: Uma glândula que produz sebo, uma substância oleosa que lubrifica o cabelo e a pele, mantendo-os hidratados e protegidos.

O ciclo de vida do folículo

Cada folículo piloso passa por um ciclo de vida de três fases:

Fase Anágena (crescimento): É a fase ativa e mais longa. As células do bulbo se multiplicam e o cabelo cresce continuamente.

Fase Catágena (transição): Uma fase curta em que o crescimento do cabelo para e o folículo começa a encolher.

Fase Telógena (repouso): O folículo está em repouso. O cabelo antigo cai e um novo começa a se formar na base do folículo, iniciando o ciclo novamente.

Por que os folículos são importantes?

A saúde dos folículos pilosos é fundamental para ter um cabelo forte e saudável. Problemas como a queda de cabelo, a calvície ou o ressecamento podem estar diretamente ligados à saúde e ao funcionamento dessas estruturas. A alopecia, por exemplo, é uma condição em que os folículos são atacados e param de produzir cabelo, resultando em perda de cabelo.

Fonte: Gemini



Mobile Device Management (MDM)

O Mobile Device Management (MDM), ou Gerenciamento de Dispositivos Móveis, é uma solução de segurança e administração para controlar, proteger e gerenciar o ciclo de vida dos dispositivos móveis (como smartphones, tablets e laptops) utilizados pelos colaboradores de uma organização.

Autor: Divulgação


Diabetes Mellitus

O Diabetes Mellitus (DM) é uma doença metabólica crônica caracterizada por níveis elevados de açúcar (glicose) no sangue (a chamada hiperglicemia).

Autor: Divulgação


O que é Epistemologia Social

A Epistemologia Social é um campo de estudo que se concentra nas dimensões sociais do conhecimento ou da informação.

Autor: Divulgação


DANFE

DANFE é a sigla para Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica.

Autor: Divulgação


GLO

A sigla GLO significa Garantia da Lei e da Ordem.

Autor: Divulgação


Managing Director

Managing Director (MD) é um cargo executivo de alto nível que, em português, é frequentemente traduzido como Diretor(a) Geral, Diretor(a) Executivo(a) ou Diretor(a) Administrativo(a).

Autor: Divulgação


CFO

CFO é uma sigla que significa Chief Financial Officer, que em português se traduz como Diretor Financeiro ou Diretor(a) de Finanças.

Autor: Divulgação


Crédito de CBS e IBS

O crédito de Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e de Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) é um mecanismo central da não cumulatividade plena introduzida pela Reforma Tributária brasileira, que cria o IVA Dual.

Autor: Divulgação


Interoperabilidade

Interoperabilidade é a capacidade de diferentes sistemas, dispositivos ou organizações trabalharem em conjunto (interoperar), comunicando-se e trocando informações de forma transparente, eficaz e eficiente.

Autor: Divulgação


Interoperabilidade

Se refere à capacidade de diferentes sistemas, dispositivos, programas ou organizações trabalharem juntos e trocarem informações de maneira eficaz e sem esforço.

Autor: Divulgação


Arboviroses

Arboviroses são doenças causadas por vírus transmitidos por artrópodes, ou seja, por insetos como mosquitos e carrapatos.

Autor: Divulgação


COO

Uma pessoa COO é o Chief Operating Officer (Diretor de Operações) de uma empresa.

Autor: Divulgação