Grupo WhatsApp

5 funções que o ChatGPT pode ter nas empresas

5 funções que o ChatGPT pode ter nas empresas

07/08/2023 Luis Redda

De acordo com o especialista da Harness, ferramenta não deve substituir as pessoas, mas aprimorar sua forma de trabalhar.

5 funções que o ChatGPT pode ter nas empresas

A Inteligência Artificial vai substituir as pessoas? Bom, na verdade, a IA não funciona bem sem o capital humano. Uma pesquisa feita pela Resume Builder aponta que o ChatGPT, nova febre no mercado, está sendo usado pelas empresas como uma forma de ajudar os profissionais no desempenho de suas tarefas. Segundo os dados, 66% usam a ferramenta para apoiar na escrita de códigos para software, 58% a usa para criação de conteúdo e 57% para suporte ao consumidor. 

De acordo com Luis Redda, Field Sales Engineering Manager da Harness, unicórnio americano que atua em todo o mundo entregando uma solução completa de softwares, para usar o ChatGPT em empresas é preciso ensinar os colaboradores como inserir a ferramenta no fluxo de trabalho. “Algumas soft skills são fundamentais para usar o ChatGPT, como ter habilidades de comunicação e pensamento crítico, para propor soluções junto com a Inteligência Artificial generativa”, aponta Redda. 

Com potencial para agregar no dia a dia de diversos profissionais, o ChatGPT pode ser integrado ao trabalho em diversos setores. De acordo com Luis Redda, esses são as 5 principais atividades que a ferramenta pode ajudar atualmente: 

- Geração de códigos e desenvolvimento de software

Sem o olhar do desenvolvedor e uma solução robusta de entrega de software, a IA pode ser um risco para a geração de códigos. No entanto, a ferramenta pode ser uma aliada na correção e detecção dos “bugs”, além de auxiliar na geração de códigos de forma mais rápida. “O ChatGPT acelera a curva de aprendizado e produtividade de desenvolvimento em cerca de 10x. Sem uma solução robusta e escalável de entrega de software, os riscos de segurança, qualidade e velocidade da entrega em si aumentam. O próprio processo da empresa pode virar um gargalo.”, explica o especialista.

-  Análise de dados

Em um processo de análise de grande quantidade de dados, o ChatGPT pode ser usado para organizar informações de forma mais rápida. “A IA pode combinar os dados com as tendências do mercado, inclusive, melhorando o processo de tomada de decisão”, Explica o Manager da Harness. 

-  Atendimento ao cliente

O ChatGPT pode ser a primeira porta para clientes de uma empresa. Com ele, é possível lidar com consultas comuns, informando sobre produtos e tirando dúvidas. Em paralelo, a ferramenta também pode ser configurada para o suporte técnico dos produtos, ajudando os clientes a resolver problemas. “Essa entrega é ágil e melhora a satisfação do consumidor. Vale ressaltar, isso não elimina a necessidade do atendimento humano, mas direciona melhor a operação e organiza os canais de atendimento, colocando o profissional em um lugar de monitoramento das ações”.

- Geração de Leads

Interagindo com visitantes  no site ou acompanhando tendências, o ChatGPT pode ser um importante aliado do Marketing Digital. “A ferramenta pode ajudar na coleta de dados e no cruzamento de informações, o que permite um atendimento personalizado. Desta forma, a IA pode direcionar uma campanha diferente para cada tipo de usuário de acordo com suas preferências”.

- Feedbacks

Por fim, o ChatGPT pode ser um aliado no acompanhamento da qualidade do serviço oferecido ao consumidor. Ele pode ser programado para pesquisar na base de clientes um feedback sobre o produto ou serviço e entregar informações com análises sobre os resultados para o tomador de decisão. “Esse processo é simples e permite que a empresa atue corrigindo com eficiência seus principais erros, impactando diretamente na experiência do consumidor”, finaliza Luis Redda.

* Luis Redda, Field Sales Engineering Manager da Harness.

Para mais informações sobre ChatGPT clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: NR7



Como a IA está transformando o Brasil no celeiro inteligente do mundo

O agronegócio brasileiro construiu sua história na superação de desafios aparentemente intransponíveis.

Autor: Divulgação

Como a IA está transformando o Brasil no celeiro inteligente do mundo

Tecnologia e golpes ameaçam a Black Friday

Inteligência artificial e falsas promoções trazem novos riscos para a Black Friday de 28 de novembro. Procon orienta sobre cuidados essenciais.

Autor: Divulgação

Tecnologia e golpes ameaçam a Black Friday

Cemig usa IA para prever erosão e risco em torres

Cemig e Senai unem IA e modelo matemático para mapear e prever riscos de erosão do solo em linhas de transmissão, visando redução de custos.

Autor: Divulgação

Cemig usa IA para prever erosão e risco em torres

IA perpetua preconceitos e ameaça o futuro do trabalho

A Inteligência Artificial é uma ferramenta muito útil, mas não resolve todos os problemas de uma vez só.

Autor: João Roncati

IA perpetua preconceitos e ameaça o futuro do trabalho

Homem-máquina: a nova era da colaboração

O uso da inteligência artificial já se tornou parte da rotina de grande parte dos profissionais brasileiros.

Autor: Eduarda Sousa

Homem-máquina: a nova era da colaboração

Jovens da Geração Z veem IA como futuro, mas esbarram em barreiras

Pesquisa com 18 mil jovens indica que Geração Z reconhece a importância da IA para empregabilidade, mas falta acesso e orientação para formação.

Autor: Divulgação

Jovens da Geração Z veem IA como futuro, mas esbarram em barreiras

Agentes de IA e o futuro da automação inteligente que já começou

O futuro dos negócios não será definido por quem apenas adotar a IA, mas por quem souber trabalhar lado a lado com ela.

Autor: Vinícius Taddone

Agentes de IA e o futuro da automação inteligente que já começou

Como ter a melhor conversa com a inteligência artificial

Você não precisa dar Bom dia! para o ChatGPT ou para o Google Gemini.

Autor: Divulgação


Hiperpersonalização: como a IA está redefinindo a experiência humana

A Inteligência Artificial (IA) vem provocando transformações profundas em diversos setores, e isso não é novidade.

Autor: Gabriela Knob

Hiperpersonalização: como a IA está redefinindo a experiência humana

Inteligência artificial diminui erros em 60%

A implementação de processos com IA garante maior precisão e libera os profissionais para funções estratégicas, além de reduzir o tempo ocioso na produção.

Autor: Divulgação

Inteligência artificial diminui erros em 60%

Inteligência artificial deve ser um apoio, não um atalho

Você sabe a diferença entre a inteligência artificial tradicional e a IA generativa?

Autor: Henrique Calandra

Inteligência artificial deve ser um apoio, não um atalho

Inteligência Artificial redesenha o futuro das empresas

Adoção de IA vai além da tecnologia: é preciso transformar dados em soluções.

Autor: Divulgação

Inteligência Artificial redesenha o futuro das empresas