Grupo WhatsApp

Inteligência Artificial redesenha o futuro das empresas

Inteligência Artificial redesenha o futuro das empresas

23/08/2025 Divulgação

Adoção de IA vai além da tecnologia: é preciso transformar dados em soluções.

Inteligência Artificial redesenha o futuro das empresas

A Inteligência Artificial (IA) está se tornando fundamental para os negócios. Segundo uma pesquisa da consultoria Gartner, mais de 80% das empresas devem incorporar a tecnologia em seus processos ainda neste ano. No entanto, o grande desafio não é apenas adotar a IA, mas usá-la para projetar futuros, transformando dados em soluções que antecipam demandas e geram impacto real.

Segundo Gabriel Albuquerque, CEO da Loomi, empresa de IA e Transformação Digital, muitas organizações estão perdendo oportunidades. “Não vence quem apenas adota IA, mas quem sabe usá-la para antecipar cenários, personalizar experiências e acelerar decisões”, explica o executivo. Empresas que dominam essa dinâmica, diz ele, estão redesenhando o futuro de seus setores.

Diante desse cenário de aceleração digital, a Loomi destaca três estratégias essenciais para as empresas que buscam projetar futuros na era da IA.

A primeira estratégia é usar a IA para construir empresas que aprendem e se adaptam em tempo real. A vantagem competitiva não está apenas na tecnologia, mas na capacidade de aprender com ela. Isso significa transformar a IA em uma parceira estratégica, que simula cenários, identifica padrões e gera insights. Empresas que dominam essa dinâmica criam uma cultura de experimentação contínua, reduzem desperdícios e se reinventam mais rapidamente.

A segunda estratégia é a prototipação ágil de futuros. Com a IA, imaginar o futuro não é mais um exercício abstrato, mas uma oportunidade de experimentação. As empresas podem usar a ferramenta para simular jornadas, automatizar processos e até construir produtos inteiros em poucas horas. Essa abordagem permite testar hipóteses com usuários reais, antecipar erros e refinar soluções de forma ágil, tirando as organizações da paralisia e colocando-as em movimento.

Por fim, a terceira estratégia é apostar na hiper personalização para antecipar as necessidades dos clientes. O futuro da experiência do consumidor será hiper personalizado, fazendo com que ele sinta que o produto ou serviço foi feito sob medida. A Boston Consulting Group (BCG) estima que, nos próximos cinco anos, 2 trilhões de dólares em receita serão movimentados para empresas que usam personalização com IA. Com a capacidade de processar dados em tempo real, a tecnologia permite oferecer comunicações e produtos sob medida, elevando a percepção de valor da marca.

Foto: Divulgação/Freepik

Para mais informações sobre Inteligência Artificial clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Todos os nossos textos são publicados também no Facebook e no X (antigo Twitter)

Quem somos

Fonte: Oliver Press



Como a IA está transformando o Brasil no celeiro inteligente do mundo

O agronegócio brasileiro construiu sua história na superação de desafios aparentemente intransponíveis.

Autor: Divulgação

Como a IA está transformando o Brasil no celeiro inteligente do mundo

Tecnologia e golpes ameaçam a Black Friday

Inteligência artificial e falsas promoções trazem novos riscos para a Black Friday de 28 de novembro. Procon orienta sobre cuidados essenciais.

Autor: Divulgação

Tecnologia e golpes ameaçam a Black Friday

Cemig usa IA para prever erosão e risco em torres

Cemig e Senai unem IA e modelo matemático para mapear e prever riscos de erosão do solo em linhas de transmissão, visando redução de custos.

Autor: Divulgação

Cemig usa IA para prever erosão e risco em torres

IA perpetua preconceitos e ameaça o futuro do trabalho

A Inteligência Artificial é uma ferramenta muito útil, mas não resolve todos os problemas de uma vez só.

Autor: João Roncati

IA perpetua preconceitos e ameaça o futuro do trabalho

Homem-máquina: a nova era da colaboração

O uso da inteligência artificial já se tornou parte da rotina de grande parte dos profissionais brasileiros.

Autor: Eduarda Sousa

Homem-máquina: a nova era da colaboração

Jovens da Geração Z veem IA como futuro, mas esbarram em barreiras

Pesquisa com 18 mil jovens indica que Geração Z reconhece a importância da IA para empregabilidade, mas falta acesso e orientação para formação.

Autor: Divulgação

Jovens da Geração Z veem IA como futuro, mas esbarram em barreiras

Agentes de IA e o futuro da automação inteligente que já começou

O futuro dos negócios não será definido por quem apenas adotar a IA, mas por quem souber trabalhar lado a lado com ela.

Autor: Vinícius Taddone

Agentes de IA e o futuro da automação inteligente que já começou

Como ter a melhor conversa com a inteligência artificial

Você não precisa dar Bom dia! para o ChatGPT ou para o Google Gemini.

Autor: Divulgação


Hiperpersonalização: como a IA está redefinindo a experiência humana

A Inteligência Artificial (IA) vem provocando transformações profundas em diversos setores, e isso não é novidade.

Autor: Gabriela Knob

Hiperpersonalização: como a IA está redefinindo a experiência humana

Inteligência artificial diminui erros em 60%

A implementação de processos com IA garante maior precisão e libera os profissionais para funções estratégicas, além de reduzir o tempo ocioso na produção.

Autor: Divulgação

Inteligência artificial diminui erros em 60%

Inteligência artificial deve ser um apoio, não um atalho

Você sabe a diferença entre a inteligência artificial tradicional e a IA generativa?

Autor: Henrique Calandra

Inteligência artificial deve ser um apoio, não um atalho

Inteligência artificial ganha espaço no varejo

Uma pesquisa inédita da BHN Brasil revela que mais da metade dos brasileiros usa IA para buscar presentes e melhores preços, em meio a preocupações com a inflação.

Autor: Divulgação

Inteligência artificial ganha espaço no varejo