Inteligência Artificial redesenha o futuro das empresas
Inteligência Artificial redesenha o futuro das empresas
Adoção de IA vai além da tecnologia: é preciso transformar dados em soluções.

A Inteligência Artificial (IA) está se tornando fundamental para os negócios. Segundo uma pesquisa da consultoria Gartner, mais de 80% das empresas devem incorporar a tecnologia em seus processos ainda neste ano. No entanto, o grande desafio não é apenas adotar a IA, mas usá-la para projetar futuros, transformando dados em soluções que antecipam demandas e geram impacto real.
Segundo Gabriel Albuquerque, CEO da Loomi, empresa de IA e Transformação Digital, muitas organizações estão perdendo oportunidades. “Não vence quem apenas adota IA, mas quem sabe usá-la para antecipar cenários, personalizar experiências e acelerar decisões”, explica o executivo. Empresas que dominam essa dinâmica, diz ele, estão redesenhando o futuro de seus setores.
Diante desse cenário de aceleração digital, a Loomi destaca três estratégias essenciais para as empresas que buscam projetar futuros na era da IA.
A primeira estratégia é usar a IA para construir empresas que aprendem e se adaptam em tempo real. A vantagem competitiva não está apenas na tecnologia, mas na capacidade de aprender com ela. Isso significa transformar a IA em uma parceira estratégica, que simula cenários, identifica padrões e gera insights. Empresas que dominam essa dinâmica criam uma cultura de experimentação contínua, reduzem desperdícios e se reinventam mais rapidamente.
A segunda estratégia é a prototipação ágil de futuros. Com a IA, imaginar o futuro não é mais um exercício abstrato, mas uma oportunidade de experimentação. As empresas podem usar a ferramenta para simular jornadas, automatizar processos e até construir produtos inteiros em poucas horas. Essa abordagem permite testar hipóteses com usuários reais, antecipar erros e refinar soluções de forma ágil, tirando as organizações da paralisia e colocando-as em movimento.
Por fim, a terceira estratégia é apostar na hiper personalização para antecipar as necessidades dos clientes. O futuro da experiência do consumidor será hiper personalizado, fazendo com que ele sinta que o produto ou serviço foi feito sob medida. A Boston Consulting Group (BCG) estima que, nos próximos cinco anos, 2 trilhões de dólares em receita serão movimentados para empresas que usam personalização com IA. Com a capacidade de processar dados em tempo real, a tecnologia permite oferecer comunicações e produtos sob medida, elevando a percepção de valor da marca.
Foto: Divulgação/Freepik
Para mais informações sobre Inteligência Artificial clique aqui...
Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!
Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp
Todos os nossos textos são publicados também no Facebook e no X (antigo Twitter)
Fonte: Oliver Press













