Grupo WhatsApp

A criatividade na era da Inteligência Artificial

A criatividade na era da Inteligência Artificial

07/08/2024 Vanessa Queiroz 

Manipulação de imagens, vídeos e até mesmo voz é o que a inteligência artificial (IA) já é capaz de fazer com o avanço e popularização de softwares.

A criatividade na era da Inteligência Artificial

Na era onde as máquinas podem criar, como fica o trabalho dos criativos? Como publicitários e designers devem lidar com a IA? Como  não perder a criatividade e personalidade e, ainda assim, se manter relevante no atual cenário?

Atualmente, os softwares são capazes de criar logos e apresentações com base em um simples comando de texto. Pensando especificamente no design, a profissão é muito impactada, já que lidamos, por exemplo, com conteúdos sendo feitos pelo Canva — plataforma de criação visual. E embora muitos acreditem que o nosso trabalho é apenas criar projetos visualmente bonitos, nós fazemos muito mais que isso, pois entendemos que para entregar bons designs há o desenvolvimento da ideia que envolve metodologia, pesquisa e aprofundamento.

Com o avanço da IA, a grande questão é como a ética e os direitos autorais são tratados. Ao usarmos prompts com essas ferramentas, estamos gerando algo que já tem uma referência e foi criado por alguém. Diante desse cenário, precisamos refletir sobre questões como até onde iremos com o uso da imagem e o que pode ser considerado um abuso. 

Uma certeza que tenho é que o trabalho manual e o improviso são coisas únicas que a IA nunca conseguirá entregar e, por isso, será difícil da ferramenta nos substituir. Obviamente, devemos experimentar e entender todos os recursos disponíveis — faz parte da nossa profissão. O fator humano ainda é essencial no design e isso tem relação com todo o repertório que os profissionais adquirem com os estudos e recortes que são feitos, além da maneira como ele compreende. Um software pode até interpretar informações, mas ainda sim será preciso editar para que não fique “fake”. Além disso, precisamos acompanhar o que está sendo desenvolvido, pois a IA não possui julgamento moral.

Para além dos preconceitos e medos que podem surgir com toda novidade, fato é que o recurso pode nos auxiliar na produtividade, rentabilidade e performance, principalmente para profissionais que são programadores e aqueles que trabalham com design digital e UX. No entanto, é importante lembrar, nada substitui o estudo e as experiências que são adquiridas ao longo da carreira. O designer vai precisar aprender a lidar com a IA e entender como conviver com a tecnologia, para que não fique obsoleto. Mas esse não é só um problema da nossa profissão, a tecnologia está atravessando o tempo e, assim, o mercado está se reinventando. 

No futuro, espero que saibamos diferenciar o que é ou não é feito pela IA e, para quem tá começando, a minha grande dica é entender que o mundo não é só digital, mas está também fora do computador. Por isso, estude, vá ao cinema, viva e compreenda as novas tecnologias. 

* Vanessa Queiroz é sócia-fundadora do Colletivo, estúdio de comunicação e design brasileiro.

Para mais informações sobre design digital clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Todos os nossos textos são publicados também no X e no  Facebook

Quem somos

Fonte: Oliver Press



Como a IA está transformando o Brasil no celeiro inteligente do mundo

O agronegócio brasileiro construiu sua história na superação de desafios aparentemente intransponíveis.

Autor: Divulgação

Como a IA está transformando o Brasil no celeiro inteligente do mundo

Tecnologia e golpes ameaçam a Black Friday

Inteligência artificial e falsas promoções trazem novos riscos para a Black Friday de 28 de novembro. Procon orienta sobre cuidados essenciais.

Autor: Divulgação

Tecnologia e golpes ameaçam a Black Friday

Cemig usa IA para prever erosão e risco em torres

Cemig e Senai unem IA e modelo matemático para mapear e prever riscos de erosão do solo em linhas de transmissão, visando redução de custos.

Autor: Divulgação

Cemig usa IA para prever erosão e risco em torres

IA perpetua preconceitos e ameaça o futuro do trabalho

A Inteligência Artificial é uma ferramenta muito útil, mas não resolve todos os problemas de uma vez só.

Autor: João Roncati

IA perpetua preconceitos e ameaça o futuro do trabalho

Homem-máquina: a nova era da colaboração

O uso da inteligência artificial já se tornou parte da rotina de grande parte dos profissionais brasileiros.

Autor: Eduarda Sousa

Homem-máquina: a nova era da colaboração

Jovens da Geração Z veem IA como futuro, mas esbarram em barreiras

Pesquisa com 18 mil jovens indica que Geração Z reconhece a importância da IA para empregabilidade, mas falta acesso e orientação para formação.

Autor: Divulgação

Jovens da Geração Z veem IA como futuro, mas esbarram em barreiras

Agentes de IA e o futuro da automação inteligente que já começou

O futuro dos negócios não será definido por quem apenas adotar a IA, mas por quem souber trabalhar lado a lado com ela.

Autor: Vinícius Taddone

Agentes de IA e o futuro da automação inteligente que já começou

Como ter a melhor conversa com a inteligência artificial

Você não precisa dar Bom dia! para o ChatGPT ou para o Google Gemini.

Autor: Divulgação


Hiperpersonalização: como a IA está redefinindo a experiência humana

A Inteligência Artificial (IA) vem provocando transformações profundas em diversos setores, e isso não é novidade.

Autor: Gabriela Knob

Hiperpersonalização: como a IA está redefinindo a experiência humana

Inteligência artificial diminui erros em 60%

A implementação de processos com IA garante maior precisão e libera os profissionais para funções estratégicas, além de reduzir o tempo ocioso na produção.

Autor: Divulgação

Inteligência artificial diminui erros em 60%

Inteligência artificial deve ser um apoio, não um atalho

Você sabe a diferença entre a inteligência artificial tradicional e a IA generativa?

Autor: Henrique Calandra

Inteligência artificial deve ser um apoio, não um atalho

Inteligência Artificial redesenha o futuro das empresas

Adoção de IA vai além da tecnologia: é preciso transformar dados em soluções.

Autor: Divulgação

Inteligência Artificial redesenha o futuro das empresas