Grupo WhatsApp

ChatGPT: metade do universo corporativo já aderiu à IA

ChatGPT: metade do universo corporativo já aderiu à IA

30/07/2023 Emanoelton Borges

Lançado no fim de 2022 pela norte-americana OpenAI, o ChatGPT já conquistou mais de 100 milhões de usuários e tem gerado muita discussão.

ChatGPT: metade do universo corporativo já aderiu à IA

Promessa de transformação do mercado de trabalho, educação e da própria dinâmica da sociedade global, a plataforma pode criar textos, músicas e automatizar tarefas rotineiras. Mas é sua capacidade de aprender e interagir como seres humanos que levanta debates a respeito dos limites éticos da inteligência artificial. 

Polêmicas à parte, as possibilidades de alavancar os negócios com o ChatGPT são inúmeras, e as empresas de todo o mundo entenderam isso rapidamente. De acordo com a pesquisa Resume Builders, atualmente 49% das companhias já usam o sistema em alguma operação interna e 93% delas planejam expandir o uso do chatbot. Além disso, 30% dizem que planejam começar a usar, dos quais 85% afirmam que começarão a fazê-lo nos próximos seis meses. E um dado curioso: uma em cada duas organizações substituiu funcionários pelo ChatGPT desde novembro. 

As funcionalidades são muitas. O levantamento revelou que, das empresas que atualmente usam o ChatGPT, 66% o fazem para escrever códigos, enquanto 58% o usam para redação/criação de conteúdo, 57% para suporte ao cliente, 52% para criar resumos de reuniões ou documentos e 45% para auxiliar a realização de pesquisas nas mais diversas áreas. 

Boa parte das empresas também utiliza o ChatGPT para facilitar a contratação; 77% dizem que a tecnologia ajuda a escrever descrições de cargos, 66% rascunham requisições de entrevistas e 65% respondem aos candidatos. 

No geral, a maioria dos líderes empresariais está impressionada com o trabalho da plataforma. A mesma pesquisa indica que 55% dos gestores dizem que a qualidade do trabalho produzido pelo ChatGPT é “excelente”, enquanto 34% afirmam que é “muito boa”. 

Apesar dos números expressivos e da rápida adesão das empresas a essa tendência, ainda existe muita especulação sobre os impactos da tecnologia na vida das pessoas. O fato é que as corporações que utilizam de ética para adentrar esse mundo não ultrapassam os princípios de humanização e podem se destacar da concorrência de forma inovadora e, ao mesmo tempo, justa. 

Estamos diante de uma tecnologia disruptiva, com múltiplos usos e que permite acessar um vasto conhecimento. A chave da questão é aliar educação aos projetos, orientando sempre as equipes sobre os limites da corporação e da própria IA. Além de abusar do bom-senso e de muita criatividade para explorar o ChatGPT em parceria com as capacidades humanas e nunca contra elas.  

* Emanoelton Borges é CEO da Alfa Inteligência.

Para mais informações sobre ChatGPT clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: NB Press Comunicação



Como a IA está transformando o Brasil no celeiro inteligente do mundo

O agronegócio brasileiro construiu sua história na superação de desafios aparentemente intransponíveis.

Autor: Divulgação

Como a IA está transformando o Brasil no celeiro inteligente do mundo

Tecnologia e golpes ameaçam a Black Friday

Inteligência artificial e falsas promoções trazem novos riscos para a Black Friday de 28 de novembro. Procon orienta sobre cuidados essenciais.

Autor: Divulgação

Tecnologia e golpes ameaçam a Black Friday

Cemig usa IA para prever erosão e risco em torres

Cemig e Senai unem IA e modelo matemático para mapear e prever riscos de erosão do solo em linhas de transmissão, visando redução de custos.

Autor: Divulgação

Cemig usa IA para prever erosão e risco em torres

IA perpetua preconceitos e ameaça o futuro do trabalho

A Inteligência Artificial é uma ferramenta muito útil, mas não resolve todos os problemas de uma vez só.

Autor: João Roncati

IA perpetua preconceitos e ameaça o futuro do trabalho

Homem-máquina: a nova era da colaboração

O uso da inteligência artificial já se tornou parte da rotina de grande parte dos profissionais brasileiros.

Autor: Eduarda Sousa

Homem-máquina: a nova era da colaboração

Jovens da Geração Z veem IA como futuro, mas esbarram em barreiras

Pesquisa com 18 mil jovens indica que Geração Z reconhece a importância da IA para empregabilidade, mas falta acesso e orientação para formação.

Autor: Divulgação

Jovens da Geração Z veem IA como futuro, mas esbarram em barreiras

Agentes de IA e o futuro da automação inteligente que já começou

O futuro dos negócios não será definido por quem apenas adotar a IA, mas por quem souber trabalhar lado a lado com ela.

Autor: Vinícius Taddone

Agentes de IA e o futuro da automação inteligente que já começou

Como ter a melhor conversa com a inteligência artificial

Você não precisa dar Bom dia! para o ChatGPT ou para o Google Gemini.

Autor: Divulgação


Hiperpersonalização: como a IA está redefinindo a experiência humana

A Inteligência Artificial (IA) vem provocando transformações profundas em diversos setores, e isso não é novidade.

Autor: Gabriela Knob

Hiperpersonalização: como a IA está redefinindo a experiência humana

Inteligência artificial diminui erros em 60%

A implementação de processos com IA garante maior precisão e libera os profissionais para funções estratégicas, além de reduzir o tempo ocioso na produção.

Autor: Divulgação

Inteligência artificial diminui erros em 60%

Inteligência artificial deve ser um apoio, não um atalho

Você sabe a diferença entre a inteligência artificial tradicional e a IA generativa?

Autor: Henrique Calandra

Inteligência artificial deve ser um apoio, não um atalho

Inteligência Artificial redesenha o futuro das empresas

Adoção de IA vai além da tecnologia: é preciso transformar dados em soluções.

Autor: Divulgação

Inteligência Artificial redesenha o futuro das empresas