Grupo WhatsApp

Como o ChatGPT pode ajudar a contabilidade das empresas?

Como o ChatGPT pode ajudar a contabilidade das empresas?

13/04/2023 Taís Baruchi e Thyago Baruchi

Certamente, você já ouviu falar sobre o ChatGPT. A sigla de Generative Pre-Trained Transformer é a primeira grande tecnologia pautada na inteligência artificial aberta ao grande público.

Mesmo lançada recentemente, em novembro de 2022, muito se prospecta sobre suas possibilidades de uso, facilidades e benefícios que podem trazer para o mercado.

De tantas aplicações, a ferramenta pode, inclusive, ser utilizada a favor da contabilidade empresarial – desde que tenha atenção no que diz respeito à responsabilidade das informações prestadas.

Ainda considerado como um protótipo desenvolvido por meio da IA, o recurso é capaz de realizar diversas tarefas, tais como escrever artigos, notícias, revisões e traduções de texto, até mesmo a criação de códigos de programação cujo primeiro aplicativo desenvolvido com ajuda do ChatGPT já está disponível para download nas principais lojas de aplicativos (Google Play e Apple AppStore).

Não à toa, vem despertando grande atenção do mercado por suas respostas detalhadas e articuladas, dando a impressão de que estamos, de fato, conversando com um ser humano.

Uma tecnologia impressionante, que angariou 100 milhões de usuários logo nos primeiros dois meses após seu lançamento, segundo a OpenAI.

Como é uma ferramenta que se encontra em fase inicial, é importante destacar que não devemos confiar 100% na veracidade de suas respostas, uma vez que existem vários registros de respostas incorretas, bem como erros de ortografia.

Mas, é fato dizer que as empresas têm muito a ganhar com essa IA, desde que seja utilizada como ferramenta de apoio e não como principal fonte de dados.

Analisando seus impactos na gestão contábil, o ChatGPT pode ser extremamente útil fornecendo um norte para um atendimento mais assertivo ao cliente, auxiliando no esclarecimento de dúvidas pontuais, informações referentes ao calendário de obrigações fiscais, dentre outras tarefas.

Na prática, funcionaria como um auxiliador na redação em que, a partir de indicações e dados fornecidos previamente, terá a capacidade de criar textos completos e objetivos que sanem as dúvidas mais costumeiras dos usuários, assumindo um papel de assistente virtual.

E, considerando a complexidade da legislação brasileira, esse é um apoio extremamente positivo para as empresas e contribuintes, fornecendo respostas claras e descomplicadas aos clientes e tornando a comunicação mais ágil e eficiente.

Paralelamente, sua capacidade de revisar e traduzir textos em outros idiomas também é um fator positivo para as empresas, especialmente aquelas que costumam ou desejam expandir seu negócio ao exterior.

Com o ChatGPT, ficará mais fácil firmar contratos internacionais, contando com o apoio de uma ferramenta que sempre irá se ajustar e aperfeiçoar a escrita com base nos conteúdos que produzir e, ainda, fornecer ideias de textos por meio de seus algoritmos inteligentes.

São muitas possibilidades de uso que ainda estão sendo descobertas. Mas, esse é um software que ainda não poderá ser aplicado para operação autônoma, não devendo ser encarado como 100% verdadeiro em sua aplicação.

Mesmo capaz de otimizar o atendimento ao cliente enviando mensagens personalizadas e objetivas, o contador ainda deverá permanecer por trás desse processo por responsabilidade ética e civil.

A presença de um profissional qualificado e capacitado para compreender a complexidade da legislação brasileira é essencial para transpor essa adequação às empresas em sua gestão contábil – contando com o apoio de um software inteligente que consiga automatizar o atendimento ao usuário nas questões mais simples de serem resolvidas e que não necessitem de um contador para tal.

Enquanto a Reforma Tributária ainda não for aprovada para simplificar nossas leis, precisaremos permanecer acompanhando o desenvolvimento do ChatGPT, seus benefícios de uso para o trabalho dos contadores e, principalmente, limitações de aplicação.

Desde que seja investido como fonte de apoio e suporte, muitos resultados positivos podem ser adquiridos em prol de uma contabilidade mais assertiva.

* Taís Baruchi é sócia-administradora na Ecovis BSP.

* Thyago Baruchi é o sócio responsável pela área de Tecnologia e Segurança da Informação na Ecovis BSP.

Para mais informações sobre ChatGPT clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Informa Mídia



Como a IA está transformando o Brasil no celeiro inteligente do mundo

O agronegócio brasileiro construiu sua história na superação de desafios aparentemente intransponíveis.

Autor: Divulgação

Como a IA está transformando o Brasil no celeiro inteligente do mundo

Tecnologia e golpes ameaçam a Black Friday

Inteligência artificial e falsas promoções trazem novos riscos para a Black Friday de 28 de novembro. Procon orienta sobre cuidados essenciais.

Autor: Divulgação

Tecnologia e golpes ameaçam a Black Friday

Cemig usa IA para prever erosão e risco em torres

Cemig e Senai unem IA e modelo matemático para mapear e prever riscos de erosão do solo em linhas de transmissão, visando redução de custos.

Autor: Divulgação

Cemig usa IA para prever erosão e risco em torres

IA perpetua preconceitos e ameaça o futuro do trabalho

A Inteligência Artificial é uma ferramenta muito útil, mas não resolve todos os problemas de uma vez só.

Autor: João Roncati

IA perpetua preconceitos e ameaça o futuro do trabalho

Homem-máquina: a nova era da colaboração

O uso da inteligência artificial já se tornou parte da rotina de grande parte dos profissionais brasileiros.

Autor: Eduarda Sousa

Homem-máquina: a nova era da colaboração

Jovens da Geração Z veem IA como futuro, mas esbarram em barreiras

Pesquisa com 18 mil jovens indica que Geração Z reconhece a importância da IA para empregabilidade, mas falta acesso e orientação para formação.

Autor: Divulgação

Jovens da Geração Z veem IA como futuro, mas esbarram em barreiras

Agentes de IA e o futuro da automação inteligente que já começou

O futuro dos negócios não será definido por quem apenas adotar a IA, mas por quem souber trabalhar lado a lado com ela.

Autor: Vinícius Taddone

Agentes de IA e o futuro da automação inteligente que já começou

Como ter a melhor conversa com a inteligência artificial

Você não precisa dar Bom dia! para o ChatGPT ou para o Google Gemini.

Autor: Divulgação


Hiperpersonalização: como a IA está redefinindo a experiência humana

A Inteligência Artificial (IA) vem provocando transformações profundas em diversos setores, e isso não é novidade.

Autor: Gabriela Knob

Hiperpersonalização: como a IA está redefinindo a experiência humana

Inteligência artificial diminui erros em 60%

A implementação de processos com IA garante maior precisão e libera os profissionais para funções estratégicas, além de reduzir o tempo ocioso na produção.

Autor: Divulgação

Inteligência artificial diminui erros em 60%

Inteligência artificial deve ser um apoio, não um atalho

Você sabe a diferença entre a inteligência artificial tradicional e a IA generativa?

Autor: Henrique Calandra

Inteligência artificial deve ser um apoio, não um atalho

Inteligência Artificial redesenha o futuro das empresas

Adoção de IA vai além da tecnologia: é preciso transformar dados em soluções.

Autor: Divulgação

Inteligência Artificial redesenha o futuro das empresas