Grupo WhatsApp

Empresas pedem IA, mas profissionais ainda lutam com Excel

Empresas pedem IA, mas profissionais ainda lutam com Excel

09/04/2025 Virgilio Marques dos Santos

Especialista explica que o mercado passou a exigir habilidades como autonomia digital, retenção de clientes e resolução de problemas estratégicos. 

Empresas pedem IA, mas profissionais ainda lutam com Excel

Enquanto o mercado de trabalho brasileiro avança com demandas sofisticadas como inteligência artificial, análise de dados e liderança estratégica, grande parte da força de trabalho ainda enfrenta dificuldades com ferramentas básicas, como o Excel. 

Essa lacuna entre o que as empresas exigem e o que os profissionais conseguem entregar tem se tornado um dos principais gargalos do desenvolvimento econômico.

Segundo Virgilio Marques dos Santos, sócio-fundador da FM2S Educação e Consultoria, gestor de carreiras e PhD pela Unicamp, essa desconexão não é fruto de falta de esforço dos trabalhadores, mas de um sistema que não preparou a maioria para o cenário atual. "O Brasil quer inovação, mas a base educacional e profissional foi montada para obedecer, não para criar. Querem pensamento crítico de quem nunca teve espaço para questionar. Isso gera frustração e paralisação na carreira", afirma Santos.

O especialista explica que o mercado passou a exigir habilidades como autonomia digital, retenção de clientes e resolução de problemas estratégicos. No entanto, a realidade do trabalhador médio brasileiro é outra: muitos têm ensino médio incompleto, formação técnica defasada ou cursos superiores sem aplicação prática. A consequência direta desse desalinhamento é a estagnação profissional e a dificuldade das empresas em encontrar talentos preparados.

"Hoje, o problema não é mais saber ler ou escrever, mas interpretar, analisar e aplicar. O novo analfabetismo profissional é o da lógica e do raciocínio", diz Santos. "Muitos executam tarefas sem compreender o impacto do que fazem. Isso limita a inovação e a eficiência dentro das empresas."

Além disso, o Brasil ainda romantiza a improvisação. Profissionais são valorizados pela criatividade na gambiarra, mas não são treinados para planejar e estruturar soluções duradouras. "O improviso funciona no curto prazo, mas, para crescer na carreira, é preciso método, visão analítica e capacidade de transformar problemas em processos eficientes", reforça Santos.

Para reduzir essa lacuna, ele aponta três caminhos fundamentais: um ensino técnico conectado com desafios reais do mercado, o aprendizado contínuo das habilidades exigidas pelos cargos do futuro e a adoção de uma mentalidade mais analítica e estruturada.

Enquanto o discurso empresarial mira o futuro e os trabalhadores lutam para se adaptar, o risco é o país continuar preso a uma armadilha de baixa qualificação e baixa produtividade. "Se o Brasil não levar a sério a formação de quem faz a roda girar, vai continuar dançando a música errada", conclui Santos.

* Virgilio Marques dos Santos é um dos fundadores da FM2S, gestor de carreiras, PhD, doutor, mestre e graduado em Engenharia Mecânica pela Unicamp e Master Black Belt pela mesma Universidade. 

 

Foto: Divulgação/Freepik

Para mais informações sobre inteligência artificial clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Todos os nossos textos são publicados também no X e no  Facebook

Quem somos

 

Fonte: FM2S Educação e Consultoria



Como a IA está transformando o Brasil no celeiro inteligente do mundo

O agronegócio brasileiro construiu sua história na superação de desafios aparentemente intransponíveis.

Autor: Divulgação

Como a IA está transformando o Brasil no celeiro inteligente do mundo

Tecnologia e golpes ameaçam a Black Friday

Inteligência artificial e falsas promoções trazem novos riscos para a Black Friday de 28 de novembro. Procon orienta sobre cuidados essenciais.

Autor: Divulgação

Tecnologia e golpes ameaçam a Black Friday

Cemig usa IA para prever erosão e risco em torres

Cemig e Senai unem IA e modelo matemático para mapear e prever riscos de erosão do solo em linhas de transmissão, visando redução de custos.

Autor: Divulgação

Cemig usa IA para prever erosão e risco em torres

IA perpetua preconceitos e ameaça o futuro do trabalho

A Inteligência Artificial é uma ferramenta muito útil, mas não resolve todos os problemas de uma vez só.

Autor: João Roncati

IA perpetua preconceitos e ameaça o futuro do trabalho

Homem-máquina: a nova era da colaboração

O uso da inteligência artificial já se tornou parte da rotina de grande parte dos profissionais brasileiros.

Autor: Eduarda Sousa

Homem-máquina: a nova era da colaboração

Jovens da Geração Z veem IA como futuro, mas esbarram em barreiras

Pesquisa com 18 mil jovens indica que Geração Z reconhece a importância da IA para empregabilidade, mas falta acesso e orientação para formação.

Autor: Divulgação

Jovens da Geração Z veem IA como futuro, mas esbarram em barreiras

Agentes de IA e o futuro da automação inteligente que já começou

O futuro dos negócios não será definido por quem apenas adotar a IA, mas por quem souber trabalhar lado a lado com ela.

Autor: Vinícius Taddone

Agentes de IA e o futuro da automação inteligente que já começou

Como ter a melhor conversa com a inteligência artificial

Você não precisa dar Bom dia! para o ChatGPT ou para o Google Gemini.

Autor: Divulgação


Hiperpersonalização: como a IA está redefinindo a experiência humana

A Inteligência Artificial (IA) vem provocando transformações profundas em diversos setores, e isso não é novidade.

Autor: Gabriela Knob

Hiperpersonalização: como a IA está redefinindo a experiência humana

Inteligência artificial diminui erros em 60%

A implementação de processos com IA garante maior precisão e libera os profissionais para funções estratégicas, além de reduzir o tempo ocioso na produção.

Autor: Divulgação

Inteligência artificial diminui erros em 60%

Inteligência artificial deve ser um apoio, não um atalho

Você sabe a diferença entre a inteligência artificial tradicional e a IA generativa?

Autor: Henrique Calandra

Inteligência artificial deve ser um apoio, não um atalho

Inteligência Artificial redesenha o futuro das empresas

Adoção de IA vai além da tecnologia: é preciso transformar dados em soluções.

Autor: Divulgação

Inteligência Artificial redesenha o futuro das empresas