Inteligência Artificial em prol de novos sorrisos
Inteligência Artificial em prol de novos sorrisos
IA ajuda pacientes a diminuir o medo de ir ao dentista, além de auxiliar profissionais a planejar os tratamentos.

O receio de sentar na cadeira do dentista ainda afasta milhares de pessoas dos consultórios todos os anos. O desconforto com procedimentos, o medo da dor e a insegurança sobre o que será feito são barreiras comuns, que dificultam ou até impedem os cuidados com a saúde bucal. Mas as novas tecnologias, especialmente a Inteligência Artificial (IA), estão ajudando a mudar essa realidade, trazendo mais previsibilidade para pacientes, além de clareza e planejamento nos tratamentos para os dentistas.
“Quando o paciente consegue visualizar exatamente o que será feito, em uma simulação realista do seu próprio sorriso, ele se sente mais tranquilo e confiante”, explica o mestre em Odontologia Digital e especialista em Implantodontia, Dr. Bruno Matias. Segundo ele, essa comunicação visual direta — facilitada por softwares de IA — diminui significativamente a ansiedade e aproxima o paciente do tratamento.
Mais do que eficiência, a IA na odontologia tem cumprido um papel estratégico: transformar dados clínicos em imagens compreensíveis. Com isso, o dentista não apenas planeja melhor, mas também se comunica de forma mais eficaz, tanto com o paciente quanto consigo mesmo. “É como se eu estivesse conversando com meu raciocínio clínico em tempo real. Eu vejo o que estou prestes a fazer e avalio se é realmente o melhor caminho”, comenta Bruno.
Simular para planejar melhor
Entre os principais avanços está a possibilidade de simular digitalmente o sorriso, a posição dos dentes e até o posicionamento dos implantes, antes de qualquer intervenção. A combinação de exames de imagem — como tomografias e escaneamentos — com a IA permite uma visualização integrada e um planejamento mais seguro.
“Essas ferramentas aumentam a previsibilidade, especialmente em casos mais complexos. Isso é bom para o dentista e ótimo para o paciente, que vive uma experiência mais confortável, com menos surpresas e mais entendimento sobre o que está acontecendo”, afirma o especialista, acrescentando. “Em vez de prometer revoluções, a IA na odontologia está criando um novo padrão de cuidado: mais visual, mais acessível e mais humano”, finaliza Dr. Bruno.
Para mais informações sobre saúde bucal clique aqui...
Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!
Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp
Todos os nossos textos são publicados também no Facebook e no X (antigo Twitter)












