Inteligência artificial ganha espaço no varejo
Inteligência artificial ganha espaço no varejo
Uma pesquisa inédita da BHN Brasil revela que mais da metade dos brasileiros usa IA para buscar presentes e melhores preços, em meio a preocupações com a inflação.

O dado, que aponta para uma mudança no comportamento do consumidor, foi revelado em uma pesquisa inédita da BHN Brasil.
O estudo, que entrevistou 1.040 adultos, mostra que a IA já é parte importante da jornada de compra. Cerca de 56% dos entrevistados usaram a ferramenta para buscar ideias de presentes, e 54% a utilizaram para encontrar melhores preços. A tendência é ainda mais forte entre os jovens, que usam a IA com o dobro de frequência em relação às gerações mais velhas.
A crescente busca por preços baixos reflete a preocupação com o aumento do custo de vida: 74% dos entrevistados manifestaram preocupação com a inflação. A tecnologia também é usada para comparar produtos e marcas (43%) e para obter recomendações (41%).
A pesquisa também destaca o uso da IA para personalizar presentes digitais. Entre os entrevistados que presentearam com gift cards, 22% usaram a ferramenta para gerar imagens, 19% para criar mensagens, 13% para produzir vídeos e 7% para adicionar músicas.
Além da IA, o estudo da BHN Brasil aponta para a relevância das vendas ao vivo nas redes sociais, as live shopping, como um novo canal de engajamento. Quase quatro em cada cinco brasileiros entrevistados (79%) participaram de algum evento do tipo no ano passado. Nesse cenário, cerca de metade comprou um cartão-presente e 83% manifestaram interesse em adquirir um.
“A ascensão da inteligência artificial e de novos formatos para promover produtos, como as live shopping, é um divisor de águas, e os cartões-presente estão perfeitamente posicionados para se beneficiar dessa evolução”, explica Fernanda Carbonari, diretora administrativa da BHN Brasil.
O protagonismo dos gift cards na vida dos brasileiros é reforçado pela pesquisa. Nos últimos 12 meses, quatro em cada cinco pessoas compraram cartões-presente, com 86% planejando adquiri-los em 2025. O estudo também reforça a tendência de digitalização do consumo, já que 76% dos entrevistados compraram a versão digital do produto. O formato digital também traz impactos positivos para a sustentabilidade, já que praticamente elimina as emissões de carbono.
Do ponto de vista das marcas, os gift cards são vistos como uma opção para produtos fora de estoque (34%), recompensa para programas de fidelidade (30%) e até como forma de se desculpar com um cliente (29%).
"Os dados confirmam que os gift cards são uma ferramenta poderosa para as marcas, não só para atrair novos clientes, mas também para fortalecer o relacionamento, agora com o suporte de tecnologias que personalizam e otimizam a experiência do consumidor”, finaliza Carbonari.
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Fonte: JeffreyGroup













