Grupo WhatsApp

Sua empresa está usando a IA de maneira certa ou seguindo uma tendência?

Sua empresa está usando a IA de maneira certa ou seguindo uma tendência?

21/12/2024 Fernando Wolff

Nas últimas décadas, a Inteligência Artificial vem sendo cada vez mais adotada no dia a dia das empresas.

Sua empresa está usando a IA de maneira certa ou seguindo uma tendência?

De pequenas a gigantes da tecnologia, a IA tem sido vista como promissora na automação de processos, aumento de eficiência, melhora na experiência do cliente com atendimento mais personalizado e até mesmo na inovação de modelos de negócios.

Apesar dos diversos benefícios oferecidos pela IA, as empresas devem ter o senso crítico e se questionar: estamos mesmo utilizando a ferramenta de maneira estratégica e sustentável ou apenas seguimos uma tendência passageira?

Inegavelmente a IA é uma ferramenta poderosa, porém, não é uma solução mágica que irá resolver todos os problemas empresariais. Ela facilita o caminho das pedras, mas deve ser usada com uma estratégia bem definida, não apenas pelo fato de que “todos estão fazendo isso” pois, do contrário, essa implementação pode gerar frustração e desconfiança das equipes envolvidas.

Além disso, é preciso haver uma mudança de cultura e mentalidade nas organizações, com foco em aperfeiçoamento constante dos profissionais para adesão de novas tecnologias, principalmente das empresas que não nasceram no digital.

Para que a IA seja de fato efetiva, deve ser feito um estudo de como ela pode resolver um problema específico da empresa e como pode criar oportunidades de crescimento, sendo incorporada a um contexto de negócios que permita explorar o seu potencial de maneira focada e como uma aliada aos humanos, e não substituta.

A IA, por exemplo, pode otimizar tarefas repetitivas e monótonas, permitindo que os colaboradores das empresas tenham foco em atividades mais estratégicas, criativas e de maior valor agregado. Quando bem utilizada, a tecnologia fortalece as equipes, capacita os trabalhadores e abre o caminho para um ambiente mais inovador e moderno.

Um outro ponto importante é a questão ética e boa governança. Por ser uma tecnologia que está em constante transformação, as empresas devem investir em monitoramento de possíveis falhas, cuidar da gestão de dados pessoais, fazer adequações à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e serem transparentes com o público. Se as organizações não se prevenirem, a tendência é perderem em vantagem competitiva e credibilidade no mercado.

A meu ver, a IA é um caminho sem volta para as empresas. Mas, é importante que ela seja implementada com estratégia e acompanhamento com constante avaliação e adaptação, para não gerar frustrações.

Uma vez iniciada, a tecnologia pode ficar rapidamente obsoleta e o que era inovador em um ano, pode não ser em outro. Isso requer que elas sejam flexíveis, investindo não apenas na adoção inicial, como também no monitoramento de desempenho e na atualização dos modelos para que continuem relevantes e eficazes.

É preciso, portanto, haver um propósito claro com os devidos cuidados, porque a transformação não vem do uso da ferramenta em si, mas sim como ela é utilizada e integrada de maneira ética e transparente para enfrentamento dos desafios em um mundo de constante mudança.

* Fernando Wolff, é CEO e Sócio-fundador da Tech4Humans, uma startup com duas áreas de negócios: SaaS e AIaaS. 

Foto: Divulgação/Freepik

Para mais informações sobre Inteligência Artificial clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Todos os nossos textos são publicados também no X e no  Facebook

Quem somos

Fonte: Piar Comunicação



Como a IA está transformando o Brasil no celeiro inteligente do mundo

O agronegócio brasileiro construiu sua história na superação de desafios aparentemente intransponíveis.

Autor: Divulgação

Como a IA está transformando o Brasil no celeiro inteligente do mundo

Tecnologia e golpes ameaçam a Black Friday

Inteligência artificial e falsas promoções trazem novos riscos para a Black Friday de 28 de novembro. Procon orienta sobre cuidados essenciais.

Autor: Divulgação

Tecnologia e golpes ameaçam a Black Friday

Cemig usa IA para prever erosão e risco em torres

Cemig e Senai unem IA e modelo matemático para mapear e prever riscos de erosão do solo em linhas de transmissão, visando redução de custos.

Autor: Divulgação

Cemig usa IA para prever erosão e risco em torres

IA perpetua preconceitos e ameaça o futuro do trabalho

A Inteligência Artificial é uma ferramenta muito útil, mas não resolve todos os problemas de uma vez só.

Autor: João Roncati

IA perpetua preconceitos e ameaça o futuro do trabalho

Homem-máquina: a nova era da colaboração

O uso da inteligência artificial já se tornou parte da rotina de grande parte dos profissionais brasileiros.

Autor: Eduarda Sousa

Homem-máquina: a nova era da colaboração

Jovens da Geração Z veem IA como futuro, mas esbarram em barreiras

Pesquisa com 18 mil jovens indica que Geração Z reconhece a importância da IA para empregabilidade, mas falta acesso e orientação para formação.

Autor: Divulgação

Jovens da Geração Z veem IA como futuro, mas esbarram em barreiras

Agentes de IA e o futuro da automação inteligente que já começou

O futuro dos negócios não será definido por quem apenas adotar a IA, mas por quem souber trabalhar lado a lado com ela.

Autor: Vinícius Taddone

Agentes de IA e o futuro da automação inteligente que já começou

Como ter a melhor conversa com a inteligência artificial

Você não precisa dar Bom dia! para o ChatGPT ou para o Google Gemini.

Autor: Divulgação


Hiperpersonalização: como a IA está redefinindo a experiência humana

A Inteligência Artificial (IA) vem provocando transformações profundas em diversos setores, e isso não é novidade.

Autor: Gabriela Knob

Hiperpersonalização: como a IA está redefinindo a experiência humana

Inteligência artificial diminui erros em 60%

A implementação de processos com IA garante maior precisão e libera os profissionais para funções estratégicas, além de reduzir o tempo ocioso na produção.

Autor: Divulgação

Inteligência artificial diminui erros em 60%

Inteligência artificial deve ser um apoio, não um atalho

Você sabe a diferença entre a inteligência artificial tradicional e a IA generativa?

Autor: Henrique Calandra

Inteligência artificial deve ser um apoio, não um atalho

Inteligência Artificial redesenha o futuro das empresas

Adoção de IA vai além da tecnologia: é preciso transformar dados em soluções.

Autor: Divulgação

Inteligência Artificial redesenha o futuro das empresas