Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Rotina de empresas passa a incluir treinamento contínuo em IA

Rotina de empresas passa a incluir treinamento contínuo em IA

12/01/2024 Matheus Carmo

Educação para a inovação é fundamental para atender novas demandas de produtos, serviços e processos em evolução exponencial. inteligência artificial

Rotina de empresas passa a incluir treinamento contínuo em IA

Para equipes que trabalham em atendimentos altamente personalizados, a inteligência artificial pode ser uma ferramenta ao mesmo tempo fantástica e profundamente desafiadora. Enquanto insights podem ser inspirados pelo processamento rápido de um grande volume de dados, as equipes precisam estar preparadas para orientar as plataformas ao acolhimento da prioridade: o ser humano por trás das telas. “Muitos serviços em agências são conduzidos por e para pessoas. Assim, capacitar e empoderar o time com a IA é essencial. Não basta investir pesadamente em tecnologia se a equipe não estiver preparada e segura”, avalia Matheus Carmo, Head de Digital da EAÍ?! Content Experience, agência de live marketing focada em experiência de conteúdo.

Este ano a agência passou a empregar recursos em sessões interativas e adaptadas às especificidades de cada departamento, focando em como as ferramentas de IA podem ser integradas de maneira eficiente e inovadora em suas rotinas. Ao equipar cada colaborador com conhecimentos e habilidades práticas, a empresa pretende fortalecer sua cultura de educação continuada para favorecer tanto seus próprios processos quanto a carreira de seus profissionais, que podem atender melhor às novas demandas do setor. “Estamos em um ponto de inflexão no mercado de trabalho. Ainda não temos plena ciência das consequências deste momento disruptivo, mas é certo que no próximo ano teremos uma geração de novos profissionais saindo de instituições de ensino já imersa nesse novo paradigma. E para nos mantermos à frente, a capacitação contínua é a chave.”

Carmo, que também é responsável pela realização dos treinamentos, conta que a faísca inicial veio da própria experiência como usuário avançado das novas tecnologias. Após imersões em eventos como o SXSW, a empresa reconheceu a necessidade vital de elevar a equipe a um novo patamar tecnológico. “Ninguém fica para trás: da liderança ao operacional, todos estão no processo de aprendizagem, refletindo nossa crença na importância da compreensão homogênea da tecnologia em todos os níveis da agência.” Hoje com uma equipe global, a EAÍ?! promove debates e oficinas práticas em formato online e presencial, incentivando seus profissionais da cidade de São Paulo a estarem fisicamente com seus pares no tempo dedicado ao aprendizado.

Inteligência Artificial no dia a dia

Criadora do Incentiverso® – um ambiente virtual 3D especialmente concebido para revolucionar campanhas de incentivo com imersão e interatividade –, a EAÍ?! está colocando em teste modelos de IA para fazer análise de dados, geração de conteúdo e suporte. O Incentiverso pode ser acessado exclusivamente por meio da plataforma Genius, que possui diversas outras ferramentas para a criação e manutenção de jornadas de incentivo. "À medida que profissionais ajustam essas ferramentas à cultura, missão e aos valores da empresa, o conteúdo produzido ganha em qualidade e eficiência."

No caso das agências que trabalham com campanhas de marketing e de incentivo, a IA ajuda no desenvolvimento de campanhas altamente personalizadas. Com o auxílio de ferramentas avançadas, como o ChatGPT, é possível gerar comunicação especializada quase instantaneamente, oferecendo ao público experiências únicas em escala. Além disso, a inteligência artificial permite ajustes das políticas de incentivo em tempo real para vincular o desempenho com as preferências dos colaboradores, maximizando a motivação e a produtividade.

“Com os avanços contínuos, antecipamos uma experiência de conteúdo cada vez mais imersiva, onde algoritmos são capazes de ajustar conteúdos ao comportamento dos usuários de forma imediata. Esperamos que a adoção desses modelos torne as experiências hiper personalizadas e acessíveis a uma gama mais ampla de empresas e usuários.” Carmo alerta ainda que é crucial manter um diálogo constante e aberto sobre a tecnologia e suas implicações, buscando utilizá-la responsavelmente para ampliar a criatividade e eficiência, sempre considerando a importância da presença humana, que permanece insubstituível nas atividades de live marketing.

* Matheus Carmo, Head de Digital da EAÍ?! Content Experience.

Para mais informações sobre inteligência artificial clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: EDB Comunicação



IA para empreendedores: impulsione negócios com ChatGPT e Gemini

Lançamento da DVS Editora oferece guia prático para empresários que desejam aprimorar suas potencialidades a partir dos benefícios da Inteligência Artificial.

Autor: Divulgação

IA para empreendedores: impulsione negócios com ChatGPT e Gemini

Como a IA Generativa pode contribuir com o mercado financeiro?

Nos últimos anos, testemunhamos avanços significativos na aplicação de algoritmos de IA para análise de dados, previsão de tendências e automação de processos.

Autor: Ary Vilhena

Como a IA Generativa pode contribuir com o mercado financeiro?

Como competição e inovação podem andar juntas com a inevitável regulação da IA

A Inteligência Artificial (IA) se torna cada vez mais presente em nossas vidas a cada dia que passa.

Autor: Alessandro Buonopane

Como competição e inovação podem andar juntas com a inevitável regulação da IA

Logística e Inteligência Artificial: 5 maneiras para mudar o setor

A jornada de uma encomenda do centro de distribuição até a casa dos consumidores é mais longa do que apenas o trajeto em rua.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Logística e Inteligência Artificial: 5 maneiras para mudar o setor

IA quer resolver os seus problemas e “prever” o que você deseja

Imagine-se buscando em uma loja virtual uma roupa nova para um jantar.

Autor: Jonatas Leandro

IA quer resolver os seus problemas e “prever” o que você deseja

Agilidade na era da IA impulsiona respostas mais rápidas a favor dos clientes

Ser ágil, inovador e com foco no cliente é o que diferencia os líderes dos demais no mundo corporativo atual.

Autor: Viviani Barcellos

Agilidade na era da IA impulsiona respostas mais rápidas a favor dos clientes

A IA e os perigos da robotização

É importante fugir da robotização, pois ela reduz a amplitude do ser humano.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra

A IA e os perigos da robotização

O papel de soluções tecnológicas e inteligências artificiais na medicina

A evolução tecnológica tem desempenhado um papel fundamental em diversos setores, e a área da saúde não é exceção.

Autor: Marco Aulicino

O papel de soluções tecnológicas e inteligências artificiais na medicina

Inteligência Artificial Generativa e o investimento em pesquisa no Brasil

Nos últimos meses, temos testemunhado avanços significativos na área da inteligência artificial (IA), especialmente com o surgimento da inteligência artificial generativa.

Autor: Celso Hartmann


O papel da Inteligência Artificial na abordagem da crise climática

As mudanças climáticas têm sido um desafio para especialistas que buscam fórmulas de mitigação desta emergência global.

Autor: Marcos Pinotti

O papel da Inteligência Artificial na abordagem da crise climática

IA no Social Media: economia de tempo e aumento do engajamento

Cada vez mais a Inteligência Artificial se torna uma ferramenta essencial para profissionais de Social Media.

Autor: Vinícus Taddone

IA no Social Media: economia de tempo e aumento do engajamento

A importância da inteligência artificial para o TI em 2024

Em 2024, a ênfase na implementação de várias camadas de proteção, como antivírus corporativos, firewalls e backups em nuvem.

Autor: Osmir Mormito

A importância da inteligência artificial para o TI em 2024