Grupo WhatsApp

Rotina de empresas passa a incluir treinamento contínuo em IA

Rotina de empresas passa a incluir treinamento contínuo em IA

12/01/2024 Matheus Carmo

Educação para a inovação é fundamental para atender novas demandas de produtos, serviços e processos em evolução exponencial. inteligência artificial

Rotina de empresas passa a incluir treinamento contínuo em IA

Para equipes que trabalham em atendimentos altamente personalizados, a inteligência artificial pode ser uma ferramenta ao mesmo tempo fantástica e profundamente desafiadora. Enquanto insights podem ser inspirados pelo processamento rápido de um grande volume de dados, as equipes precisam estar preparadas para orientar as plataformas ao acolhimento da prioridade: o ser humano por trás das telas. “Muitos serviços em agências são conduzidos por e para pessoas. Assim, capacitar e empoderar o time com a IA é essencial. Não basta investir pesadamente em tecnologia se a equipe não estiver preparada e segura”, avalia Matheus Carmo, Head de Digital da EAÍ?! Content Experience, agência de live marketing focada em experiência de conteúdo.

Este ano a agência passou a empregar recursos em sessões interativas e adaptadas às especificidades de cada departamento, focando em como as ferramentas de IA podem ser integradas de maneira eficiente e inovadora em suas rotinas. Ao equipar cada colaborador com conhecimentos e habilidades práticas, a empresa pretende fortalecer sua cultura de educação continuada para favorecer tanto seus próprios processos quanto a carreira de seus profissionais, que podem atender melhor às novas demandas do setor. “Estamos em um ponto de inflexão no mercado de trabalho. Ainda não temos plena ciência das consequências deste momento disruptivo, mas é certo que no próximo ano teremos uma geração de novos profissionais saindo de instituições de ensino já imersa nesse novo paradigma. E para nos mantermos à frente, a capacitação contínua é a chave.”

Carmo, que também é responsável pela realização dos treinamentos, conta que a faísca inicial veio da própria experiência como usuário avançado das novas tecnologias. Após imersões em eventos como o SXSW, a empresa reconheceu a necessidade vital de elevar a equipe a um novo patamar tecnológico. “Ninguém fica para trás: da liderança ao operacional, todos estão no processo de aprendizagem, refletindo nossa crença na importância da compreensão homogênea da tecnologia em todos os níveis da agência.” Hoje com uma equipe global, a EAÍ?! promove debates e oficinas práticas em formato online e presencial, incentivando seus profissionais da cidade de São Paulo a estarem fisicamente com seus pares no tempo dedicado ao aprendizado.

Inteligência Artificial no dia a dia

Criadora do Incentiverso® – um ambiente virtual 3D especialmente concebido para revolucionar campanhas de incentivo com imersão e interatividade –, a EAÍ?! está colocando em teste modelos de IA para fazer análise de dados, geração de conteúdo e suporte. O Incentiverso pode ser acessado exclusivamente por meio da plataforma Genius, que possui diversas outras ferramentas para a criação e manutenção de jornadas de incentivo. "À medida que profissionais ajustam essas ferramentas à cultura, missão e aos valores da empresa, o conteúdo produzido ganha em qualidade e eficiência."

No caso das agências que trabalham com campanhas de marketing e de incentivo, a IA ajuda no desenvolvimento de campanhas altamente personalizadas. Com o auxílio de ferramentas avançadas, como o ChatGPT, é possível gerar comunicação especializada quase instantaneamente, oferecendo ao público experiências únicas em escala. Além disso, a inteligência artificial permite ajustes das políticas de incentivo em tempo real para vincular o desempenho com as preferências dos colaboradores, maximizando a motivação e a produtividade.

“Com os avanços contínuos, antecipamos uma experiência de conteúdo cada vez mais imersiva, onde algoritmos são capazes de ajustar conteúdos ao comportamento dos usuários de forma imediata. Esperamos que a adoção desses modelos torne as experiências hiper personalizadas e acessíveis a uma gama mais ampla de empresas e usuários.” Carmo alerta ainda que é crucial manter um diálogo constante e aberto sobre a tecnologia e suas implicações, buscando utilizá-la responsavelmente para ampliar a criatividade e eficiência, sempre considerando a importância da presença humana, que permanece insubstituível nas atividades de live marketing.

* Matheus Carmo, Head de Digital da EAÍ?! Content Experience.

Para mais informações sobre inteligência artificial clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: EDB Comunicação



Como a IA está transformando o Brasil no celeiro inteligente do mundo

O agronegócio brasileiro construiu sua história na superação de desafios aparentemente intransponíveis.

Autor: Divulgação

Como a IA está transformando o Brasil no celeiro inteligente do mundo

Tecnologia e golpes ameaçam a Black Friday

Inteligência artificial e falsas promoções trazem novos riscos para a Black Friday de 28 de novembro. Procon orienta sobre cuidados essenciais.

Autor: Divulgação

Tecnologia e golpes ameaçam a Black Friday

Cemig usa IA para prever erosão e risco em torres

Cemig e Senai unem IA e modelo matemático para mapear e prever riscos de erosão do solo em linhas de transmissão, visando redução de custos.

Autor: Divulgação

Cemig usa IA para prever erosão e risco em torres

IA perpetua preconceitos e ameaça o futuro do trabalho

A Inteligência Artificial é uma ferramenta muito útil, mas não resolve todos os problemas de uma vez só.

Autor: João Roncati

IA perpetua preconceitos e ameaça o futuro do trabalho

Homem-máquina: a nova era da colaboração

O uso da inteligência artificial já se tornou parte da rotina de grande parte dos profissionais brasileiros.

Autor: Eduarda Sousa

Homem-máquina: a nova era da colaboração

Jovens da Geração Z veem IA como futuro, mas esbarram em barreiras

Pesquisa com 18 mil jovens indica que Geração Z reconhece a importância da IA para empregabilidade, mas falta acesso e orientação para formação.

Autor: Divulgação

Jovens da Geração Z veem IA como futuro, mas esbarram em barreiras

Agentes de IA e o futuro da automação inteligente que já começou

O futuro dos negócios não será definido por quem apenas adotar a IA, mas por quem souber trabalhar lado a lado com ela.

Autor: Vinícius Taddone

Agentes de IA e o futuro da automação inteligente que já começou

Como ter a melhor conversa com a inteligência artificial

Você não precisa dar Bom dia! para o ChatGPT ou para o Google Gemini.

Autor: Divulgação


Hiperpersonalização: como a IA está redefinindo a experiência humana

A Inteligência Artificial (IA) vem provocando transformações profundas em diversos setores, e isso não é novidade.

Autor: Gabriela Knob

Hiperpersonalização: como a IA está redefinindo a experiência humana

Inteligência artificial diminui erros em 60%

A implementação de processos com IA garante maior precisão e libera os profissionais para funções estratégicas, além de reduzir o tempo ocioso na produção.

Autor: Divulgação

Inteligência artificial diminui erros em 60%

Inteligência artificial deve ser um apoio, não um atalho

Você sabe a diferença entre a inteligência artificial tradicional e a IA generativa?

Autor: Henrique Calandra

Inteligência artificial deve ser um apoio, não um atalho

Inteligência Artificial redesenha o futuro das empresas

Adoção de IA vai além da tecnologia: é preciso transformar dados em soluções.

Autor: Divulgação

Inteligência Artificial redesenha o futuro das empresas