Grupo WhatsApp

Startups em logística: um novo negócio

Startups em logística: um novo negócio

30/07/2020 Alessandra de Paula

No meio acadêmico, universidades já orientam os estudantes para essa tendência.

Startups em logística: um novo negócio

O setor logístico é, por origem, um setor extremamente dinâmico. Essa característica faz com que possamos considerar que todas as mudanças ocorridas no mundo irão, de uma forma ou de outra, afetar seus processos. As mudanças mais significativas no setor se referem, principalmente, àquelas decorrentes no âmbito da tecnologia. Novas tecnologias implicam novas formas de trabalho e, tanto o investimento, quanto seu uso, vão levar a duas principais questões: as empresas que não se adaptam a essas tecnologias vão perder eficiência e as que, por sua vez, introduzirem novas tecnologias terão, inicialmente, que lidar com um aumento de custos e consequente aumento de preços.

As transformações que podemos considerar vão, segundo os autores Hausmann e Wölfel desde um alto número de pontos de intervenção, passando por regras complexas de preços chegando, por fim, a uma falta de padronização dos dados. Se, por um lado, a baixa rentabilidade cria dificuldades para que a indústria trate dessas questões, surgem novas startups de logística com o objetivo de promover mudanças nesse cenário.

O texto “Startup funding in logistics” (Financiamento de startups em logística), apresenta o resultado de análises em “mais de 120 das maiores startups de logística – representando custos estimados em torno de 93%, ou US$26 bilhões do financiamento total em logística até o momento”, o que só reforça o fato de que as atenções do mercado de investimentos se voltam a essa realidade. Esse texto ainda menciona que a maioria dos financiamentos vai para startups que atuam no “last-mile” (ou “última milha”, em português), etapa da distribuição onde a mercadoria sai do CD (centro de distribuição) e também para as que atuam com fretes. As empresas “last-mile” são as preferidas dos investidores de capital, muito embora as plataformas de frete também tenham atraído a atenção de investidores.

Startups de “last-mile” atuam com formas de entregas não convencionais, como entregas em grupo, drones, robôs, veículos autônomos, entre outras formas inovadoras. Não podemos deixar de mencionar que as plataformas de frete são, também, nesse sentido, uma grande inovação que também atrai a atenção de investidores, especialmente àquelas que focam no transporte rodoviário. Estas aumentaram a transparência dos preços, profissionalizaram e digitalizaram a relação transportador x transportador, ações realizadas geralmente de maneira informal. Tais empresas focam em aproveitar os dados existentes como meio de lidar com as vastas ineficiências que ainda existem no mercado.

Normalmente os agenciadores de carga conseguem conectar o serviço de entrega a uma transportadora, pois eles detêm uma informação muito importante, que é a identificação de transportadoras mais adequadas, em termos logísticos, para atendimento à demanda em uma determinada rota ou região.

Assim, essas startups contribuem significativamente para melhorar a sustentabilidade nos setores de transporte e logística, tendência essa cada vez mais relevante. Essas plataformas criadas são muito acessíveis e fáceis de usar por caminhoneiros e outras pessoas, o que leva a uma significativa melhora na experiência do cliente. Podemos considerar esse fato como o benefício mais proeminente da transformação digital aplicada à logística de cargas fracionadas pois, quando se reduz os intermediários através do acesso a informação, podemos propiciar maiores ganhos de ponta a ponta da cadeia de suprimentos. Esse, talvez, seja o grande atrativo para os investidores, pois se trata de uma área com crescimento promissor em tempos de isolamento social e mudanças nas formas de interações na sociedade.

No meio acadêmico, universidades já orientam os estudantes para essa tendência, como é o caso do Centro Universitário Internacional Uninter. A instituição implementou, no início de 2020, um projeto para a criação de uma plataforma de e-commerce, por seus alunos, os quais têm a oportunidade de exercitar, com a supervisão de docentes, profissionais qualificados, desde a criação ao gerenciamento e manutenção de uma plataforma, o que lhes dará subsídios para operarem (ou criarem) startups que atenderão às demandas de mercado no cenário pós-pandemia.

* Alessandra de Paula é coordenadora dos cursos de Logística e E-commerce e Sistemas Logísticos do Centro Universitário Internacional Uninter

Fonte: Página 1 Comunicação



Startup ganha terreno em Santa Rita do Sapucaí

A Akko Health Devices recebeu área de 875 m2 da prefeitura para produzir equipamento que trata fungo em animais.

Autor: Divulgação


Startup da UFMG vence maratona de bioeconomia

Startup de Montes Claros (UFMG) vence desafio nacional com bioinsumo que aumenta a validade de flores e frutos e reduz o desperdício.

Autor: Divulgação


EDP busca inovação para renovar energia

As inscrições estão abertas para programa global que conecta a empresa a startups com foco em soluções para impulsionar a transição energética.

Autor: Divulgação


Copasa busca startups para gerenciar faturas de energia

Copasa lança edital para empresas inovadoras focadas em gestão de faturas de energia, com recursos de até R$1,6 milhão.

Autor: Divulgação


O cenário atual das Startups: inovação, IA e sustentabilidade

Startups em 2025 unem IA, sustentabilidade e impacto real para crescer com inovação e propósito claro.

Autor: Divulgação

O cenário atual das Startups: inovação, IA e sustentabilidade

Future Cow apresenta o “leite cultivado sem vaca”

Startup utiliza DNA da vaca para produzir leite sem a necessidade do animal.

Autor: Divulgação

Future Cow apresenta o “leite cultivado sem vaca”

Como fazer o “branding” da sua startup

Criando uma identidade de marca autêntica e forte.

Autor: Divulgação

Como fazer o “branding” da sua startup

Nova ferramenta aumenta a eficiência dos escritórios contábeis

A eficiência do escritório de contabilidade é vital para o sucesso de pequenas e grandes empresas.

Autor: Divulgação

Nova ferramenta aumenta a eficiência dos escritórios contábeis

Startup lança programa de parcerias em ESG no Brasil e exterior

O recente contrato firmado com a consultoria Live Ethics, de Aveiro, Portugal, marca o lançamento do programa de parcerias da ESG Now para consultores que atuam com sustentabilidade. 

Autor: Divulgação

Startup lança programa de parcerias em ESG no Brasil e exterior

O impacto da “Open Innovation e Effectuation” no ecossistema das startups

O cenário empresarial brasileiro está em constante evolução, e o ecossistema de startups não é exceção.

Autor: Bruno Rondani

O impacto da “Open Innovation e Effectuation” no ecossistema das startups

Cemig seleciona startups para desenvolvimento de soluções

Programa é o maior em inovação aberta do setor elétrico brasileiro.

Autor: Divulgação

Cemig seleciona startups para desenvolvimento de soluções

Startup cria plataformas de formação complementar para professores

Os professores podem aproveitar as plataformas para criar uma relação de ensino-aprendizagem na sala de aula, pois permite que eles ensinem os seus alunos ao mesmo tempo que aprendem.

Autor: Divulgação

Startup cria plataformas de formação complementar para professores