Grupo WhatsApp

A inflação pode ser um aliado

A inflação pode ser um aliado

04/08/2022 Lucas Oliveira

Afinal de contas, a inflação é um inimigo ou um aliado da economia?

A inflação pode ser um aliado

Se fizermos esta mesma pergunta a dez pessoas, é provável que todas confirmem que se trata de um inimigo. Sobretudo porque o principal efeito da inflação é a diminuição do poder de compra do consumidor. Nós sentimos a pressão sobre os preços quando estamos no supermercado, na farmácia, no restaurante ou numa loja de roupas.

A melhor forma de calcular com exatidão o tamanho desse impacto é observando a variação do IPCA, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo. O IPCA é a régua do IBGE que mede, oficialmente, a inflação no país todos os meses. Essa medição é feita com base numa pesquisa de preços de diversas categorias de produtos e serviços, dentre elas as de alimentos e bebidas, despesas pessoais, habitação, saúde e cuidados pessoais e educação.

No último mês de maio, por exemplo, as categorias monitoradas pelo IPCA sofreram um aumento médio de 0,47% nos preços. Se somarmos esse aumento aos dos meses anteriores, conseguimos observar que a inflação acumulada em 2022 foi de 4,78%, enquanto o percentual acumulado entre junho do ano passado e maio deste ano foi de 11,73%. Este índice é, portanto, o tamanho da nossa inflação nos últimos 12 meses.

Até agora falamos do lado ruim da história. Mas essa variação indigesta também pode significar bons rendimentos. Tudo depende do ângulo que se procura enxergar. Muitos investidores, principalmente os pequenos, vêm descobrindo que há ativos disponíveis no mercado que tem o rendimento atrelado ao IPCA somado a um cupom de juros, o que garante ganho real sobre a inflação. Quando o IPCA sobe, o rendimento também sobe. Se o IPCA cai, o rendimento segue a mesma tendência de queda. Com um adendo: o investidor dificilmente terá prejuízo.

Os principais investimentos atrelados ao IPCA são os títulos públicos, NTNB’s (o chamado Tesouro IPCA+), emitidos pelo governo federal. Basicamente, comprar esses papéis significa emprestar dinheiro à União, em troca de um rendimento previamente estabelecido, adicionado à variação do IPCA. Mas também há opções de títulos de renda fixa emitidos pelos bancos, que atendem por siglas como CDB, LCI e LCA, papéis de empresas que são as Debêntures, inclusive existem as Debêntures Incentivadas que são isentas de imposto de renda para Pessoas Físicas e opções de fundos de investimentos atrelados a inflação e Debentures Incentivadas (esses fundos também são isentos de IR para pessoa Física)

Essas são algumas formas de alcançar um rendimento considerável num cenário mais inflacionário como atualmente o Brasil está passando. É claro que isto não significa que torcemos para o aumento da inflação. Os impactos negativos tendem a falar mais alto diante da perda do poder de compra que atinge sobretudo à população mais pobre. Porém entender essa dinâmica é fundamental para fazer seus investimentos terem retornos adequados.

* Lucas Oliveira, assessor de investimentos e head de produtos da Atrio Investimentos.

Para mais informações sobre Inflação clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Naves Coelho Comunicação



Regularização de bens no Brasil e exterior fica mais simples

Foi publicada em 21 de novembro de 2025 a Lei nº 15.265/2025, que institui o Regime Especial de Atualização e Regularização Patrimonial (REARP).

Autor: Divulgação


Mudanças nas regras da Previdência elevam exigências para aposentadoria em 2026

Desde a Reforma da Previdência de 2019, o acesso à aposentadoria pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passou a sofrer ajustes anuais.

Autor: João Badari


Parcelar ou pagar à vista o IPTU e IPVA?

Planejamento financeiro para IPVA: pague à vista com desconto se tiver reserva. Se não, parcele, mas fuja de empréstimos e crédito!

Autor: Reinaldo Domingos


Maior período de compras: conheça seus direitos e evite golpes

O fenômeno da alta temporada de compras no Brasil é uma equação de dois lados: oportunidades únicas de consumo e um pico alarmante em fraudes e abusos.

Autor: Mateus Fogaça

Maior período de compras: conheça seus direitos e evite golpes

Direito de arrependimento nas compras online: hora de repensar o prazo de 7 dias

Comprar pela internet virou parte da nossa rotina. Do celular à geladeira, de roupas a passagens aéreas, tudo é adquirido com um clique.

Autor: Andrea Motolla

Direito de arrependimento nas compras online: hora de repensar o prazo de 7 dias

Black Friday: especialista alerta para riscos de endividamento e golpes

Especialista em finanças alerta que Black Friday de R$ bilhões aumenta risco de endividamento e golpes, expondo a falta de planejamento do consumidor.

Autor: Divulgação


Black Friday: fraude com NF-e expõe dados e gera boletos falsos

Criminosos usam chave de acesso da DANFE, exposta em embalagens de produtos, para replicar documentos fiscais e aplicar golpes de boletos.

Autor: Divulgação

Black Friday: fraude com NF-e expõe dados e gera boletos falsos

Fraude em boleto usa chave da NF-e e logística

Criminosos exploram a chave de acesso da DANFE, exposta em embalagens, para criar boletos falsos convincentes, alertam especialistas.

Autor: Divulgação

Fraude em boleto usa chave da NF-e e logística

Black Friday exige cautela contra o endividamento

Especialista alerta que o risco das promoções está no impulso e ensina a planejar os gastos para aproveitar a Black Friday sem comprometer o orçamento.

Autor: Divulgação


Reforma tributária eleva imposto de imagem e altera tributação de clubes

Nova tributação pode elevar imposto de direitos de imagem de atletas de 3,65% para mais de 35% com a adoção do IVA. Clubes-associação perdem isenção.

Autor: Divulgação

Reforma tributária eleva imposto de imagem e altera tributação de clubes

Impacto tributário do STF pode custar bilhões ao “streaming”

Netflix já anuncia ajuste contábil de US$ 619 milhões e ações caem.

Autor: Divulgação

Impacto tributário do STF pode custar bilhões ao “streaming”

Segurança em condomínios: 6 passos para blindar seu prédio contra invasões

Nos últimos anos, o número de invasões a condomínios vem se multiplicando, principalmente na cidade de São Paulo.

Autor: Divulgação