Grupo WhatsApp

A produção de seringas no combate a Covid-19

A produção de seringas no combate a Covid-19

28/12/2020 Douglas Soares, Dayse Mendes e Jéssika Alvares Coppi

As empresas produtoras precisarão rever sua capacidade interna, layout, mão de obra, entre outros recursos produtivos.

A produção de seringas no combate a Covid-19

De acordo com o IBGE, por meio de estimativas da população brasileira em seus 5.770 municípios, tendo como data de referência o dia 01/07/2020, o Brasil chegou a 211,8 milhões de habitantes. Em pronunciamento no dia 08/12/2020, no Palácio do Planalto, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, reiterou que todos os brasileiros que desejarem, serão imunizados contra a covid-19.

A maioria das vacinas em desenvolvimento são ministradas em duas doses, ou seja, para atingir 100% da população brasileira, conforme a afirmação do ministro, seria necessária a compra de aproximadamente 423 milhões de doses. O governo afirmou, na data de 11/12/2020, ter garantido a compra de 372,9 milhões de doses, isto é, um número de doses abaixo do necessário para a imunização de toda a população. Esse, porém, não é o maior problema para o enfrentamento da situação, uma vez que as doses iniciais devem imunizar os grupos de risco, tais como idosos, trabalhadores da área da saúde e indígenas.

Em relação às vacinas em fases finais de testes, logo após a aprovação e fabricação em grande escala, essas deverão ser mantidas em câmaras frias, durante estocagem e transporte para poder manter suas características, além disso devem ter a sua fabricação aumentada para suprir a necessidade global, o que pode vir a se tornar uma das dificuldades para a imunização no país.

No entanto, o maior problema encontrado até o momento, na verdade, é a capacidade de produção de seringas e agulhas, para possibilitar a aplicação das doses da vacina. No Brasil, existem hoje quatro fabricantes de seringas, são elas a Becton, Dickinson and Company (BD), a SR Seringas e a Injex Indústrias Cirúrgicas, e apenas uma de agulhas, a BD. A capacidade de produção atual de seringas é de 50 milhões em 5 meses (média de 10 milhões/mês) e é sabido que essas empresas estão se preparando para o aumento de demanda.

Utilizando como exemplo a fabricação de seringas, as empresas produtoras precisarão rever sua capacidade interna, layout, mão de obra, entre outros recursos produtivos. Muitas vezes bastará aumentar um turno de trabalho, porém pode haver a necessidade de se investir em equipamentos novos, aumentar área de estocagem, promover treinamento.

Como é possível perceber, todas essas decisões são difíceis e devem ser tomadas visando a melhor estratégia para as empresas, pois, causam impacto em toda a cadeia de suprimentos, inclusive, no âmbito competitivo. Ainda, a análise do fornecimento em quantidades necessárias de seringas e agulhas para atender a população vai além da capacidade de cada fornecedor, pois envolve toda uma cadeia de suprimentos que se inicia no fornecedor primário até o cliente final, como é possível observar na figura.

Esse tipo de demanda é sazonal. Isso significa que não deverá se repetir nos próximos anos e, com isso, as ações de aumento de capacidade produtiva devem ser muito bem avaliadas pelas áreas de Engenharia de Produção dessas empresas, para que não haja desperdícios ou custos desnecessários. Toda essa situação mostra a importante colaboração dessa área nas tomadas de decisão das empresas. Qualquer inconsistência pode levar a não se atingir os resultados desejados, em especial no que diz respeito ao combate à covid-19.

* Douglas Soares Agostinho é coordenador do curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário Internacional Uninter.

* Dayse Mendes é professora do curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário Internacional Uninter.

* Jéssika Alvares Coppi Arruda Gayer é professora do curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário Internacional Uninter.

Fonte: Pg1 Comunicação



Regularização de bens no Brasil e exterior fica mais simples

Foi publicada em 21 de novembro de 2025 a Lei nº 15.265/2025, que institui o Regime Especial de Atualização e Regularização Patrimonial (REARP).

Autor: Divulgação


Mudanças nas regras da Previdência elevam exigências para aposentadoria em 2026

Desde a Reforma da Previdência de 2019, o acesso à aposentadoria pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passou a sofrer ajustes anuais.

Autor: João Badari


Parcelar ou pagar à vista o IPTU e IPVA?

Planejamento financeiro para IPVA: pague à vista com desconto se tiver reserva. Se não, parcele, mas fuja de empréstimos e crédito!

Autor: Reinaldo Domingos


Maior período de compras: conheça seus direitos e evite golpes

O fenômeno da alta temporada de compras no Brasil é uma equação de dois lados: oportunidades únicas de consumo e um pico alarmante em fraudes e abusos.

Autor: Mateus Fogaça

Maior período de compras: conheça seus direitos e evite golpes

Direito de arrependimento nas compras online: hora de repensar o prazo de 7 dias

Comprar pela internet virou parte da nossa rotina. Do celular à geladeira, de roupas a passagens aéreas, tudo é adquirido com um clique.

Autor: Andrea Motolla

Direito de arrependimento nas compras online: hora de repensar o prazo de 7 dias

Black Friday: especialista alerta para riscos de endividamento e golpes

Especialista em finanças alerta que Black Friday de R$ bilhões aumenta risco de endividamento e golpes, expondo a falta de planejamento do consumidor.

Autor: Divulgação


Black Friday: fraude com NF-e expõe dados e gera boletos falsos

Criminosos usam chave de acesso da DANFE, exposta em embalagens de produtos, para replicar documentos fiscais e aplicar golpes de boletos.

Autor: Divulgação

Black Friday: fraude com NF-e expõe dados e gera boletos falsos

Fraude em boleto usa chave da NF-e e logística

Criminosos exploram a chave de acesso da DANFE, exposta em embalagens, para criar boletos falsos convincentes, alertam especialistas.

Autor: Divulgação

Fraude em boleto usa chave da NF-e e logística

Black Friday exige cautela contra o endividamento

Especialista alerta que o risco das promoções está no impulso e ensina a planejar os gastos para aproveitar a Black Friday sem comprometer o orçamento.

Autor: Divulgação


Reforma tributária eleva imposto de imagem e altera tributação de clubes

Nova tributação pode elevar imposto de direitos de imagem de atletas de 3,65% para mais de 35% com a adoção do IVA. Clubes-associação perdem isenção.

Autor: Divulgação

Reforma tributária eleva imposto de imagem e altera tributação de clubes

Impacto tributário do STF pode custar bilhões ao “streaming”

Netflix já anuncia ajuste contábil de US$ 619 milhões e ações caem.

Autor: Divulgação

Impacto tributário do STF pode custar bilhões ao “streaming”

Segurança em condomínios: 6 passos para blindar seu prédio contra invasões

Nos últimos anos, o número de invasões a condomínios vem se multiplicando, principalmente na cidade de São Paulo.

Autor: Divulgação