Grupo WhatsApp

Bandeira, a força dos símbolos nacionais

Bandeira, a força dos símbolos nacionais

23/11/2022 Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves

“Que dia foi o último sábado?” Pergunte ao seu interlocutor para ver o que ele responde.

Bandeira, a força dos símbolos nacionais

Com certeza, poucos dirão que foi o Dia da Bandeira que, desde 1889 – é comemorado a 19 de novembro. Mas, diferente dos anos anteriores, hoje todos nós, até involuntariamente, convivemos com a bandeira e o seu verde-e-amarelo, restaurados depois de um bom tempo  em que se tentou transformar o vermelho em cor nacional. Nada contra a cor vermelha, mas consideremos que não faz parte de nossos valores e símbolos. Sou daqueles que pensam que, embora sejam adotadas por segmentos político-ideológicos, as cores – no contexto histórico – representam muito mais do que uma linha de pensamento à direita ou à esquerda e, assim sendo, não devem ser vistas como propriedades e instrumento de proseliti smo.

A bandeira, na forma apresentada a 19 de novembro de 1889 – quatro dias depois de proclamada a República - tem no verde a representação da vegetação brasileira, no amarelo o ouro e as riquezas, no azul o céu e os rios e no branco o desejo de paz que move os brasileiros. O verde e amarelo deriva das cores já utilizadas na bandeira ao império. As estrelas – que representam os Estados – foram posicionadas conforme eram vistas no céu do Rio de Janeiro – então capital da República – na noite de 15 de novembro daquele ano. Há um extenso regulamento para o uso da bandeira, destacando-se, entre eles o fato de os exemplares rasgados, desbotados ou manchados, não poderem ser simplesmente descartados, devendo ser remetidos à unidade militar mais próxima para sua incineração com honr as, no Dia da Bandeira. Durante a carreira, participei de muitas dessas solenidades.

Ao lado do hino, do brasão e do selo nacional, a bandeira forma os quatro símbolos das República, descritos na Constituição como representantes da identidade nacional. A lei maior determina que sejam tratados com respeito. Toda essa formulação legal é que nos dá a garantia de que não pertencem a grupos políticos ou ideológicos e que todos poderão utilizá-los com critério e no pólo positivo. Sou daquele tempo que os professores faziam questão de transmitir essa cultura aos alunos e as aulas sobre bandeira e símbolos nacionais nunca esqueci.

Nos tribulados dias por que passamos, a bandeira está alçada à posição de inspiradora da defesa da Pátria e da cidadania. É de se esperar que seu significado conduza os atores deste momento a realizarem o melhor pela Nação. Que o povo, titular e destinatário de todo o poder, tenha o equilíbrio e a energia necessários para não cometer excessos, mas exija o que lhe é de direito; e que os detentores temporários do poder sejam conscientes da importante missão que lhes foi confiada e a desempenhem com zelo, dedicação e honestidade. Que os integrantes dos poderes da República – Legislativo, Executivo e Judiciário – desempenhem seu papel com responsabilidade para termos de volta o equilíbrio institucional e que a paz volte a reinar sem a ocorrência de distú ;rbios, o emprego da força e muito menos o derramamento de sangue.

Embora tenha vivenciado momentos críticos, a história política do Brasil encerra inquestionável viés pacifista. Há incontáveis episódios em que os radicalizados preferiram se retirar para evitar a luta fraticida (entre irmãos). Espera-se que todo o impasse de hoje se resolva à sombra da razão e a Nação possa seguir em paz o seu curso normal Só assim poderemos garantir oportunidades e melhores condições de vida às próximas e futuras gerações. Que a Bandeira Nacional seja o grande estandarte de um novo tempo, deixando para traz, como exemplo histórico a não ser repetido, a polarização e todos os rompantes e problemas político-administrativos que não precisamos aqui citar porque o povo os conhece e repudia...  

* Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo).

Fonte: ASPOMIL



Regularização de bens no Brasil e exterior fica mais simples

Foi publicada em 21 de novembro de 2025 a Lei nº 15.265/2025, que institui o Regime Especial de Atualização e Regularização Patrimonial (REARP).

Autor: Divulgação


Mudanças nas regras da Previdência elevam exigências para aposentadoria em 2026

Desde a Reforma da Previdência de 2019, o acesso à aposentadoria pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passou a sofrer ajustes anuais.

Autor: João Badari


Parcelar ou pagar à vista o IPTU e IPVA?

Planejamento financeiro para IPVA: pague à vista com desconto se tiver reserva. Se não, parcele, mas fuja de empréstimos e crédito!

Autor: Reinaldo Domingos


Maior período de compras: conheça seus direitos e evite golpes

O fenômeno da alta temporada de compras no Brasil é uma equação de dois lados: oportunidades únicas de consumo e um pico alarmante em fraudes e abusos.

Autor: Mateus Fogaça

Maior período de compras: conheça seus direitos e evite golpes

Direito de arrependimento nas compras online: hora de repensar o prazo de 7 dias

Comprar pela internet virou parte da nossa rotina. Do celular à geladeira, de roupas a passagens aéreas, tudo é adquirido com um clique.

Autor: Andrea Motolla

Direito de arrependimento nas compras online: hora de repensar o prazo de 7 dias

Black Friday: especialista alerta para riscos de endividamento e golpes

Especialista em finanças alerta que Black Friday de R$ bilhões aumenta risco de endividamento e golpes, expondo a falta de planejamento do consumidor.

Autor: Divulgação


Black Friday: fraude com NF-e expõe dados e gera boletos falsos

Criminosos usam chave de acesso da DANFE, exposta em embalagens de produtos, para replicar documentos fiscais e aplicar golpes de boletos.

Autor: Divulgação

Black Friday: fraude com NF-e expõe dados e gera boletos falsos

Fraude em boleto usa chave da NF-e e logística

Criminosos exploram a chave de acesso da DANFE, exposta em embalagens, para criar boletos falsos convincentes, alertam especialistas.

Autor: Divulgação

Fraude em boleto usa chave da NF-e e logística

Black Friday exige cautela contra o endividamento

Especialista alerta que o risco das promoções está no impulso e ensina a planejar os gastos para aproveitar a Black Friday sem comprometer o orçamento.

Autor: Divulgação


Reforma tributária eleva imposto de imagem e altera tributação de clubes

Nova tributação pode elevar imposto de direitos de imagem de atletas de 3,65% para mais de 35% com a adoção do IVA. Clubes-associação perdem isenção.

Autor: Divulgação

Reforma tributária eleva imposto de imagem e altera tributação de clubes

Impacto tributário do STF pode custar bilhões ao “streaming”

Netflix já anuncia ajuste contábil de US$ 619 milhões e ações caem.

Autor: Divulgação

Impacto tributário do STF pode custar bilhões ao “streaming”

Segurança em condomínios: 6 passos para blindar seu prédio contra invasões

Nos últimos anos, o número de invasões a condomínios vem se multiplicando, principalmente na cidade de São Paulo.

Autor: Divulgação