Grupo WhatsApp

Calvície já teve lá seu glamour, mas hoje só afeta a autoestima

Calvície já teve lá seu glamour, mas hoje só afeta a autoestima

09/06/2024 ‌Melina Oliveira

Talvez você não saiba, mas já houve um tempo em que ser calvo não apenas era algo dissociado de uma doença capilar como ainda era sinônimo de status.

Calvície já teve lá seu glamour, mas hoje só afeta a autoestima

Em períodos remotos, como na Idade Média, a alopecia androgenética era sinônimo de divindade. Em comunidades como a dos eugenistas ao longo do século XIX, os indivíduos calvos eram quase que automaticamente identificados como pessoas dotadas de uma inteligência ímpar. Eram tratados como sábios intelectuais.

Entretanto, a escassez de uma base científica evidenciou que as crenças em torno da calvície não passavam de estigmas culturais. Hoje, o olhar sobre os calvos não é mais da forma romantizada de séculos atrás, como também não é demonizada como já fizeram ao longo das últimas décadas. O olhar, agora, é de preocupação científica. Paralelamente à resolução do problema da calvície, há um cuidado também em dar às pessoas calvas uma autoestima de que talvez elas nem se lembram que já tiveram.

E isto serve tanto para homens quanto para mulheres. Principalmente no que tange à quantidade de indivíduos que hoje convivem com a alopecia. Em 2022, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) estimava que o país possuía uma população aproximada de 42 milhões de pessoas com a doença capilar, com um crescimento considerável entre jovens de 20 a 25 anos de idade. Já um levantamento da Sociedade Internacional de Cirurgia de Restauração Capilar (ISHRS), realizado também em 2022, aponta que as mulheres já correspondem a 40% dos pacientes em todo o mundo.

Ou seja: há um número cada vez maior de pessoas com calvície, e, surpreendentemente, com um crescimento elevado das estatísticas entre grupos considerados minoritários, para não dizer improváveis. Isso ajuda a explicar em parte o aumento de 152% no número de transplantes capilares em todo o mundo, somente entre 2010 e 2021. Mas também existe um fator importante para além da comunidade de pessoas com alopecia androgenética. Os tratamentos hoje são indiscutivelmente mais eficazes do que há 10 anos. Que dirá se comparado a 20, 30, 50 anos!

O que se havia antes eram tratamentos meramente paliativos, que apresentavam resultados bastante contestáveis, simplesmente porque eram absolutamente visíveis mesmo após o fim do procedimento. Os métodos que se adotam hoje nas grandes clínicas especializadas se aproximam bastante da densidade de raízes capilares que não sofrem de alopecia, tornando praticamente impossível distinguir um indivíduo que passou pelo transplante em relação aos demais que não necessitam desses cuidados.

É importante compreender, portanto, que o transplante proporciona efeitos que vão além da cultura de fios saudáveis de forma homogênea em toda a extensão do couro cabeludo. O indivíduo alcança um nível de aparência natural mediante o transplante, o que lhe confere rejuvenescimento, redução dos estigmas sociais a que é submetido, aumento da confiança nas relações interpessoais, auto aceitação e transformações muitas vezes profundas na saúde mental, para não citar outras consequências.

Razões de sobra para que qualquer pessoa com calvície considere as possibilidades conferidas pela própria ciência nos últimos anos. Vale a pena recorrer ao implante!

* Melina Oliveira é médica e especialista em cirurgia de transplante capilar.

Para mais informações sobre calvície clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Todos os nossos textos são publicados também no X

Quem somos

Fonte: Naves Coelho Comunicação



Regularização de bens no Brasil e exterior fica mais simples

Foi publicada em 21 de novembro de 2025 a Lei nº 15.265/2025, que institui o Regime Especial de Atualização e Regularização Patrimonial (REARP).

Autor: Divulgação


Mudanças nas regras da Previdência elevam exigências para aposentadoria em 2026

Desde a Reforma da Previdência de 2019, o acesso à aposentadoria pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passou a sofrer ajustes anuais.

Autor: João Badari


Parcelar ou pagar à vista o IPTU e IPVA?

Planejamento financeiro para IPVA: pague à vista com desconto se tiver reserva. Se não, parcele, mas fuja de empréstimos e crédito!

Autor: Reinaldo Domingos


Maior período de compras: conheça seus direitos e evite golpes

O fenômeno da alta temporada de compras no Brasil é uma equação de dois lados: oportunidades únicas de consumo e um pico alarmante em fraudes e abusos.

Autor: Mateus Fogaça

Maior período de compras: conheça seus direitos e evite golpes

Direito de arrependimento nas compras online: hora de repensar o prazo de 7 dias

Comprar pela internet virou parte da nossa rotina. Do celular à geladeira, de roupas a passagens aéreas, tudo é adquirido com um clique.

Autor: Andrea Motolla

Direito de arrependimento nas compras online: hora de repensar o prazo de 7 dias

Black Friday: especialista alerta para riscos de endividamento e golpes

Especialista em finanças alerta que Black Friday de R$ bilhões aumenta risco de endividamento e golpes, expondo a falta de planejamento do consumidor.

Autor: Divulgação


Black Friday: fraude com NF-e expõe dados e gera boletos falsos

Criminosos usam chave de acesso da DANFE, exposta em embalagens de produtos, para replicar documentos fiscais e aplicar golpes de boletos.

Autor: Divulgação

Black Friday: fraude com NF-e expõe dados e gera boletos falsos

Fraude em boleto usa chave da NF-e e logística

Criminosos exploram a chave de acesso da DANFE, exposta em embalagens, para criar boletos falsos convincentes, alertam especialistas.

Autor: Divulgação

Fraude em boleto usa chave da NF-e e logística

Black Friday exige cautela contra o endividamento

Especialista alerta que o risco das promoções está no impulso e ensina a planejar os gastos para aproveitar a Black Friday sem comprometer o orçamento.

Autor: Divulgação


Reforma tributária eleva imposto de imagem e altera tributação de clubes

Nova tributação pode elevar imposto de direitos de imagem de atletas de 3,65% para mais de 35% com a adoção do IVA. Clubes-associação perdem isenção.

Autor: Divulgação

Reforma tributária eleva imposto de imagem e altera tributação de clubes

Impacto tributário do STF pode custar bilhões ao “streaming”

Netflix já anuncia ajuste contábil de US$ 619 milhões e ações caem.

Autor: Divulgação

Impacto tributário do STF pode custar bilhões ao “streaming”

Segurança em condomínios: 6 passos para blindar seu prédio contra invasões

Nos últimos anos, o número de invasões a condomínios vem se multiplicando, principalmente na cidade de São Paulo.

Autor: Divulgação