Grupo WhatsApp

CIOs, assumam seus lugares nas empresas

CIOs, assumam seus lugares nas empresas

17/02/2016 Marco Zanini

A tecnologia está cada vez mais presente em nosso cotidiano.

CIOs, assumam seus lugares nas empresas

Com os smartphones, é possível pagar contas pela internet e ver pessoas queridas do outro lado do mundo.

Ao chegar a um banco, temos a possiblidade de acessar nossas contas sem cartão, somente encostando nossas digitais em um sensor biométrico.

Porém, quando deslocamos nosso olhar para dentro das empresas, vemos a Tecnologia da Informação como uma área meio.

Comprometida com atividades do dia a dia, os profissionais de TI ficam sem tempo para se dedicar ao core business da empresa, sem “braço” para contribuir com ideias que poderiam trazer soluções inovadoras para companhias de todos os setores.

Uma pesquisa realizada pela Deloitte aponta que apenas 16% dos orçamentos dos gestores de TI (CIOs) são dirigidos para esforços de inovação.

A maior fatia do orçamento de TI (84%) é gasta na execução das operações diárias e em mudanças incrementais.

Entretanto, se estamos inseridos em uma sociedade na qual a tecnologia está cada vez mais presente, por que esta não assume um papel de destaque, ao lado de outros setores também estratégicos?

A solução pode estar na Governança de TI, que tem como missão reaproximar e alinhar a tecnologia da informação e os negócios.

Dessa forma, é possível mostrar o papel decisivo que a TI ocupa na sobrevivência das organizações. O primeiro passo deve ser dado pelos CIOs das companhias, inserindo seus colaboradores no negócio e nos processos da organização.

Ou seja, entendendo a realidade da empresa em que estão e o setor em que estão inseridos, os profissionais conseguem expandir sua visão. Ao aproximá-los do core business da empresa, os profissionais executam ações estratégicas que diminuem custos e aumentam a produtividade e, consequentemente, a competitividade das companhias.

Outra medida complementar seria a adoção do modelo outsourcing, ou seja, a contratação de empresas especializadas em serviços de tecnologia, para que elas exerçam funções operacionais de TI.

Ao terceirizar serviços como service desk e administração de redes, a área ganha fôlego e tempo para focar em pensamentos mais estratégicos, que provoquem mudanças reais nas empresas.

Os funcionários passam de executores para gestores e planejadores, com foco no desenvolvimento da companhia. É papel da tecnologia facilitar a vida das pessoas e pensar em maneiras de se aperfeiçoar constantemente.

Porém, quando falamos de TI Corporativa, é preciso ter uma mudança de postura para mostrar como uma empresa informatizada ganha em produtividade e competitividade.

O avanço dos recursos tecnológicos desperta o desenvolvimento de uma cadeia; as empresas ao serem mais produtivas têm a chance de remunerar melhor e, dessa forma, aumentar a renda de seus colaboradores, oferecendo produtos mais baratos e competitivos o que eleva o lucro e favorece a evolução de uma sociedade ávida por soluções rápidas.

* Marco Zanini é COO de Produtos Próprios da Globalweb Corp e possui mais de 20 de anos de experiência no mercado de Tecnologia da Informação.



Regularização de bens no Brasil e exterior fica mais simples

Foi publicada em 21 de novembro de 2025 a Lei nº 15.265/2025, que institui o Regime Especial de Atualização e Regularização Patrimonial (REARP).

Autor: Divulgação


Mudanças nas regras da Previdência elevam exigências para aposentadoria em 2026

Desde a Reforma da Previdência de 2019, o acesso à aposentadoria pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passou a sofrer ajustes anuais.

Autor: João Badari


Parcelar ou pagar à vista o IPTU e IPVA?

Planejamento financeiro para IPVA: pague à vista com desconto se tiver reserva. Se não, parcele, mas fuja de empréstimos e crédito!

Autor: Reinaldo Domingos


Maior período de compras: conheça seus direitos e evite golpes

O fenômeno da alta temporada de compras no Brasil é uma equação de dois lados: oportunidades únicas de consumo e um pico alarmante em fraudes e abusos.

Autor: Mateus Fogaça

Maior período de compras: conheça seus direitos e evite golpes

Direito de arrependimento nas compras online: hora de repensar o prazo de 7 dias

Comprar pela internet virou parte da nossa rotina. Do celular à geladeira, de roupas a passagens aéreas, tudo é adquirido com um clique.

Autor: Andrea Motolla

Direito de arrependimento nas compras online: hora de repensar o prazo de 7 dias

Black Friday: especialista alerta para riscos de endividamento e golpes

Especialista em finanças alerta que Black Friday de R$ bilhões aumenta risco de endividamento e golpes, expondo a falta de planejamento do consumidor.

Autor: Divulgação


Black Friday: fraude com NF-e expõe dados e gera boletos falsos

Criminosos usam chave de acesso da DANFE, exposta em embalagens de produtos, para replicar documentos fiscais e aplicar golpes de boletos.

Autor: Divulgação

Black Friday: fraude com NF-e expõe dados e gera boletos falsos

Fraude em boleto usa chave da NF-e e logística

Criminosos exploram a chave de acesso da DANFE, exposta em embalagens, para criar boletos falsos convincentes, alertam especialistas.

Autor: Divulgação

Fraude em boleto usa chave da NF-e e logística

Black Friday exige cautela contra o endividamento

Especialista alerta que o risco das promoções está no impulso e ensina a planejar os gastos para aproveitar a Black Friday sem comprometer o orçamento.

Autor: Divulgação


Reforma tributária eleva imposto de imagem e altera tributação de clubes

Nova tributação pode elevar imposto de direitos de imagem de atletas de 3,65% para mais de 35% com a adoção do IVA. Clubes-associação perdem isenção.

Autor: Divulgação

Reforma tributária eleva imposto de imagem e altera tributação de clubes

Impacto tributário do STF pode custar bilhões ao “streaming”

Netflix já anuncia ajuste contábil de US$ 619 milhões e ações caem.

Autor: Divulgação

Impacto tributário do STF pode custar bilhões ao “streaming”

Segurança em condomínios: 6 passos para blindar seu prédio contra invasões

Nos últimos anos, o número de invasões a condomínios vem se multiplicando, principalmente na cidade de São Paulo.

Autor: Divulgação