Grupo WhatsApp

Medo da malha fina? Como saber se está nela e como corrigir eventuais erros

Medo da malha fina? Como saber se está nela e como corrigir eventuais erros

16/09/2025 Divulgação

O primeiro passo é acessar o portal e-CAC da Receita Federal e verificar a situação da declaração.

Medo da malha fina? Como saber se está nela e como corrigir eventuais erros

O prazo para a entrega da declaração de Imposto de Renda Pessoa Física já terminou, e agora é o momento dos contribuintes conferirem se caíram na malha fina da Receita Federal. Caso identifiquem alguma inconsistência na declaração, ainda é possível ajustar as informações por meio de uma retificação.

“É fundamental que as pessoas não entrem em pânico ao descobrirem que estão na malha fina”, afirma Antônio Queiroz, CEO da Queiroz & Venâncio Consultoria Contábil. “Erros acontecem, mas existe solução — e, na maioria dos casos, o contribuinte pode corrigir tudo de forma simples e segura”.

O primeiro passo é acessar o portal e-CAC da Receita Federal e verificar a situação da declaração. Se houver pendências, o sistema apontará os erros que precisam ser ajustados. Em muitos casos, os problemas estão ligados a dados incorretos no informe de rendimentos, informações divergentes sobre despesas médicas ou omissões de rendimentos, inclusive de dependentes.

Segundo Queiroz, a retificação é o caminho mais indicado, desde que feita corretamente: “O contribuinte deve fazer a retificação utilizando o mesmo modelo da declaração original (completo ou simplificado) e ter em mãos o número do recibo da entrega anterior. Esses cuidados evitam novos problemas”.

No entanto, há situações em que os erros não partiram do contribuinte, mas sim da empresa ou fonte pagadora, o que também pode levar alguém à malha fina. Para evitar esse tipo de transtorno, as empresas precisam adotar algumas medidas essenciais. Veja as orientações:

- Conferir com rigor os dados informados na DIRF (Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte), especialmente CPF e valores;

- Evitar alterações no informe de rendimentos após o envio da DIRF sem comunicação ao colaborador;

- Informar corretamente os valores retidos de IRRF e repassar à Receita dentro do prazo;

- Evitar erros em lançamentos de benefícios ou reembolsos médicos, que podem gerar inconsistência com os dados da DMED (Declaração de Serviços Médicos).

“É dever da empresa garantir a consistência dos dados informados. Um pequeno erro pode causar um grande transtorno para o colaborador”, reforça Queiroz. “Além disso, manter o canal de comunicação aberto com os funcionários é crucial caso haja necessidade de correções”.

E se o contribuinte não souber como corrigir?

Nem sempre o contribuinte consegue identificar exatamente o erro ou como solucioná-lo. Nesses casos, buscar orientação profissional é o melhor caminho.

“Se a pessoa não souber o que precisa ser ajustado ou tiver dificuldade para realizar a retificação, o ideal é procurar uma consultoria contábil especializada. Um contador pode interpretar as pendências, orientar sobre os documentos necessários e conduzir a correção de forma técnica e segura”, aconselha o CEO da Queiroz & Venâncio.

Lembrando que o prazo para retificar a declaração é de até cinco anos. Contudo, agir o quanto antes reduz riscos e evita multas ou complicações maiores.

Foto: Divulgação/Freepik

Para mais informações sobre Imposto de Renda clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Todos os nossos textos são publicados também no Facebook e no X (antigo Twitter)

Quem somos

Fonte: Queiroz & Venâncio Consultoria Contábil



Regularização de bens no Brasil e exterior fica mais simples

Foi publicada em 21 de novembro de 2025 a Lei nº 15.265/2025, que institui o Regime Especial de Atualização e Regularização Patrimonial (REARP).

Autor: Divulgação


Mudanças nas regras da Previdência elevam exigências para aposentadoria em 2026

Desde a Reforma da Previdência de 2019, o acesso à aposentadoria pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passou a sofrer ajustes anuais.

Autor: João Badari


Parcelar ou pagar à vista o IPTU e IPVA?

Planejamento financeiro para IPVA: pague à vista com desconto se tiver reserva. Se não, parcele, mas fuja de empréstimos e crédito!

Autor: Reinaldo Domingos


Maior período de compras: conheça seus direitos e evite golpes

O fenômeno da alta temporada de compras no Brasil é uma equação de dois lados: oportunidades únicas de consumo e um pico alarmante em fraudes e abusos.

Autor: Mateus Fogaça

Maior período de compras: conheça seus direitos e evite golpes

Direito de arrependimento nas compras online: hora de repensar o prazo de 7 dias

Comprar pela internet virou parte da nossa rotina. Do celular à geladeira, de roupas a passagens aéreas, tudo é adquirido com um clique.

Autor: Andrea Motolla

Direito de arrependimento nas compras online: hora de repensar o prazo de 7 dias

Black Friday: especialista alerta para riscos de endividamento e golpes

Especialista em finanças alerta que Black Friday de R$ bilhões aumenta risco de endividamento e golpes, expondo a falta de planejamento do consumidor.

Autor: Divulgação


Black Friday: fraude com NF-e expõe dados e gera boletos falsos

Criminosos usam chave de acesso da DANFE, exposta em embalagens de produtos, para replicar documentos fiscais e aplicar golpes de boletos.

Autor: Divulgação

Black Friday: fraude com NF-e expõe dados e gera boletos falsos

Fraude em boleto usa chave da NF-e e logística

Criminosos exploram a chave de acesso da DANFE, exposta em embalagens, para criar boletos falsos convincentes, alertam especialistas.

Autor: Divulgação

Fraude em boleto usa chave da NF-e e logística

Black Friday exige cautela contra o endividamento

Especialista alerta que o risco das promoções está no impulso e ensina a planejar os gastos para aproveitar a Black Friday sem comprometer o orçamento.

Autor: Divulgação


Reforma tributária eleva imposto de imagem e altera tributação de clubes

Nova tributação pode elevar imposto de direitos de imagem de atletas de 3,65% para mais de 35% com a adoção do IVA. Clubes-associação perdem isenção.

Autor: Divulgação

Reforma tributária eleva imposto de imagem e altera tributação de clubes

Impacto tributário do STF pode custar bilhões ao “streaming”

Netflix já anuncia ajuste contábil de US$ 619 milhões e ações caem.

Autor: Divulgação

Impacto tributário do STF pode custar bilhões ao “streaming”

Segurança em condomínios: 6 passos para blindar seu prédio contra invasões

Nos últimos anos, o número de invasões a condomínios vem se multiplicando, principalmente na cidade de São Paulo.

Autor: Divulgação