Novidades do Pix para 2025: entenda e use
Novidades do Pix para 2025: entenda e use
Pix Automático e por Aproximação chegam para facilitar pagamentos; especialista desmistifica dúvidas.
O Pix, já adotado por 76,4% dos brasileiros, segundo dados do Banco Central, prepara-se para lançar em 16 de junho sua mais nova funcionalidade: o Pix Automático. O sistema permite o agendamento de pagamentos recorrentes diretamente do contato do usuário, prometendo maior praticidade para transações monetárias como contas de consumo e assinaturas.
A novidade surge num contexto onde, apesar da ampla adoção da ferramenta, ainda persistem equívocos sobre o seu funcionamento. No início do ano, por exemplo, mudanças nas regras de fiscalização da Receita Federal para transações via Pix geraram polêmica e desinformação.
Paralelamente ao Pix Automático, outra inovação já disponível desde fevereiro é o Pix por Aproximação, que utiliza tecnologia NFC em smartphones para permitir pagamentos rápidos e sem contato físico.
Para explicar como funcionam os novos sistemas, Marlon Tseng, CEO da Pagsmile, instituição de pagamentos especializada em soluções que conectam negócios a mercados emergentes, ajuda a desvendar os principais mitos sobre as novidades de 2025 do Pix.
Mito nº 1: O Pix por aproximação não é seguro
“As transações por NFC são criptografadas e desativadas, como biometria ou senha, para serem concluídas. Isso torna o método tão seguro quanto outras formas de pagamento disponíveis no mercado”, explica Tseng, que reforça que a tecnologia NFC (Near Field Communication) é amplamente utilizada em sistemas de pagamento no mundo justamente pela segurança.
Mito nº 2: Serão cobradas taxas para fazer o Pix Automático
O Pix Automático é gratuito para os usuários, assim como qualquer transação tradicional do Pix.
Mito nº 3: O Pix por aproximação exige conexão com a internet
O Pix por Aproximação pode ser usado mesmo sem conexão com a internet, pois a tecnologia NFC permite que um pagamento seja processado offline e confirmado posteriormente.
Mito nº 4: O Pix automático só pode ser usado para valores abaixo de R$ 50
Não há limite para usar o Pix Automático. No entanto, “alguns estabelecimentos podem definir valores máximos por questões de segurança, mas como isso varia de caso a caso, sempre confirme as regras com o seu banco”, recomenda o CEO.
Mito nº 5: Pix por aproximação pode ser ativado acidentalmente
"Uma transação de Pix por Aproximação só é concluída com a confirmação do usuário, seja por biometria, reconhecimento facial ou senha; ou seja, não há risco de pagamentos acidentais. Além disso, a tecnologia NFC exige que o smartphone fique muito próximo da maquininha para que seja feito o pagamento", explica Tseng.
Mito nº 6: O Pix automático não pode ser cancelado após o agendamento.
Com essa modalidade, é possível programar pagamentos recorrentes, como conta de luz, água, aluguel e assinaturas. O usuário pode cancelar ou modificar pagamentos a qualquer momento pelo aplicativo do banco.
Segundo o especialista, "essas são funcionalidades que vieram para simplificar ainda mais a vida dos brasileiros. No entanto, como toda novidade, é comum ter dúvidas. Por isso, fique de olho nas atualizações do seu banco e, claro, não acredite em tudo o que lê por aí".
Para mais informações sobre PIX clique aqui...
Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!
Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp
Todos os nossos textos são publicados também no Facebook e no X (antigo Twitter)
Fonte: Agência NoAr










