Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O fracasso da Black Friday 2023 – O que podemos aprender?

O fracasso da Black Friday 2023 – O que podemos aprender?

30/11/2023 Ricardo Martins

Havia grande expectativa para a Black Friday de 2023, mas o efeito foi oposto.

O fracasso da Black Friday 2023 – O que podemos aprender?

Uma das piores Black Friday de todos os tempos, foi a segunda pior da história. A primeira foi em 2010.

Alguns indicadores apontavam que seria uma boa BF, em matéria publicada pela Agência Brasil,  na mesma semana do evento, a  expectativa era de um faturamento de R$ 4,64 bilhões, sendo 4,3% a mais que em 2022. A desaceleração da inflação, valorização do real ante ao dólar, corte na taxa básica de juros eram fatores creditados para impulsionar as vendas. Além disso, outros fatores como o Programa Desenrola e diminuição do desemprego eram vistos como pontos favoráveis.

Quebra de expectativas

Entre a quinta-feira 23, até às 23h59 de sexta, 24, o comércio eletrônico registrou aproximadamente R$ 3,4 bilhões em vendas. Esse valor representa um recuo de 15,1% em relação ao ano passado. Em 2022, a queda representou entre 23% a 34% no segmento online em comparação com o ano anterior. Isso porque a BF de 2022 foi no mesmo dia do jogo do Brasil na Copa do Mundo, tirando o foco dos usuários.

No cenário atual, fatores como a renda da população comprometida com dívidas e descontos abaixo do esperado pelos consumidores podem ter afetado o desempenho.

Para oferecer um bom desconto, é preciso ter uma boa margem de lucro. Mas os e-commerces e lojas físicas estão com margem apertadas. Uma realidade cada vez mais forte para os varejistas. E aqui destaco algumas alternativas que podem ser aproveitadas, como vendas cruzadas, upselling, fidelização e retenção de clientes, investimento em fontes de tráfego mais acessíveis.

Outro ponto também que contribuiu no baixo desempenho  de vendas é a sensação de desconfiança do público em relação às ofertas. No Brasil, a Black Friday ficou conhecida como Black Fraude. Um caso que ganhou repercussão nas redes sociais foi o ar-condicionado portátil da marca Hisense de 12000 BTUS, comercializado em setembro por R$ 1.715,00, teve aumento em outubro para R$ 2.099, em novembro subiu para R$ 3.419,00 e na Black Friday o valor chegou a R$ 4.399. E agora, está sendo comercializado a R$ 3.419. O histórico de preços pode ser acompanhado no site Buscapé. 

Os consumidores brasileiros quando querem comprar algo de alto valor, acompanham os valores por meses até de fato tomarem a decisão. Utilizam o Google e ferramentas como o Buscapé para acompanhar e comparar preços. Quando o consumidor se depara com uma situação dessa, ele desacredita na Black Friday e, principalmente, no varejista que aumentou o valor.

O número de reclamações também aumentou muito nesta Black Friday. Batendo recorde em 2023. Segundo o Reclame Aqui, a data registrou recorde de reclamações. O PROCON-SP recebeu também reclamações, a Magazine Luiza liderou as reclamações junto com Netshoes e Época Cosméticas. Totalizando 76 queixas. Já o Mercado Livre com 39 reclamações. Casas Bahia, Extra e Ponto Frio tiveram 35 queixas. Carrefour com 32 reclamações. No Reclame Aqui, Mercado Livre lidera com 2.848 reclamações, seguida por Magazine Luiza com 667, Amazon com 657 e Carrefour com 632. 

Grandes Players e o  investimento em mídias.

Em contrapartida aos números no geral, o Mercado Livre se destacou em comparação a outros e-commerces. A empresa  registrou aumento de 80% nas vendas, marcando um recorde. Parte desse sucesso foi atribuído por muitos especialistas a antecipação das ofertas e o auxílio poderoso das mídias pagas, com anúncios prolongados e superexposição das ofertas.

Pequenas empresas podem competir efetivamente com grandes players em datas promocionais, usando estratégias inteligentes e recursos como SEO. Primeiramente, é essencial otimizar o website para motores de busca, garantindo que os produtos apareçam nas primeiras páginas de resultados. Isso envolve o uso de palavras-chave relevantes, conteúdo de qualidade e uma boa experiência de usuário. Além disso, pequenas empresas podem se destacar oferecendo produtos únicos ou serviços personalizados, algo que grandes empresas muitas vezes não conseguem.

Focar em nichos de mercado e construir uma relação próxima com o cliente também são estratégias valiosas. Utilizar mídias sociais para engajar e construir uma comunidade pode gerar lealdade e recomendações boca a boca. Ofertas exclusivas, atendimento ao cliente excepcional e uma experiência de compra personalizada podem transformar visitantes em clientes fiéis.

A Black Friday 2023, com os resultados negativos e o aumento significativo das reclamações nos convida a reavaliar as estratégias e abordagem das empresas nos próximos anos, os resultados das vendas deste ano mostram que os varejistas precisam criar estratégias mais sólidas, promoções reais e estarem mais preparados para atender o público, como é visto em outros países. Entender as mudanças de comportamento do consumidor e melhorar a experiência de compra online, pensado efetivamente no cliente, é parte essencial dessa mudança e pode ser uma chave para o sucesso nas futuras Black Fridays.

* Ricardo Martins, especialista em marketing e CEO da TRIWI.

Para mais informações sobre Black Friday clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Triwi



Do brincar à inovação: o resgate da criatividade infantil

Quando somos crianças, enxergamos o mundo com um olhar de admiração e curiosidade.

Autor: Divulgação

Do brincar à inovação: o resgate da criatividade infantil

Como evitar a formação de ferrugem após usar um conversor?

Para evitar a formação de ferrugem após usar um conversor de ferrugem, é crucial seguir alguns passos importantes para garantir uma proteção duradoura das superfícies metálicas.

Autor: Divulgação

Como evitar a formação de ferrugem após usar um conversor?

Como as comparações me fizeram prisioneira da Síndrome do Impostor

Comecei a perceber que algo não estava certo na minha vida quando, mesmo sendo bem-sucedida, me sentia constantemente inferior.

Autor: Thereza Cristina Moraes

Como as comparações me fizeram prisioneira da Síndrome do Impostor

Cidadãos podem solicitar segunda via de certidões pelo celular

Solicitante não precisa se deslocar até uma unidade presencial para pedir o documento, podendo recebê-lo em casa ou no cartório de sua escolha.

Autor: Divulgação

Cidadãos podem solicitar segunda via de certidões pelo celular

Fazendo as escolhas certas: guia para selecionar imóveis para investimento em São Paulo

Investir em imóveis certos é garantia de retorno rápido e seguro se feito com base na valorização, localização, demanda e segurança. Uma incorporadora de confiança te ajuda a realizar seu sonho!

Autor: 5 estrelas

Fazendo as escolhas certas: guia para selecionar imóveis para investimento em São Paulo

Bares e restaurantes seguram preços por medo de perder clientes

Inflação em bares e restaurantes é mais baixa que os índices de alimentação no domicílio e também dos insumos, aponta IPCA.

Autor: Divulgação

Bares e restaurantes seguram preços por medo de perder clientes

Idoso de 100 anos ganha ensaio fotográfico de pré-casamento

Nilza e Paraná convivem há quase 18 anos na unidade da Fhemig em Betim (MG).

Autor: Divulgação

Idoso de 100 anos ganha ensaio fotográfico de pré-casamento

Calvície já teve lá seu glamour, mas hoje só afeta a autoestima

Talvez você não saiba, mas já houve um tempo em que ser calvo não apenas era algo dissociado de uma doença capilar como ainda era sinônimo de status.

Autor: ‌Melina Oliveira

Calvície já teve lá seu glamour, mas hoje só afeta a autoestima

Aloísio Teixeira Garcia, ex-deputado estadual, morre aos 80 anos

Cultura, política e educação perderam com o falecimento no domingo passado do ex-deputado estadual e ex-membro da Academia Mineira de Letras, Aloísio Teixeira Garcia.

Autor: Divulgação


O que a pandemia nos ensinou que podemos usar no enfrentamento à dengue?

A palavra pandemia sempre nos transporta a lembranças de dias difíceis.

Autor: Jarbas da Silva Motta Junior


Catástrofe do RS exige união de esforços e não combate a Fake News

A catástrofe do Rio Grande Sul tem comovido o país inteiro.

Autor: Bady Curi Neto

Catástrofe do RS exige união de esforços e não combate a Fake News

O poder sedutor do dinheiro

Dinheiro e Poder, que dupla!

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra

O poder sedutor do dinheiro