Grupo WhatsApp

Paciente faz 100 anos e pede namorada em casamento

Paciente faz 100 anos e pede namorada em casamento

27/02/2024 Divulgação

Casal ficou noivo após convivência de quase duas décadas na unidade da Fundação Hospitalar de Minas Gerais.

O amor não escolhe idade e nem lugar para acontecer. Na literatura e nas telas não faltam histórias românticas que ilustrem isso. Na vida real - mais especificamente em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) - Osvaldo Pinto da Silva, de 100 anos, e Maria Nilza Rodrigues do Santos, de 57, são protagonistas de um romance que poderia ser considerado improvável, por questões de saúde e de um histórico de segregação social.

 

Foto: Rafael Assis

 

No entanto, os pacientes, que convivem há quase 18 anos na Casa de Saúde Santa Izabel (CSSI), da Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig), manifestaram o desejo de celebrar o afeto construído entre eles. No fim do ano passado, oficializaram o noivado durante a comemoração do centésimo aniversário do seu Osvaldo, conhecido por todos como Paraná.

A psicóloga da CSSI, Débora Gabriele Tolentino Alves, acompanha os dois pacientes e conta um pouco mais sobre o relacionamento.

“O Paraná está aqui há mais de 40 anos e a Nilza há 27. Ele, por conta da hanseníase, e ela, por sequelas de um acidente vascular cerebral (AVC). Em 2006, eles começaram a conviver, após a inauguração do prédio da Unidade de Cuidados ao Adulto (UCA), onde vivem atualmente. Já há alguns anos observamos eles sempre próximos, juntos na hora da refeição, nas oficinas terapêuticas, ele buscando água para ela, oferecendo lanche. Perguntei à Maria Nilza se ela estava confortável com as manifestações de carinho por parte dele e ela respondeu que sim, tratando tudo de forma muito natural”, explica.

No fim do ano passado, Osvaldo completou 100 anos e a equipe não queria que a data passasse em branco. Por isso, planejaram uma festa de aniversário para ele.

“Durante a organização, ele nos procurou para dizer que queria ficar noivo na ocasião, que já havia pedido sua curadora para comprar as alianças para pedir a mão da Maria Nilza em casamento. E ela havia aceitado. Em respeito ao desejo dos dois, ao que estavam manifestando naquele momento, providenciamos tudo para que, durante o aniversário, ele pudesse fazer esse pedido. Foi emocionante e eles ficaram muito agradecidos”, conta Débora.

O casal afirma ter planos de comprar uma casa em Juatuba, onde Maria Nilza tem uma filha, e contratar uma pessoa como cuidadora para os dois, pois reconhecem as limitações físicas de ambos e que precisam de ajuda no dia a dia. Mas antes, ela, que é evangélica, quer que o noivo se converta à sua religião.

“Só depois que ele batizar vamos casar. Ele sempre falava comigo que eu sou muito bonita. Por que você quis ficar noivo? Você gosta de mim?”, indagou Nilza. “Eu gosto de você. Desde a primeira vez eu gostei dela. Ela é bonita. Quando o café chega, a gente fica junto. Eu só fico perto dela. Temos que comprar casa e mobília primeiro”, respondeu Osvaldo.

Para mais informações sobre casamento clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: FHEMIG - Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais



Regularização de bens no Brasil e exterior fica mais simples

Foi publicada em 21 de novembro de 2025 a Lei nº 15.265/2025, que institui o Regime Especial de Atualização e Regularização Patrimonial (REARP).

Autor: Divulgação


Mudanças nas regras da Previdência elevam exigências para aposentadoria em 2026

Desde a Reforma da Previdência de 2019, o acesso à aposentadoria pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passou a sofrer ajustes anuais.

Autor: João Badari


Parcelar ou pagar à vista o IPTU e IPVA?

Planejamento financeiro para IPVA: pague à vista com desconto se tiver reserva. Se não, parcele, mas fuja de empréstimos e crédito!

Autor: Reinaldo Domingos


Maior período de compras: conheça seus direitos e evite golpes

O fenômeno da alta temporada de compras no Brasil é uma equação de dois lados: oportunidades únicas de consumo e um pico alarmante em fraudes e abusos.

Autor: Mateus Fogaça

Maior período de compras: conheça seus direitos e evite golpes

Direito de arrependimento nas compras online: hora de repensar o prazo de 7 dias

Comprar pela internet virou parte da nossa rotina. Do celular à geladeira, de roupas a passagens aéreas, tudo é adquirido com um clique.

Autor: Andrea Motolla

Direito de arrependimento nas compras online: hora de repensar o prazo de 7 dias

Black Friday: especialista alerta para riscos de endividamento e golpes

Especialista em finanças alerta que Black Friday de R$ bilhões aumenta risco de endividamento e golpes, expondo a falta de planejamento do consumidor.

Autor: Divulgação


Black Friday: fraude com NF-e expõe dados e gera boletos falsos

Criminosos usam chave de acesso da DANFE, exposta em embalagens de produtos, para replicar documentos fiscais e aplicar golpes de boletos.

Autor: Divulgação

Black Friday: fraude com NF-e expõe dados e gera boletos falsos

Fraude em boleto usa chave da NF-e e logística

Criminosos exploram a chave de acesso da DANFE, exposta em embalagens, para criar boletos falsos convincentes, alertam especialistas.

Autor: Divulgação

Fraude em boleto usa chave da NF-e e logística

Black Friday exige cautela contra o endividamento

Especialista alerta que o risco das promoções está no impulso e ensina a planejar os gastos para aproveitar a Black Friday sem comprometer o orçamento.

Autor: Divulgação


Reforma tributária eleva imposto de imagem e altera tributação de clubes

Nova tributação pode elevar imposto de direitos de imagem de atletas de 3,65% para mais de 35% com a adoção do IVA. Clubes-associação perdem isenção.

Autor: Divulgação

Reforma tributária eleva imposto de imagem e altera tributação de clubes

Impacto tributário do STF pode custar bilhões ao “streaming”

Netflix já anuncia ajuste contábil de US$ 619 milhões e ações caem.

Autor: Divulgação

Impacto tributário do STF pode custar bilhões ao “streaming”

Segurança em condomínios: 6 passos para blindar seu prédio contra invasões

Nos últimos anos, o número de invasões a condomínios vem se multiplicando, principalmente na cidade de São Paulo.

Autor: Divulgação