Grupo WhatsApp

Proibido na escola, celular tende a avançar em casa

Proibido na escola, celular tende a avançar em casa

29/01/2025 Divulgação

Efeito colateral depende mais de exemplo do que de conversa.

Proibido na escola, celular tende a avançar em casa

Com a proibição do uso de celulares nas escolas, inclusive no recreio e intervalos, a tendência é que, em casa, os adolescentes queiram ficar ainda mais tempo presos às telas, compensando o tempo de restrição.  

O psicólogo Renato Caminha alerta sobre esse possível “efeito colateral” e lembra que, mais do que as conversas, é o exemplo que define o comportamento das crianças e dos jovens. Ele falou sobre diálogo e empatia entre pais e filhos em um bate-papo online ao lado da escritora Thalita Rebouças.

“O modelo é a principal forma de transmissão de comportamento para os adolescentes, assim como para as crianças. Não adianta você falar o tempo todo que ele precisa deixar o celular e conversar com ele com a cabeça baixa, olhando para o seu aparelho”, alerta o terapeuta. “A mudança começa com os pais. O excesso de telas é um problema de saúde pública e temos que interferir sendo modelo.” 

No bate-papo promovido pelo Colégio Santo Anjo, uma das principais instituições de ensino do Paraná, eles destacaram também a importância de criar momentos de “desintoxicação” em família, sem celulares. “Aqui, a arte e a cultura podem ser um grande aliado. É um momento para ler, ver algo juntos. Estar disponível de fato para essa troca”, sugere Thalita.

É preciso ter em mente que parte da socialização dos adolescentes acontece justamente nas redes sociais ou aplicativos de conversa e, por isso, o caminho não é simplesmente proibir. “Mas com um diálogo aberto e validante, não de julgamentos, os pais conseguem estabelecer os limites.”

A Diretora do Colégio Santo Anjo, Siona Boiko Alves da Silva, lembra que, mesmo antes da regulamentação, a orientação da escola era que os alunos não usassem o aparelho no período de aula. Agora, a comunicação está sendo reforçada e professores e alunos serão orientados sobre os procedimentos. “Estamos produzindo placas orientativas com a informação da lei e, nas reuniões de início de ano, orientando pais e alunos”, explica. “Caso algum aluno use o celular, o aparelho será guardado pela equipe e devolvido apenas para a família, para que haja essa reorientação.”

Tempestades cerebrais

A dupla de especialistas também falou sobre a importância de os pais terem informação, empatia e paciência durante o período de adolescência dos filhos. “É preciso ter clareza que é um momento de transição da infância para a vida adulta e de formação e consolidação de personalidade. E as tempestades cerebrais pelas quais os adolescentes passam são potenciais desreguladores emocionais”, explica Caminha. “Os pais também estão vivendo uma espécie de luto pela perda da criança. É transformador para todos.” 

Para Thalita, é fundamental esse entendimento de que é uma fase passageira e de mudanças para todos. “Essa é uma hora em que eles precisam de colo e acolhimento. Mas que muitas vezes é justamente quando os pais se distanciam, mesmo que inconscientemente”, diz. “O grande desafio é não bater de frente, porque isso só provoca mais conflito. Os pais precisam promover uma escuta ativa e sem julgamentos. Porque muitas vezes, angustiados, querendo ajudar, eles acabam inclusive praticando bullying com os filhos.”

Foto: Divulgação/Freepik

Para mais informações sobre celular na escola clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Todos os nossos textos são publicados também no X e no  Facebook

Quem somos



Regularização de bens no Brasil e exterior fica mais simples

Foi publicada em 21 de novembro de 2025 a Lei nº 15.265/2025, que institui o Regime Especial de Atualização e Regularização Patrimonial (REARP).

Autor: Divulgação


Mudanças nas regras da Previdência elevam exigências para aposentadoria em 2026

Desde a Reforma da Previdência de 2019, o acesso à aposentadoria pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passou a sofrer ajustes anuais.

Autor: João Badari


Parcelar ou pagar à vista o IPTU e IPVA?

Planejamento financeiro para IPVA: pague à vista com desconto se tiver reserva. Se não, parcele, mas fuja de empréstimos e crédito!

Autor: Reinaldo Domingos


Maior período de compras: conheça seus direitos e evite golpes

O fenômeno da alta temporada de compras no Brasil é uma equação de dois lados: oportunidades únicas de consumo e um pico alarmante em fraudes e abusos.

Autor: Mateus Fogaça

Maior período de compras: conheça seus direitos e evite golpes

Direito de arrependimento nas compras online: hora de repensar o prazo de 7 dias

Comprar pela internet virou parte da nossa rotina. Do celular à geladeira, de roupas a passagens aéreas, tudo é adquirido com um clique.

Autor: Andrea Motolla

Direito de arrependimento nas compras online: hora de repensar o prazo de 7 dias

Black Friday: especialista alerta para riscos de endividamento e golpes

Especialista em finanças alerta que Black Friday de R$ bilhões aumenta risco de endividamento e golpes, expondo a falta de planejamento do consumidor.

Autor: Divulgação


Black Friday: fraude com NF-e expõe dados e gera boletos falsos

Criminosos usam chave de acesso da DANFE, exposta em embalagens de produtos, para replicar documentos fiscais e aplicar golpes de boletos.

Autor: Divulgação

Black Friday: fraude com NF-e expõe dados e gera boletos falsos

Fraude em boleto usa chave da NF-e e logística

Criminosos exploram a chave de acesso da DANFE, exposta em embalagens, para criar boletos falsos convincentes, alertam especialistas.

Autor: Divulgação

Fraude em boleto usa chave da NF-e e logística

Black Friday exige cautela contra o endividamento

Especialista alerta que o risco das promoções está no impulso e ensina a planejar os gastos para aproveitar a Black Friday sem comprometer o orçamento.

Autor: Divulgação


Reforma tributária eleva imposto de imagem e altera tributação de clubes

Nova tributação pode elevar imposto de direitos de imagem de atletas de 3,65% para mais de 35% com a adoção do IVA. Clubes-associação perdem isenção.

Autor: Divulgação

Reforma tributária eleva imposto de imagem e altera tributação de clubes

Impacto tributário do STF pode custar bilhões ao “streaming”

Netflix já anuncia ajuste contábil de US$ 619 milhões e ações caem.

Autor: Divulgação

Impacto tributário do STF pode custar bilhões ao “streaming”

Segurança em condomínios: 6 passos para blindar seu prédio contra invasões

Nos últimos anos, o número de invasões a condomínios vem se multiplicando, principalmente na cidade de São Paulo.

Autor: Divulgação