Grupo WhatsApp

‘Puranga Pesika’ ao 19 de abril indígena

‘Puranga Pesika’ ao 19 de abril indígena

18/04/2023 Elaine Santos

Qual era o rosto indígena da Amazônia que virava cinzas pela ação humana?

‘Puranga Pesika’ ao 19 de abril indígena

A Igreja buscava compreender, enquanto o mundo noticiava os incêndios. As vozes da floresta ecoaram, mas foi preciso deixar os estereótipos de lado para conhecer a diversidade daqueles que não são mais como os que estavam por aqui, em 1500, quando o Brasil foi encontrado.

Em uma manhã de setembro de 2019, toquei, pela primeira vez, o território sagrado dos povos originários, em São Gabriel da Cachoeira (AM), a cidade mais indígena do país, na área mais preservada da Amazônia brasileira. Ali compreendi que os saberes tradicionais, passados por gerações, mantêm a floresta em pé. Conhecimento esse que deveria ser protegido, também por nós, kara'ïwas (homem branco).

A paisagem exuberante e sua cultura peculiar encantam! Em meio à floresta, vilarejos de casas de madeira e animais silvestres criados como domésticos. Cada família tem seu lar e o trabalho vem do cultivo da terra. A comida é feita na panela, mas no fogão a lenha. Sementes, penas e cascas se transformam em artesanato. A cultura indígena ensina o reaproveitamento integral daquilo que a natureza oferece.

Na área urbana, construções de concreto e rostos parecidos, como se fossem parentes entre si. Havia farmácia, padaria, mercadinho, agência bancária, muitas lojas de roupas e utensílios, um pequeno hotel e a igreja às margens do Rio Negro. O único hospital, administrado pelo Exército, adaptou a medicina do branco para atender os indígenas, mas não há estrutura para casos urgentes. Em situações mais graves, os pacientes são transferidos para a capital, Manaus, que fica a três dias de barco ou duas horas de voo.

O sinal de telefonia é precário. Os mais jovens gostam de hip-hop e street-dance. Há muitos indígenas nascidos na cidade que não aprenderam a língua de seus antepassados. Português é o idioma predominante, embora o município de 45 mil habitantes tenha outras quatro línguas indígenas oficiais. As 23 etnias e seus dialetos revelam a diversidade e riqueza cultural dos povos.

A alfabetização é feita na língua local, o português é aprendido como outro idioma. Alguns alunos usavam uniformes, outros estavam de pés no chão, o professor indígena ensinava sem camisa.

"Purãga Pesika” é o cumprimento de boas-vindas, na língua-geral nheengatu. ‘Kwekatú reté’ (obrigada) é a resposta. A recepção indígena aos visitantes é com músicas e danças. Eles não querem as terras exploradas, desejam construir um futuro sustentável com o que é deles por direito. Há uma tristeza na fala quando se referem à destruição da floresta. Degradar a terra não está na essência dos povos originários.

A voadeira, uma pequena embarcação, é o principal meio de transporte. Há lugares tão distantes dentro da mesma localidade que se levam dois dias para chegar. Esse é um dos desafios da igreja local, que tenta passar da visita à permanência. A evangelização, em meio às diferenças culturais, tem um longo caminho a percorrer. É preciso vencer as barreiras não-visíveis para despertar novas vocações autóctones. Há muitos que ainda precisam ser evangelizados. Há também indígenas católicos, batizados, à espera da presença da igreja.

O respeito às diferenças, a sabedoria ancestral e a relação harmoniosa com a criação encontram sentido quando compreendemos que 19 de abril não é um dia de celebração, mas de luta e resistência. Palavra tem significado e vida. Indígena não quer ser chamado de índio. A troca do nome da Funai para Fundação Nacional dos Povos Indígenas e a criação de um Ministério que os representem, trouxeram mais inclusão e valorização da diversidade de cada povo descendente dos primeiros habitantes desta terra.

Os povos originários querem reescrever a própria história, com a dignidade e o respeito que merecem. O rosto amazônico da Igreja se revela na sacralidade que não pode ser mudada, mas adaptada à compreensão de todos.

* Elaine Santos é repórter do Telejornal Canção Nova Notícias. A jornalista esteve na região amazônica, para uma série de reportagens especiais durante o Sínodo da Amazônia, em 2019.

Para mais informações sobre diversidade clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Fundação João Paulo II / Canção Nova



Regularização de bens no Brasil e exterior fica mais simples

Foi publicada em 21 de novembro de 2025 a Lei nº 15.265/2025, que institui o Regime Especial de Atualização e Regularização Patrimonial (REARP).

Autor: Divulgação


Mudanças nas regras da Previdência elevam exigências para aposentadoria em 2026

Desde a Reforma da Previdência de 2019, o acesso à aposentadoria pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passou a sofrer ajustes anuais.

Autor: João Badari


Parcelar ou pagar à vista o IPTU e IPVA?

Planejamento financeiro para IPVA: pague à vista com desconto se tiver reserva. Se não, parcele, mas fuja de empréstimos e crédito!

Autor: Reinaldo Domingos


Maior período de compras: conheça seus direitos e evite golpes

O fenômeno da alta temporada de compras no Brasil é uma equação de dois lados: oportunidades únicas de consumo e um pico alarmante em fraudes e abusos.

Autor: Mateus Fogaça

Maior período de compras: conheça seus direitos e evite golpes

Direito de arrependimento nas compras online: hora de repensar o prazo de 7 dias

Comprar pela internet virou parte da nossa rotina. Do celular à geladeira, de roupas a passagens aéreas, tudo é adquirido com um clique.

Autor: Andrea Motolla

Direito de arrependimento nas compras online: hora de repensar o prazo de 7 dias

Black Friday: especialista alerta para riscos de endividamento e golpes

Especialista em finanças alerta que Black Friday de R$ bilhões aumenta risco de endividamento e golpes, expondo a falta de planejamento do consumidor.

Autor: Divulgação


Black Friday: fraude com NF-e expõe dados e gera boletos falsos

Criminosos usam chave de acesso da DANFE, exposta em embalagens de produtos, para replicar documentos fiscais e aplicar golpes de boletos.

Autor: Divulgação

Black Friday: fraude com NF-e expõe dados e gera boletos falsos

Fraude em boleto usa chave da NF-e e logística

Criminosos exploram a chave de acesso da DANFE, exposta em embalagens, para criar boletos falsos convincentes, alertam especialistas.

Autor: Divulgação

Fraude em boleto usa chave da NF-e e logística

Black Friday exige cautela contra o endividamento

Especialista alerta que o risco das promoções está no impulso e ensina a planejar os gastos para aproveitar a Black Friday sem comprometer o orçamento.

Autor: Divulgação


Reforma tributária eleva imposto de imagem e altera tributação de clubes

Nova tributação pode elevar imposto de direitos de imagem de atletas de 3,65% para mais de 35% com a adoção do IVA. Clubes-associação perdem isenção.

Autor: Divulgação

Reforma tributária eleva imposto de imagem e altera tributação de clubes

Impacto tributário do STF pode custar bilhões ao “streaming”

Netflix já anuncia ajuste contábil de US$ 619 milhões e ações caem.

Autor: Divulgação

Impacto tributário do STF pode custar bilhões ao “streaming”

Segurança em condomínios: 6 passos para blindar seu prédio contra invasões

Nos últimos anos, o número de invasões a condomínios vem se multiplicando, principalmente na cidade de São Paulo.

Autor: Divulgação