Grupo WhatsApp

Que venha o técnico estrangeiro…

Que venha o técnico estrangeiro…

19/12/2022 Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves

Acabou – para nós, brasileiros – a Copa do Mundo do Qatar.

Em vez do esperado hexa, resta-nos apenas assistir as partidas dos ex-adversários e a possível final entre França e Argentina. A Seleção Brasileira, única detentora de cinco títulos, não vem correspondendo à sua gloriosa historia e há 20 anos, não passa do 4º lugar (2014). Agora ficou em 7º sua segunda pior classificação, só batida pela de 1934, quando terminamos em 14º. A última grande alegria dada ao torcedor foi em 2002, quando ganhamos o penta em Yokohama (Japão).

Os feitos da Seleção de 1950 – vice-campeã – e das de 1958, 62, 70, 94 e 2002, quando ganhamos a taça, sustentaram a imagem de “país do futebol”, que embalou o sonho de gerações. Naquela época, no entanto, já havia quem observasse que vivíamos um bom momento mas isso poderia mudar. E foi o que aconteceu. A Europa passou a investir alto no futebol, seus times atraíram jogadores de todo o mundo, inclusive os melhores do futebol brasileiro e acabou estabelecida uma nova realidade no esporte. E o Brasil continuou no velho esquema, principalmente na Seleção. Enquanto outros países buscam técnicos no mercado internacional, ficamos com a solução caseira e deu no que deu. Tite hoje é xingado pelo que não conseguiu realizar nas duas Copas que comandou nossa equipe. Mas, muito provavelmente, seja quem menos culpa tem em toda a situação. Hoje clama-se pela busca de um técnico estrangeiro para substituí-lo. E o argumento é que isso tem dado certo a times brasileiros que tem ido à Europa e a outros países buscar seus treinadores e respectivas equipes.    

Fiore Gigliotti, o brilhante  narrador esportivo,  dizia, lá nos anos 90, que logo veríamos times africanos despontando no futebol, e justificava sua previsão com o fato de os países da área estarem melhorando as condições de vida da população e a alimentação do povo que, com sua boa genética, faria sucesso. Cheguei a pensar que a previsão não se cumpria, mas Camarões e Marrocos, na atual Copa, mostram que demorou um pouco, mas meu saudoso amigo estava certo...

Assim como a economia, a política, a tecnologia e as relações entre os países, o futebol também se globalizou. A CBF (Confederação  Brasileira de Futebol), que tem passado por muitas transformações, também precisa entrar no  novo clima. Da mesma forma que os nossos jogadores – atraídos por elevados salários – se internacionalizam, é preciso abrir as portas e criar facilidades para o futebol brasileiro buscar no mercado  ao redor do mundo os craques, treinadores e outros profissionais que necessita. O nacionalismo não é uma boa opção para quem atua num ambiente globalizado. Enquanto não entrar para valer na pauta internacional das contratações, em vez de só apenas vender jogadores para fazer caixa, o futebol brasileiro estará perdendo sua força e, se nada for feito, logo não teremos mais a coragem de nos qualificar como país do futebol. Que venham os estrangeiros. Da mesma forma que exporta, o nosso futebol deve também importar estrelas. Só assim poderá se manter como a alegria do povo...
 
* Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo).]

Para mais informações sobre futebol clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: ASPOMIL



Parcelar ou pagar à vista o IPTU e IPVA?

Planejamento financeiro para IPVA: pague à vista com desconto se tiver reserva. Se não, parcele, mas fuja de empréstimos e crédito!

Autor: Reinaldo Domingos


Maior período de compras: conheça seus direitos e evite golpes

O fenômeno da alta temporada de compras no Brasil é uma equação de dois lados: oportunidades únicas de consumo e um pico alarmante em fraudes e abusos.

Autor: Mateus Fogaça

Maior período de compras: conheça seus direitos e evite golpes

Direito de arrependimento nas compras online: hora de repensar o prazo de 7 dias

Comprar pela internet virou parte da nossa rotina. Do celular à geladeira, de roupas a passagens aéreas, tudo é adquirido com um clique.

Autor: Andrea Motolla

Direito de arrependimento nas compras online: hora de repensar o prazo de 7 dias

Black Friday: especialista alerta para riscos de endividamento e golpes

Especialista em finanças alerta que Black Friday de R$ bilhões aumenta risco de endividamento e golpes, expondo a falta de planejamento do consumidor.

Autor: Divulgação


Black Friday: fraude com NF-e expõe dados e gera boletos falsos

Criminosos usam chave de acesso da DANFE, exposta em embalagens de produtos, para replicar documentos fiscais e aplicar golpes de boletos.

Autor: Divulgação

Black Friday: fraude com NF-e expõe dados e gera boletos falsos

Fraude em boleto usa chave da NF-e e logística

Criminosos exploram a chave de acesso da DANFE, exposta em embalagens, para criar boletos falsos convincentes, alertam especialistas.

Autor: Divulgação

Fraude em boleto usa chave da NF-e e logística

Black Friday exige cautela contra o endividamento

Especialista alerta que o risco das promoções está no impulso e ensina a planejar os gastos para aproveitar a Black Friday sem comprometer o orçamento.

Autor: Divulgação


Reforma tributária eleva imposto de imagem e altera tributação de clubes

Nova tributação pode elevar imposto de direitos de imagem de atletas de 3,65% para mais de 35% com a adoção do IVA. Clubes-associação perdem isenção.

Autor: Divulgação

Reforma tributária eleva imposto de imagem e altera tributação de clubes

Impacto tributário do STF pode custar bilhões ao “streaming”

Netflix já anuncia ajuste contábil de US$ 619 milhões e ações caem.

Autor: Divulgação

Impacto tributário do STF pode custar bilhões ao “streaming”

Segurança em condomínios: 6 passos para blindar seu prédio contra invasões

Nos últimos anos, o número de invasões a condomínios vem se multiplicando, principalmente na cidade de São Paulo.

Autor: Divulgação


Justiça condena pai que impediu mãe de ir ao batismo

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) manteve a condenação do pai por ter excluído a mãe da cerimônia religiosa do filho.

Autor: Divulgação

Justiça condena pai que impediu mãe de ir ao batismo

Portugal cancela visto de procura de trabalho

Nova lei suspende modalidade migratória mais usada por brasileiros, afetando milhares e travando setores da economia portuguesa.

Autor: Divulgação