Grupo WhatsApp

Segurança digital enterra velha técnica do ‘cara-crachá’

Segurança digital enterra velha técnica do ‘cara-crachá’

11/10/2022 Maria Cristina Diez

No início dos anos 2000, ficou famoso no Brasil o bordão ‘cara-crachá’, inspirado no quadro de um programa de comédia que passava na TV aos sábados à noite.

Segurança digital enterra velha técnica do ‘cara-crachá’

‘Cara-crachá’, para quem não sabe, era a “tecnologia” usada por um porteiro para impedir a entrada de visitantes indesejados. Ou seja, ele exigia que a foto que aparecia no crachá fosse a mesma do sujeito que se apresentava diante dele. O que nunca coincidia, já que gostava de barrar os ‘intrusos’.

Brincadeiras à parte, o ‘cara-crachá’ na base do “olhômetro” de fato perdurou por décadas, não apenas para o controle do acesso de pessoas a locais privados, como condomínios residenciais e comerciais, mas também para empréstimos bancários, transações comerciais, compra e venda de imóveis, emissão de documentos e por aí vai. Isso nos permite imaginar como deveria ser fácil fraudar esses sistemas. Por isso, a digitalização de serviços básicos acabou trazendo grandes revoluções também para a proteção dos dados.

A tecnologia digital expandiu a vigilância contra fraudadores e reduziu o tempo de averiguação na etapa de onboarding. O cara-crachá ainda existe, mas hoje é altamente avançado e preciso em sua averiguação. A MostID, ferramenta que reúne soluções de segurança da Most, é um grande exemplo do que a inteligência artificial pode realizar nesse sentido.

Um de seus recursos consiste em exigir que o usuário apresente uma foto de um documento pessoal. Feito isso, a máquina inicia uma leitura precisa que analisa instantaneamente a qualidade da imagem. Em seguida, ela identifica o tipo de documento e faz um tratamento da imagem. Os motores de extração de dados então entram em cena, e fazem uma ampla investigação para identificar o portador e, assim, evitar fraudes e outros tipos de riscos à empresa.

Além da verificação através de uma imagem do documento, existe também a possibilidade de iniciar esse cruzamento de dados pelo reconhecimento facial. Essa comparação consiste em analisar o rosto real em relação ao do documento, técnica conhecida como Face Match. Sim, exatamente como o ‘cara-crachá’! Com a diferença que a comparação agora é totalmente automatizada, e as extrações reúnem chances de acerto acima dos 98%.

São resultados tão robustos quanto o Background Check, que faz uma leitura completa do histórico do indivíduo em poucos segundos apenas pelas informações faciais, dando celeridade e ao mesmo tempo confiabilidade em relações financeiras que exigem o máximo de segurança. Ou seja, um procedimento que demandava até mesmo dias hoje pode ser feito de forma rápida e eficaz, diminuindo drasticamente o tempo de espera dos clientes.

São muitas as ferramentas disponíveis quando se trata de segurança digital. Não por acaso, os investimentos neste setor crescem substancialmente a cada dia, modificando as experiências entre empresa e usuário e reduzindo os riscos de fraudes que acabam contaminando essa relação. Hoje, o velho ‘cara-crachá’, feito pelos olhos do porteiro, do gerente de banco ou de um servidor público, tende a existir mesmo só numa cena de comédia.

* Maria Cristina Diez é engenheira de softwares e diretora comercial e de marketing da Most Specialist Technologies.

Para mais informações sobre Segurança digital clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Naves Coelho Comunicação



Regularização de bens no Brasil e exterior fica mais simples

Foi publicada em 21 de novembro de 2025 a Lei nº 15.265/2025, que institui o Regime Especial de Atualização e Regularização Patrimonial (REARP).

Autor: Divulgação


Mudanças nas regras da Previdência elevam exigências para aposentadoria em 2026

Desde a Reforma da Previdência de 2019, o acesso à aposentadoria pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passou a sofrer ajustes anuais.

Autor: João Badari


Parcelar ou pagar à vista o IPTU e IPVA?

Planejamento financeiro para IPVA: pague à vista com desconto se tiver reserva. Se não, parcele, mas fuja de empréstimos e crédito!

Autor: Reinaldo Domingos


Maior período de compras: conheça seus direitos e evite golpes

O fenômeno da alta temporada de compras no Brasil é uma equação de dois lados: oportunidades únicas de consumo e um pico alarmante em fraudes e abusos.

Autor: Mateus Fogaça

Maior período de compras: conheça seus direitos e evite golpes

Direito de arrependimento nas compras online: hora de repensar o prazo de 7 dias

Comprar pela internet virou parte da nossa rotina. Do celular à geladeira, de roupas a passagens aéreas, tudo é adquirido com um clique.

Autor: Andrea Motolla

Direito de arrependimento nas compras online: hora de repensar o prazo de 7 dias

Black Friday: especialista alerta para riscos de endividamento e golpes

Especialista em finanças alerta que Black Friday de R$ bilhões aumenta risco de endividamento e golpes, expondo a falta de planejamento do consumidor.

Autor: Divulgação


Black Friday: fraude com NF-e expõe dados e gera boletos falsos

Criminosos usam chave de acesso da DANFE, exposta em embalagens de produtos, para replicar documentos fiscais e aplicar golpes de boletos.

Autor: Divulgação

Black Friday: fraude com NF-e expõe dados e gera boletos falsos

Fraude em boleto usa chave da NF-e e logística

Criminosos exploram a chave de acesso da DANFE, exposta em embalagens, para criar boletos falsos convincentes, alertam especialistas.

Autor: Divulgação

Fraude em boleto usa chave da NF-e e logística

Black Friday exige cautela contra o endividamento

Especialista alerta que o risco das promoções está no impulso e ensina a planejar os gastos para aproveitar a Black Friday sem comprometer o orçamento.

Autor: Divulgação


Reforma tributária eleva imposto de imagem e altera tributação de clubes

Nova tributação pode elevar imposto de direitos de imagem de atletas de 3,65% para mais de 35% com a adoção do IVA. Clubes-associação perdem isenção.

Autor: Divulgação

Reforma tributária eleva imposto de imagem e altera tributação de clubes

Impacto tributário do STF pode custar bilhões ao “streaming”

Netflix já anuncia ajuste contábil de US$ 619 milhões e ações caem.

Autor: Divulgação

Impacto tributário do STF pode custar bilhões ao “streaming”

Segurança em condomínios: 6 passos para blindar seu prédio contra invasões

Nos últimos anos, o número de invasões a condomínios vem se multiplicando, principalmente na cidade de São Paulo.

Autor: Divulgação