Grupo WhatsApp

Tite: muita estratégia e pouca coragem

Tite: muita estratégia e pouca coragem

10/07/2018 Alexandre Prates

Um gestor precisa fazer a coisa certa na hora certa!

Tite: muita estratégia e pouca coragem

Quem me acompanha sabe que assim como o Tite eu sou um adepto ao foco no desempenho. Em diversas declarações, o técnico da seleção brasileira enfatizou a importância de analisar e atuar nas diversas variáveis que envolvem o jogo, afinal, o resultado é consequência. Eu concordo com isso. E o Tite, em seus inúmeros discursos mostrou estar no controle da situação.

Eu não duvido que as variáveis estivessem todas mapeadas, que as ações foram bem planejadas, mas uma coisa é fato: estratégia sem coragem para fazer o que precisa ser feito, não gera um pleno desempenho e resultados.

Um gestor precisa fazer a coisa certa na hora certa!

O Tite não conhecia o temperamento do Neymar? Será que essa não foi uma variável analisada? Foram três jogos de quedas, firulas, encenações e provocações com os adversários. Somente nos dois últimos jogos, o Neymar decidiu se portar como um profissional do seu porte. As firulas tinham que ser sanadas no primeiro intervalo. “Mas e se isso desmotivar o Neymar?”. Tire o Neymar. Um membro do time não pode – jamais – ser desculpa para a subserviência do gestor.

O Gabriel Jesus é um craque, isso é incontestável. Os analistas de futebol disseram que ele estava jogando bem, se apresentando, movimentando etc. Mas ele é um camisa 9, espera-se que faça gols. Roberto Firmino o substituiu no jogo contra a seleção do México e marcou um gol alguns minutos depois. Obviamente, está em uma melhor fase. Um gestor precisa saber avaliar isso e dar a oportunidade para quem está em uma melhor fase. Isso não quer dizer que descartarei um craque, mas é preciso saber a hora de utilizar as peças que possui. Foram quatro jogos sem gols, precisamos perder no quinto para perceber que faltou um goleador no time? “Mas ele é boa pessoa, não quero que sinta-se mal”. Pensar nas pessoas é digno, mas se isso prejudica a estratégia, você deixou de pensar em todas as outras que dependiam da sua decisão.

E outa coisa, que história é essa de um capitão por jogo? Como isso? Todo time precisa de um líder e no futebol, o capitão tem esse papel. Como podemos chegar em uma Copa do Mundo sem um líder forte, um capitão que o time ouça e respeite? Um time sem líder não tem referência e, quando a pressão se apresenta, alguém precisa chamar a responsabilidade, erguer o time, ser a voz que acalma e motiva.

Como um bom corinthiano, sou fã do Tite, mas é nítido que ele tinha a estratégia nas mãos, mas faltou ser um gestor, de fato. Decisões difíceis precisam ser tomadas sem postergação. Os problemas não se resolvem, você resolve os problemas.

E para finalizar, um ponto de atenção e aprendizado para todos nós: não se exponha mais do que o necessário. Isso traz uma pressão desnecessária para você e todo o time. Será que era a hora do Tite fazer tantas campanhas publicitárias? O Neymar realmente precisava daqueles diversos cortes de cabelo? As famílias dos jogadores realmente deveriam estar tão presentes com os atletas? Quando vivemos a pressão de um momento importante, cuidar do nosso foco é fundamental? Tudo o que não contribuí com o desempenho deve ser evitado.

Eu sinceramente espero que a CBF não afaste o Tite, pois o maior erro de todos é não aproveitar a curva de aprendizado que a derrota pode proporcionar.

Texto: Alexandre Prates



Regularização de bens no Brasil e exterior fica mais simples

Foi publicada em 21 de novembro de 2025 a Lei nº 15.265/2025, que institui o Regime Especial de Atualização e Regularização Patrimonial (REARP).

Autor: Divulgação


Mudanças nas regras da Previdência elevam exigências para aposentadoria em 2026

Desde a Reforma da Previdência de 2019, o acesso à aposentadoria pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passou a sofrer ajustes anuais.

Autor: João Badari


Parcelar ou pagar à vista o IPTU e IPVA?

Planejamento financeiro para IPVA: pague à vista com desconto se tiver reserva. Se não, parcele, mas fuja de empréstimos e crédito!

Autor: Reinaldo Domingos


Maior período de compras: conheça seus direitos e evite golpes

O fenômeno da alta temporada de compras no Brasil é uma equação de dois lados: oportunidades únicas de consumo e um pico alarmante em fraudes e abusos.

Autor: Mateus Fogaça

Maior período de compras: conheça seus direitos e evite golpes

Direito de arrependimento nas compras online: hora de repensar o prazo de 7 dias

Comprar pela internet virou parte da nossa rotina. Do celular à geladeira, de roupas a passagens aéreas, tudo é adquirido com um clique.

Autor: Andrea Motolla

Direito de arrependimento nas compras online: hora de repensar o prazo de 7 dias

Black Friday: especialista alerta para riscos de endividamento e golpes

Especialista em finanças alerta que Black Friday de R$ bilhões aumenta risco de endividamento e golpes, expondo a falta de planejamento do consumidor.

Autor: Divulgação


Black Friday: fraude com NF-e expõe dados e gera boletos falsos

Criminosos usam chave de acesso da DANFE, exposta em embalagens de produtos, para replicar documentos fiscais e aplicar golpes de boletos.

Autor: Divulgação

Black Friday: fraude com NF-e expõe dados e gera boletos falsos

Fraude em boleto usa chave da NF-e e logística

Criminosos exploram a chave de acesso da DANFE, exposta em embalagens, para criar boletos falsos convincentes, alertam especialistas.

Autor: Divulgação

Fraude em boleto usa chave da NF-e e logística

Black Friday exige cautela contra o endividamento

Especialista alerta que o risco das promoções está no impulso e ensina a planejar os gastos para aproveitar a Black Friday sem comprometer o orçamento.

Autor: Divulgação


Reforma tributária eleva imposto de imagem e altera tributação de clubes

Nova tributação pode elevar imposto de direitos de imagem de atletas de 3,65% para mais de 35% com a adoção do IVA. Clubes-associação perdem isenção.

Autor: Divulgação

Reforma tributária eleva imposto de imagem e altera tributação de clubes

Impacto tributário do STF pode custar bilhões ao “streaming”

Netflix já anuncia ajuste contábil de US$ 619 milhões e ações caem.

Autor: Divulgação

Impacto tributário do STF pode custar bilhões ao “streaming”

Segurança em condomínios: 6 passos para blindar seu prédio contra invasões

Nos últimos anos, o número de invasões a condomínios vem se multiplicando, principalmente na cidade de São Paulo.

Autor: Divulgação