Grupo WhatsApp

“Uma luz ao final do túnel para a retomada da economia”

“Uma luz ao final do túnel para a retomada da economia”

07/08/2021 Marcelo Reis

Os últimos números de Abril do IBGE já mostram que o efeito da vacinação e a diminuição do lockdown em alguns locais já traz números positivos a vários setores da economia.

“Uma luz ao final do túnel para a retomada da economia”

Uma luz ao final do túnel para a retomada da economia

- Por Macelo Reis – consultor e gestor empresarial

Os últimos números de abril do IBGE já mostram que o efeito da vacinação e a diminuição do lockdown em alguns locais já traz números positivos a vários setores da economia.

O consumidor aos poucos vai retornando ao comércio e aos escritórios, as viagens também vão sendo restabelecidas e o consumidor vai em busca do consumo represado. Represado para comprar coisas que nos últimos meses não fizeram sentido, mas também ele vai em busca de adquirir produtos que viu que eram importantes nas residências e que não tinha.

Analisando os números, vemos o crescimento muito acentuado na área de vestuário, papelaria e artigos pessoais, o que corrobora que temos sim uma demanda reprimida e que com a diminuição do isolamento e o aumento da vacinação os clientes vão novamente se aventurando as compras. O retorno, mesmo que ainda faseado, de volta aos escritórios também faz com que as pessoas queiram se preparar para o retorno com roupas e acessórios novos.

O período de isolamento também fez com que as pessoas vissem a necessidade de aprimorar suas residências para que possam ter mais conforto através da aquisição de novos produtos ou reorganizando a casa com obras. Este movimento está espelhado no aumento de vendas no item de materiais de construção e eletrodomésticos.

O curioso também é ver que pelo lado de tendências, antes da pandemia existia um movimento muito forte pelo aumento do transporte público e a utilização de táxis e ubers. Vemos que o aumento de vendas na área de veículos foi muito significativo em Abril e com o trauma da pandemia e a necessidade das pessoas retornarem aos escritórios e ao comércio de forma em geral, elas estão preferindo investir num modelo de transporte próprio para reduzir o risco de contaminação.

O consumidor mudou e o mundo das vendas do varejo está mudando de maneira muito rápida. A disparada pelo consumo via ecommerce não é apenas um modismo causado pela pandemia. Esta parcela de consumo já era esperada no médio prazo, mas foi acelerada. Aquelas pessoas que não tinham o hábito ou preferiam a zona de conforto e não comprar pelo meio digital, foram obrigadas a migrar para estas plataformas. E, a maioria gostou, pois, a compra digital libera tempo para que foquem em coisas mais importantes.

Por outro lado, a competição varejista que antes era “no porta a porta”, se transformou numa batalha global. Os clientes agora compram pelo ecommerce do outro lado do mundo e com preços muito mais acessíveis que compram aqui. O seu concorrente agora pode ser um vendedor na China, na Índia... e, não pense que são para produtos de alto valor, a grande massa de pedidos importados tem um ticket médio baixo.

Logo, vemos que as vendas estão retornando, que vemos uma luz no final do túnel para que a economia retorne a girar, mas não ache que o consumidor é o mesmo. Competição agressiva, busca por fidelização e encantamento ao cliente, serviço de alta performance e principalmente a presença no mundo digital serão primordiais para a sobrevivência neste período pós pandemia.

* Marcelo Reis é Founder da MR16, Consultor empresarial especializado em gestão e vendas. Graduado em Análise de SIstemas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Possui pós-graduação em Marketing pela Universidade Candido Mendes. Tem formação de MBA Executivo e fez o Programa de Desenvolvimento de Conselheiros pelo Fundação Dom Cabral.

Para mais informações sobre Economia clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!



Regularização de bens no Brasil e exterior fica mais simples

Foi publicada em 21 de novembro de 2025 a Lei nº 15.265/2025, que institui o Regime Especial de Atualização e Regularização Patrimonial (REARP).

Autor: Divulgação


Mudanças nas regras da Previdência elevam exigências para aposentadoria em 2026

Desde a Reforma da Previdência de 2019, o acesso à aposentadoria pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passou a sofrer ajustes anuais.

Autor: João Badari


Parcelar ou pagar à vista o IPTU e IPVA?

Planejamento financeiro para IPVA: pague à vista com desconto se tiver reserva. Se não, parcele, mas fuja de empréstimos e crédito!

Autor: Reinaldo Domingos


Maior período de compras: conheça seus direitos e evite golpes

O fenômeno da alta temporada de compras no Brasil é uma equação de dois lados: oportunidades únicas de consumo e um pico alarmante em fraudes e abusos.

Autor: Mateus Fogaça

Maior período de compras: conheça seus direitos e evite golpes

Direito de arrependimento nas compras online: hora de repensar o prazo de 7 dias

Comprar pela internet virou parte da nossa rotina. Do celular à geladeira, de roupas a passagens aéreas, tudo é adquirido com um clique.

Autor: Andrea Motolla

Direito de arrependimento nas compras online: hora de repensar o prazo de 7 dias

Black Friday: especialista alerta para riscos de endividamento e golpes

Especialista em finanças alerta que Black Friday de R$ bilhões aumenta risco de endividamento e golpes, expondo a falta de planejamento do consumidor.

Autor: Divulgação


Black Friday: fraude com NF-e expõe dados e gera boletos falsos

Criminosos usam chave de acesso da DANFE, exposta em embalagens de produtos, para replicar documentos fiscais e aplicar golpes de boletos.

Autor: Divulgação

Black Friday: fraude com NF-e expõe dados e gera boletos falsos

Fraude em boleto usa chave da NF-e e logística

Criminosos exploram a chave de acesso da DANFE, exposta em embalagens, para criar boletos falsos convincentes, alertam especialistas.

Autor: Divulgação

Fraude em boleto usa chave da NF-e e logística

Black Friday exige cautela contra o endividamento

Especialista alerta que o risco das promoções está no impulso e ensina a planejar os gastos para aproveitar a Black Friday sem comprometer o orçamento.

Autor: Divulgação


Reforma tributária eleva imposto de imagem e altera tributação de clubes

Nova tributação pode elevar imposto de direitos de imagem de atletas de 3,65% para mais de 35% com a adoção do IVA. Clubes-associação perdem isenção.

Autor: Divulgação

Reforma tributária eleva imposto de imagem e altera tributação de clubes

Impacto tributário do STF pode custar bilhões ao “streaming”

Netflix já anuncia ajuste contábil de US$ 619 milhões e ações caem.

Autor: Divulgação

Impacto tributário do STF pode custar bilhões ao “streaming”

Segurança em condomínios: 6 passos para blindar seu prédio contra invasões

Nos últimos anos, o número de invasões a condomínios vem se multiplicando, principalmente na cidade de São Paulo.

Autor: Divulgação