Grupo WhatsApp

5 dicas para criar e-mail marketing com o uso da IA

5 dicas para criar e-mail marketing com o uso da IA

12/02/2024 Lívia Barreto

Será que é possível otimizar uma prática tão criativa como o envio de e-mail marketing? Com a inteligência artificial em ação, a resposta é sim!

5 dicas para criar e-mail marketing com o uso da IA

Na verdade, vários processos que envolvem a criação de uma campanha, desde o planejamento até o monitoramento, podem ser melhorados com essa poderosa tecnologia. Sem contar que, empresas que continuam investindo em transformação digital apresentam um Ebitda cinco vezes maior do que aquelas que não exploram constantes inovações.  

Quantos e-mails, por exemplo, você recebe por dia? Provavelmente muitos e todos competem pela sua atenção e intenção de compra. Para se destacar na caixa de entrada, antes de tudo, é preciso elaborar um bom título. Mas convenhamos que a demanda acelerada para a criação de frases curtas, marcantes e que gerem curiosidade sobrecarrega a rotina de profissionais e a mente de qualquer um.   

É justamente nesse cenário que a IA se torna uma aliada de peso. No entanto, não basta apenas dar um simples comando a ela em busca do melhor resultado. É preciso ter cuidados específicos e transmitir os recursos adequados para que a ferramenta consiga entregar opções realmente viáveis. Por isso, vale se atentar a cinco dicas que podem fazer a diferença nesse processo.  

Escolha a plataforma ideal  

Uma vez que os objetivos e o público-alvo estão traçados, é possível escolher a ferramenta de IA que mais se alinha com eles. Uma boa sugestão é criar alguns temas fictícios para um teste e aplicar o mesmo prompt em diversas plataformas. A que oferecer as melhores respostas é provavelmente a mais indicada para o seu projeto. Vale colocar na lista de possibilidades o ChatGPT, o Copywriting AI e a Writesonic, que são referências nesse segmento.  

Intensifique a coleta de dados  

Agora é hora de conferir relatórios antigos para verificar qual tipo de assunto de e-mail teve mais sucesso entre o público. Quanto mais informações tiver, mais dados promissores vai conseguir transmitir para a inteligência artificial.  

Forneça o direcionamento certo  

O maior diferencial da IA é a sua capacidade de aprender com os próprios erros e acertos. Portanto, nada mais justo do que direcionar a ferramenta para reconhecer os padrões e as preferências do seu público. Se esse passo for executado corretamente, as sugestões serão muito mais precisas, principalmente se houver atualização constante dos resultados dos títulos anteriores feitos pela própria tecnologia.  

Escolha de parâmetros  

Os parâmetros de IA se referem à inclusão de palavras-chaves, gatilhos de venda ou elementos de personalização em geral que fazem sentido para o seu público-alvo. Importante ressaltar que também é possível incluir características como número de caracteres, estilo, uso de emojis ou o que julgar necessário para chamar a atenção dos leads.   

Geração de títulos: hora de partir para a ação  

Agora que já sabe como criar assunto de e-mail com inteligência artificial, é fundamental praticar. Vale a pena, por exemplo, pedir para a tecnologia refazer o processo diversas vezes, modificando pontos que ainda não estão de acordo com a sua expectativa. Uma boa tática é fazer o seu pedido com um número específico de opções.  

* Lívia Barreto é diretora de Marketing da Dinamize.

Para mais informações sobre marketing clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: NB Press Comunicação



A virada fiscal: como a reforma tributária impulsiona a digitalização das empresas

A preparação para a reforma tributária começa pelo mapeamento minucioso dos fluxos críticos.

Autor: Cláudio Costa


Como adentrar no universo 4.0 com confiança e sem hesitação

A digitalização na Indústria deixou de ser tendência e passou a requisito para a competividade.

Autor: Hernane Cauduro

Como adentrar no universo 4.0 com confiança e sem hesitação

Presença digital não basta: como transformar visibilidade em negócios

Toda empresa hoje está praticamente inserida no ambiente digital por um perfil institucional no LinkedIn, Instagram, Tic Toc, X, ou com seu próprio site ou canal no Youtube.

Autor: Marcelo Freitas

Presença digital não basta: como transformar visibilidade em negócios

UFMG cria app para reabilitar homens

App IUProst®, 100% brasileiro e gratuito, usa gamificação para reabilitar pacientes de câncer de próstata com incontinência urinária e sexual.

Autor: Divulgação

UFMG cria app para reabilitar homens

Por que as empresas estão investindo em MDM (Mobile Device Management)

Com o avanço do trabalho remoto e o uso crescente de dispositivos móveis nas empresas, aumenta também a preocupação com a segurança e a gestão desses equipamentos.

Autor: Paulo Amorim

Por que as empresas estão investindo em MDM (Mobile Device Management)

Golpes digitais crescem: como a geração 50+ se protege

Cerca de 24 milhões de brasileiros foram vítimas de fraudes financeiras envolvendo Pix ou boletos no último ano.

Autor: Divulgação

Golpes digitais crescem: como a geração 50+ se protege

Brasil concentra 90% dos ataques cibernéticos da América Latina

Além da vulnerabilidade técnica, a falta de cultura de proteção é o principal problema no Brasil.

Autor: Divulgação

Brasil concentra 90% dos ataques cibernéticos da América Latina

Mensagens de WhatsApp fora do expediente podem gerar processo trabalhista?

Suéllen Paulino listou quais medidas devem ser tomadas caso o funcionário esteja recebendo mensagens corporativa.

Autor: Divulgação

Mensagens de WhatsApp fora do expediente podem gerar processo trabalhista?

Dia do Idoso: dicas para não cair em golpes financeiros

Banco aposta na educação digital para ajudar os idosos a identificarem riscos e evitarem prejuízos.

Autor: Daniele Ferreira

Dia do Idoso: dicas para não cair em golpes financeiros

TJMG alerta para golpes que usam o nome da instituição

Cidadãos devem verificar mensagens por canais oficiais.

Autor: Divulgação

TJMG alerta para golpes que usam o nome da instituição

O golpe ainda é o mesmo

O avanço da tecnologia e as novas ferramentas financeiras criaram novos jeitos de aplicar velhos golpes.

Autor: Divulgação

O golpe ainda é o mesmo

O poder oculto das plataformas de conteúdo no setor financeiro

O setor de Bancos, Serviços Financeiros e Seguros (BFSI) lida diariamente com dados de clientes, contratos regulatórios e transações em tempo real.

Autor: Marcos Pinotti

O poder oculto das plataformas de conteúdo no setor financeiro