Black Friday ou Black Fraude?
Black Friday ou Black Fraude?
Especialista aponta cuidados para não cair em golpes na temporada de promoções.
Novembro é um mês muito aguardado por aqueles que adoram uma promoção, é a temporada de descontos e ofertas nas lojas de todo o país com a Black Friday. Neste ano, 64% dos brasileiros têm a intenção de comprar algo, conforme aponta pesquisa encomendada pelo Google. O vestuário ocupa o primeiro lugar no ranking dos produtos desejados pelos brasileiros com 62%, na sequência vem os celulares com 40% e livros e papelaria com 38%.
A data das promoções é no dia 26, porém, deste o início do mês já é possível encontrar ofertas em diversas lojas pelo país. A advogada Jéssica Godinho, coordenadora do curso de direito da Faculdade Pitágoras, alerta que é preciso cautela com ofertas tentadoras e explica qual caminho seguir caso o consumidor identifique uma propaganda enganosa.
"A conversa direta com a loja é sempre a primeira forma de tentar resolver a situação. Caso não haja resolução, o consumidor pode recorrer ao Procon, que é o órgão responsável por, entre outras coisas, proteger os direitos do consumidor. Ainda é possível que o consumidor reclame seus direitos perante o Poder Judiciário".
Grande parte das compras da Black Friday deve ser realizada pela internet, pesquisa da Offerwise mostra que 59% dos brasileiros querem aproveitar as ofertas online. "Ao fazer uma compra online, a percepção que temos do produto é por meio do relato que o vendedor está fazendo. É possível imaginar o produto e se ele será adequado para o uso, mas somente no momento do recebimento que o consumidor consegue ver se a sua ideia foi 100% materializada. Por essa razão, existe para as compras online o direito do arrependimento. O consumidor tem a possibilidade de desistir da compra no prazo de sete dias, a contar do recebimento do produto. O consumidor não é obrigado a dar nenhuma justificativa para querer exercer esse direito. Caso não tenha gostado da cor, modelo, tamanho ou, apenas, tenha se arrependido da compra, a loja tem o dever de receber o produto de volta. Fica a critério do consumidor se ele vai querer trocar o produto ou cancelar a compra", diz Jéssica Godinho. Nesses casos, os custos para troca ou devolução ficam por conta da empresa ou loja.
Abaixo, confira algumas dicas para não cair em golpes e fraudes durante a Black Friday:
- Verifique a veracidade do site que vai realizar a compra;
- Dê preferência ao cartão de crédito para compras online, pois ele permite estornos caso o produto não for recebido;
- Verifique a reputação da loja antes de fechar o negócio;
- Desconfie de promoções com preços muito baixos;
- Desconfie de sites com design muito simples, antiquado e difícil de navegar;
- Não salve os dados do seu cartão de crédito para compras futuras;
- Documente todo o processo de compra fazendo capturas de tela;
- Faça cadastro antecipado nos sites das lojas que você deseja realizar compras. Assim você consegue analisar se o produto está realmente com preço menor;
Fonte: Ideal H+K Strategies