Grupo WhatsApp

Como IA e marketing conversacional estão revolucionando o mercado

Como IA e marketing conversacional estão revolucionando o mercado

30/07/2023 Thiago Muniz

Sem exagero, demorar a responder potenciais clientes talvez seja um dos maiores erros hoje na maioria dos empresários.

Como IA e marketing conversacional estão revolucionando o mercado

A maior parte das empresas deseja ter uma presença digital completa: site, redes sociais com conteúdos bacanas, disparos de e-mails, mas esquecem de atender com rapidez os potenciais clientes, que chamamos de "leads".

Gastamos tempo e dinheiro fazendo sites bonitos, formulários de contato extensos e esquecemos o mais importante: dar valor e responder rápido quem entrou em contato com nossas empresas. Um estudo da Harvard Business Review descobriu que esperar por mais de dez minutos para responder um lead significa que as chances de conversão caem cerca de 400%. Sem exagero, demorar a responder potenciais clientes talvez seja um dos maiores erros hoje na maioria dos empresários. Antes de investir em dashboards bonitos ou novas campanhas de branding, sua operação pode investir em inteligência artificial para substituir pelo menos uma parcela dos formulários e perder menos oportunidades de vendas gerando mais conversas. Por isso, investir em marketing conversacional, com maior foco no diálogo e interações em tempo real ajuda sua empresa a construir relacionamentos mais assertivos.

A ideia do marketing conversacional é rever alguns conceitos: por que uma pessoa interessada no seu negócio tem que falar primeiro sobre ela para entender sobre o seu negócio? Com certeza algumas vezes no último mês você deixou de preencher um formulário. Isso acontece porque a centralidade no cliente é o principal ponto para alcançar resultados hoje em dia. Uma das grandes vantagens de usar conversas é diminuir a interrupção e garantir que as primeiras interações com a sua marca sejam fluidas. Isso ajuda a ancorar sua proposta de valor, seu preço, qualidade e é claro seu posicionamento. Abandone os chatos formulários e comece a investir mais em dar a chance do seu cliente falar diretamente com você. 

Com ajuda da inteligência artificial você pode mapear os eventos, as perguntas e respostas do cliente para que você peça na medida certa informações estratégicas que facilitem a compra. Para empresas que vendem de empresa para empresa, trabalham no mercado B2B, fragmentar em respostas curtas e rápidas faz com que normalmente os clientes respondam mais rapidamente detalhes até mesmo mais sensíveis e estratégicos que ajudam a melhorar o processo de vendas e encurtar o ciclo de vendas. O seu potencial cliente perde menos tempo explicando coisas que uma automação já ajudou a coletar, seu vendedor sabe como priorizar os potenciais clientes de acordo com as respostas e o seu ciclo de vendas se torna mais curto. Mesmo com ferramentas gratuitas é possível configurar até mesmo no Whatsapp Business respostas automáticas. Comece pelo simples: uma boa mensagem de boas-vindas criativa e que conecte o seu cliente com a sua marca. 

Uma outra abordagem interessante é utilizar gatilhos para surgir na hora certa a possibilidade de iniciar uma conversa. Mesmo empresas de varejo, ou para quem vende para consumidores, sabe que na jornada do cliente existe muita pesquisa. Por exemplo, você vai comprar um tênis e pesquisa sobre tipos de pisada, entra em um blog de um e-commerce e passa alguns minutos se informando. Essa informação pode ser usada para que após um período de tempo suba de forma discreta a opção de começar um chat e tirar dúvidas com ajuda de um bot ou até mesmo já solicitar contato com um ser humano. Deixar claro para o usuário quando o atendimento é feito pela máquina e quando é feito por um humano é outra característica que ajuda a aproveitar o melhor da tecnologia sem deixar de lado o lado humano. Você pode dizer algo como "Oi! Aqui é um ser humano de verdade, feli em te ajudar!" como uma forma de diferenciar para um prospect a hora que a conversa saiu da automação e veio para um humano. Isso quebra o gelo e deixar claro imediatamente que o chatbot fez o seu trabalho e agora saiu do caminho. 

Usar fotos reais de pessoas do time também gera mais empatia. Criar conexão mesmo com automação é extremamente importante. Você pode usar a localização do usuário, as perguntas iniciais ou até mesmo as páginas do site e comportamento para personalizar a forma de iniciar um novo contato. 

Outro ponto importante é que quando uma pessoa cai na página do seu site e não preenche um formulário você perdeu o contato. Quando temos uma conversa, mesmo que ela pare no meio do caminho é possível gerar estatísticas e mapear pontos que estão gerando mais dúvidas ou estão criando obstáculos com os clientes. Respostas em bots na área de suporte são a principal fonte para melhorar a experiência dos clientes. Pense o quanto de informação um fabricante de eletrodomésticos não poderia capturar deixando um bot 24h por dia ajudando clientes que procuram ajuda para configurar ou resolver algum problema. Fazer marketing de conteúdo é ainda outra forma interessante de descobrir mais sobre o seu cliente sem ser invasivo. Muitos negócios são complexos de entender e criar conversas simplifica tudo! Pense que um contador pode montar um bot e prospectar potenciais clientes ajudando-os a entender se eles precisam fazer ou não imposto de renda. O marketing conversacional ajuda seu cliente a aumentar o nível de consciência sobre a sua marca. 

A verdade é que os formulários, pelo menos por enquanto, não vão acabar, mas gerar conversas é bem mais legal. Com ajuda da inteligência artificial é possível usar dados coletados em conversas para alimentar e trocar informações com o CRM da sua empresa e ferramentas de marketing de forma mais simples, rápida e prática, deixando seu time mais focado em clientes mais interessados e engajados.

* Thiago Muniz é CEO da Receita Previsível no Brasil, publicitário, pós-graduado em Gestão de Negócios e Inteligência Competitiva pela ESPM. 

Para mais informações sobre marketing clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Bendita Imagem



A virada fiscal: como a reforma tributária impulsiona a digitalização das empresas

A preparação para a reforma tributária começa pelo mapeamento minucioso dos fluxos críticos.

Autor: Cláudio Costa


Como adentrar no universo 4.0 com confiança e sem hesitação

A digitalização na Indústria deixou de ser tendência e passou a requisito para a competividade.

Autor: Hernane Cauduro

Como adentrar no universo 4.0 com confiança e sem hesitação

Presença digital não basta: como transformar visibilidade em negócios

Toda empresa hoje está praticamente inserida no ambiente digital por um perfil institucional no LinkedIn, Instagram, Tic Toc, X, ou com seu próprio site ou canal no Youtube.

Autor: Marcelo Freitas

Presença digital não basta: como transformar visibilidade em negócios

UFMG cria app para reabilitar homens

App IUProst®, 100% brasileiro e gratuito, usa gamificação para reabilitar pacientes de câncer de próstata com incontinência urinária e sexual.

Autor: Divulgação

UFMG cria app para reabilitar homens

Por que as empresas estão investindo em MDM (Mobile Device Management)

Com o avanço do trabalho remoto e o uso crescente de dispositivos móveis nas empresas, aumenta também a preocupação com a segurança e a gestão desses equipamentos.

Autor: Paulo Amorim

Por que as empresas estão investindo em MDM (Mobile Device Management)

Golpes digitais crescem: como a geração 50+ se protege

Cerca de 24 milhões de brasileiros foram vítimas de fraudes financeiras envolvendo Pix ou boletos no último ano.

Autor: Divulgação

Golpes digitais crescem: como a geração 50+ se protege

Brasil concentra 90% dos ataques cibernéticos da América Latina

Além da vulnerabilidade técnica, a falta de cultura de proteção é o principal problema no Brasil.

Autor: Divulgação

Brasil concentra 90% dos ataques cibernéticos da América Latina

Mensagens de WhatsApp fora do expediente podem gerar processo trabalhista?

Suéllen Paulino listou quais medidas devem ser tomadas caso o funcionário esteja recebendo mensagens corporativa.

Autor: Divulgação

Mensagens de WhatsApp fora do expediente podem gerar processo trabalhista?

Dia do Idoso: dicas para não cair em golpes financeiros

Banco aposta na educação digital para ajudar os idosos a identificarem riscos e evitarem prejuízos.

Autor: Daniele Ferreira

Dia do Idoso: dicas para não cair em golpes financeiros

TJMG alerta para golpes que usam o nome da instituição

Cidadãos devem verificar mensagens por canais oficiais.

Autor: Divulgação

TJMG alerta para golpes que usam o nome da instituição

O golpe ainda é o mesmo

O avanço da tecnologia e as novas ferramentas financeiras criaram novos jeitos de aplicar velhos golpes.

Autor: Divulgação

O golpe ainda é o mesmo

O poder oculto das plataformas de conteúdo no setor financeiro

O setor de Bancos, Serviços Financeiros e Seguros (BFSI) lida diariamente com dados de clientes, contratos regulatórios e transações em tempo real.

Autor: Marcos Pinotti

O poder oculto das plataformas de conteúdo no setor financeiro