Grupo WhatsApp

Maturidade digital: a tecnologia como aliada para a competitividade no mercado

Maturidade digital: a tecnologia como aliada para a competitividade no mercado

10/07/2023 Victor Sellmer

A transformação digital se tornou indispensável para a sobrevivência de organizações de todos os setores e tamanhos no mercado acelerado e altamente competitivo atual.

Maturidade digital: a tecnologia como aliada para a competitividade no mercado

Nesse contexto, a maturidade tecnológica das empresas é um indicador crucial de sua capacidade de adaptação a esse processo. Para se ter uma ideia, 98% das MPMEs em transformação digital reconhecem o impacto positivo da tecnologia nos negócios, de acordo com pesquisa da Microsoft. Portanto, é imprescindível uma análise criteriosa da estratégia da companhia para identificar maneiras de acelerar essa jornada.

Mas o que é maturidade digital? Segundo definição do Boston Consulting Group, trata-se da medida da capacidade de determinada organização de criar valor por meio do digital. Em vista disso, os data centers têm uma relação direta e importante com o avanço de uma empresa em sua jornada de evolução digital. Conforme as organizações avançam nessa transformação, a sua infraestrutura de TI também deve evoluir, já que o centro de processamento e armazenamento de dados é o coração por onde passam os incontáveis dados gerados.

E, para avançar nesse processo, é necessário contar não apenas com um bom data center, com tecnologias digitais e profissionais altamente capacitados. Mas, também, entender que a transformação digital implica em uma mudança cultural. Isso faz com que as equipes sejam desafiadas a questionar constantemente o status quo, experimentarem e se sentirem à vontade para lidar com possíveis falhas – desenvolvendo a capacidade de realizar ajustes ágeis e alcançar o sucesso.

Na prática, a capacidade de alavancar a tecnologia de forma eficaz abrange diversos elementos para que a organização consiga atingir os seus objetivos e permanecer competitiva. Entre eles, podemos citar a estratégia digital, infraestrutura, processos, dados e cultura. Desse modo, é essencial que a empresa seja capaz de usar a tecnologia de forma que impulsione a inovação e simplifique as operações internas, bem como otimize as experiências do cliente, do colaborador e demais partes interessadas.

Nos estágios iniciais dos diferentes níveis de maturidade digital, as empresas estão apenas começando a adotar tecnologias digitais. É a fase em que são enfrentados desafios como falta de habilidades, recursos limitados e resistência à mudança. Entretanto, os benefícios de acelerar a transformação digital nessa fase incluem uma melhor experiência do cliente, maior eficiência e uma vantagem competitiva sobre empresas que ainda não adotaram essas tecnologias.

Já as organizações em um nível intermediário, já adotaram soluções digitais, mas ainda estão trabalhando para integrá-las em suas operações. Os desafios dessa fase incluem o gerenciamento de dados, cibersegurança e a necessidade de uma cultura digital. Por outro lado, há vantagens como uma melhor tomada de decisões, maior produtividade e capacidade de adaptação às mudanças nas condições do mercado.

Por fim, as empresas em um nível avançado são, geralmente, líderes em seus setores e capazes de fornecer uma experiência personalizada e integrada ao cliente. Além disso, elas podem aproveitar a análise de dados para tomar decisões de negócios mais bem informadas e estão constantemente experimentando novas tecnologias para se manterem à frente em seu mercado de atuação.

Mas qual o modelo de data center adequado para cada nível de maturidade digital? De modo geral, é comum contar apenas com soluções em nuvem no estágio inicial. No estágio intermediário, por sua vez, uma estrutura híbrida que combina soluções locais e remotas é bastante recomendada, permitindo o armazenamento de dados confidenciais localmente, enquanto utilizam a escalabilidade e flexibilidade dos centros de dados remotos fornecidos por provedores especializados para outras operações digitais.

Já no estágio avançado, são necessárias estruturas hiperconvergentes, baseadas em nuvem, Colocation ou edge para suportar as suas operações, possibilitando o processamento e a análise rápida de grandes volumes de dados em tempo real.

A cada estágio da maturidade digital surgem desafios e benefícios exclusivos, tornando essencial contar com uma estratégia digital cuidadosa para acelerar esse processo. É cada vez mais evidente que o avanço nessa jornada está diretamente relacionado à disponibilidade de data centers, que devem evoluir ao passo que a empresa evolui, de forma que suporte o crescimento contínuo da infraestrutura digital. Dessa forma, as empresas são inseridas em uma posição privilegiada para se destacarem no mercado.

* Victor Sellmer é Diretor Comercial da ODATA.

Para mais informações sobre transformação digital clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Sing Comunicação de Resultados



A virada fiscal: como a reforma tributária impulsiona a digitalização das empresas

A preparação para a reforma tributária começa pelo mapeamento minucioso dos fluxos críticos.

Autor: Cláudio Costa


Como adentrar no universo 4.0 com confiança e sem hesitação

A digitalização na Indústria deixou de ser tendência e passou a requisito para a competividade.

Autor: Hernane Cauduro

Como adentrar no universo 4.0 com confiança e sem hesitação

Presença digital não basta: como transformar visibilidade em negócios

Toda empresa hoje está praticamente inserida no ambiente digital por um perfil institucional no LinkedIn, Instagram, Tic Toc, X, ou com seu próprio site ou canal no Youtube.

Autor: Marcelo Freitas

Presença digital não basta: como transformar visibilidade em negócios

UFMG cria app para reabilitar homens

App IUProst®, 100% brasileiro e gratuito, usa gamificação para reabilitar pacientes de câncer de próstata com incontinência urinária e sexual.

Autor: Divulgação

UFMG cria app para reabilitar homens

Por que as empresas estão investindo em MDM (Mobile Device Management)

Com o avanço do trabalho remoto e o uso crescente de dispositivos móveis nas empresas, aumenta também a preocupação com a segurança e a gestão desses equipamentos.

Autor: Paulo Amorim

Por que as empresas estão investindo em MDM (Mobile Device Management)

Golpes digitais crescem: como a geração 50+ se protege

Cerca de 24 milhões de brasileiros foram vítimas de fraudes financeiras envolvendo Pix ou boletos no último ano.

Autor: Divulgação

Golpes digitais crescem: como a geração 50+ se protege

Brasil concentra 90% dos ataques cibernéticos da América Latina

Além da vulnerabilidade técnica, a falta de cultura de proteção é o principal problema no Brasil.

Autor: Divulgação

Brasil concentra 90% dos ataques cibernéticos da América Latina

Mensagens de WhatsApp fora do expediente podem gerar processo trabalhista?

Suéllen Paulino listou quais medidas devem ser tomadas caso o funcionário esteja recebendo mensagens corporativa.

Autor: Divulgação

Mensagens de WhatsApp fora do expediente podem gerar processo trabalhista?

Dia do Idoso: dicas para não cair em golpes financeiros

Banco aposta na educação digital para ajudar os idosos a identificarem riscos e evitarem prejuízos.

Autor: Daniele Ferreira

Dia do Idoso: dicas para não cair em golpes financeiros

TJMG alerta para golpes que usam o nome da instituição

Cidadãos devem verificar mensagens por canais oficiais.

Autor: Divulgação

TJMG alerta para golpes que usam o nome da instituição

O golpe ainda é o mesmo

O avanço da tecnologia e as novas ferramentas financeiras criaram novos jeitos de aplicar velhos golpes.

Autor: Divulgação

O golpe ainda é o mesmo

O poder oculto das plataformas de conteúdo no setor financeiro

O setor de Bancos, Serviços Financeiros e Seguros (BFSI) lida diariamente com dados de clientes, contratos regulatórios e transações em tempo real.

Autor: Marcos Pinotti

O poder oculto das plataformas de conteúdo no setor financeiro