Grupo WhatsApp

O que fazer contra os perigos de fraude nas compras online

O que fazer contra os perigos de fraude nas compras online

28/09/2022 Maria Cristina Diez

O e-commerce é, definitivamente, um mercado consolidado em todo o mundo.

O que fazer contra os perigos de fraude nas compras online

Os números que apontam para essa realidade chegam a impressionar. Só no Brasil, o faturamento no ano passado alcançou os R$ 161 bilhões. A informação é da Neotrust, empresa que monitora o comércio digital no país. Ainda de acordo com o levantamento, o crescimento foi de 26,9% em relação a 2020. Isto levou a 353 milhões de entregas em 2021.

Esse aquecimento bem que poderia ser motivo apenas de comemoração do setor, não fosse por um detalhe: no universo digital, os casos de fraudes parecem superar de longe a esteira positiva da economia. Em toda a América Latina, as operações fraudulentas nos sites de compras foram 97% maiores do que as verificadas na América do Norte. Quando comparadas com a Ásia e com os países do Pacífico, os índices foram 222% mais altos. Os dados são da Stripe, no recorte 2019-2022.

Os perigos no e-commerce são vastos porque há muitos setores envolvidos. Além do cliente, que tem seus dados armazenados no site de compras, também estão envolvidos no negócio o vendedor, o fornecedor e o banco ou a operadora do cartão de crédito. Por isso, é necessário criar um protocolo de segurança bastante amplo, que resguarde de todas as formas possíveis os riscos de ataque.

De modo geral, o sistema de proteção mais usado na etapa de onboarding do site tem sido a autenticação em mais de um ou até de dois fatores, condicionando a efetivação do pagamento a outros meios externos ao site. Por exemplo, através do uso de confirmação de código via SMS ou e-mail, que chega unicamente ao dono dos dados.

Mas há outros percursos ainda mais ousados para combater a fraude no e-commerce. O uso da biometria facial também oferece condições amplas de garantir que o acesso à conta do comprador, onde podem estar armazenados inclusive os dados do cartão de crédito e débito, seja feito pelo próprio usuário. Uma das vantagens de se recorrer a soluções tecnológicas é que ele dispensa a aplicação de novos autenticadores, concentrando todas as conferências numa única etapa.

E esse, aliás, é um desafio extra para os sites de e-commerce dispostos a combater as fraudes. As tecnologias empregadas devem dar ampla proteção aos envolvidos nas operações, mas ao mesmo tempo não podem prejudicar a navegabilidade do site nem tampouco promover dificuldades adicionais para que o usuário de fato execute a compra. Por isso, o tempo de resposta das ferramentas de segurança deve ser, de fato, bastante preciso.

Vale destacar também que o fraudador não necessariamente se resume ao falso comprador. O cliente também está sujeito a deparar com sites construídos para enganar pessoas e obter dinheiro e dados indevidamente. A solução, nesse caso, passa pelo cuidado que os clientes devem ter com os dados e a suspeição em caso de dados e links excessivos. É importante informar-se sobre a fonte e ter garantias de que a compra só será paga mediante a entrega do produto. Comprar no ambiente digital é excelente negócio para todo mundo, mas a (auto)proteção tem de ser altamente rigorosa.

* Maria Cristina Diez é diretora comercial e de marketing da Most Specialist Technologies.

Para mais informações sobre E-commerce clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Naves Coelho Comunicação



A virada fiscal: como a reforma tributária impulsiona a digitalização das empresas

A preparação para a reforma tributária começa pelo mapeamento minucioso dos fluxos críticos.

Autor: Cláudio Costa


Como adentrar no universo 4.0 com confiança e sem hesitação

A digitalização na Indústria deixou de ser tendência e passou a requisito para a competividade.

Autor: Hernane Cauduro

Como adentrar no universo 4.0 com confiança e sem hesitação

Presença digital não basta: como transformar visibilidade em negócios

Toda empresa hoje está praticamente inserida no ambiente digital por um perfil institucional no LinkedIn, Instagram, Tic Toc, X, ou com seu próprio site ou canal no Youtube.

Autor: Marcelo Freitas

Presença digital não basta: como transformar visibilidade em negócios

UFMG cria app para reabilitar homens

App IUProst®, 100% brasileiro e gratuito, usa gamificação para reabilitar pacientes de câncer de próstata com incontinência urinária e sexual.

Autor: Divulgação

UFMG cria app para reabilitar homens

Por que as empresas estão investindo em MDM (Mobile Device Management)

Com o avanço do trabalho remoto e o uso crescente de dispositivos móveis nas empresas, aumenta também a preocupação com a segurança e a gestão desses equipamentos.

Autor: Paulo Amorim

Por que as empresas estão investindo em MDM (Mobile Device Management)

Golpes digitais crescem: como a geração 50+ se protege

Cerca de 24 milhões de brasileiros foram vítimas de fraudes financeiras envolvendo Pix ou boletos no último ano.

Autor: Divulgação

Golpes digitais crescem: como a geração 50+ se protege

Brasil concentra 90% dos ataques cibernéticos da América Latina

Além da vulnerabilidade técnica, a falta de cultura de proteção é o principal problema no Brasil.

Autor: Divulgação

Brasil concentra 90% dos ataques cibernéticos da América Latina

Mensagens de WhatsApp fora do expediente podem gerar processo trabalhista?

Suéllen Paulino listou quais medidas devem ser tomadas caso o funcionário esteja recebendo mensagens corporativa.

Autor: Divulgação

Mensagens de WhatsApp fora do expediente podem gerar processo trabalhista?

Dia do Idoso: dicas para não cair em golpes financeiros

Banco aposta na educação digital para ajudar os idosos a identificarem riscos e evitarem prejuízos.

Autor: Daniele Ferreira

Dia do Idoso: dicas para não cair em golpes financeiros

TJMG alerta para golpes que usam o nome da instituição

Cidadãos devem verificar mensagens por canais oficiais.

Autor: Divulgação

TJMG alerta para golpes que usam o nome da instituição

O golpe ainda é o mesmo

O avanço da tecnologia e as novas ferramentas financeiras criaram novos jeitos de aplicar velhos golpes.

Autor: Divulgação

O golpe ainda é o mesmo

O poder oculto das plataformas de conteúdo no setor financeiro

O setor de Bancos, Serviços Financeiros e Seguros (BFSI) lida diariamente com dados de clientes, contratos regulatórios e transações em tempo real.

Autor: Marcos Pinotti

O poder oculto das plataformas de conteúdo no setor financeiro