Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Por que vários métodos de pagamento no e-commerce?

Por que vários métodos de pagamento no e-commerce?

14/04/2023 Vasco Pineda

Hoje em dia, graças ao avanço da tecnologia, é possível optar por diversos métodos de pagamento nas compras online.

Por que vários métodos de pagamento no e-commerce?

Se antigamente as  opções eram bastante limitadas, muitas vezes só permitindo a utilização de um arcaico boleto, hoje já é possível pagar com PIX, cartão de crédito, carteira digital, transferência direta da conta, biometria e, em alguns casos, criptomoedas.

Para termos uma noção de como isso caiu nas graças do brasileiro, o IX Relatório de Tendências de Meios de Pagamento da Minsait mostrou que houve queda na utilização de dinheiro físico nas compras, mas que o pagamento via dispositivos móveis triplicou no Brasil, indo de 8%, em 2018, para 21%, em 2019.

Além disso, um estudo feito pela Mastercard mostra o aumento do uso dos métodos de pagamento digitais, com 86% dos entrevistados dizendo ter usado um deles no ano passado e 94% pretendendo usar em 2023. Os motivos são diversos, desde a praticidade de alguns métodos, a rapidez, como também o fato da ausência de taxas adicionais em outros.

Dessa maneira, observando essa tendência, o comerciante que não quer ficar para trás já começa a estudar maneiras para disponibilizar cada vez mais opções para que o seu cliente possa pagar pelas compras. Porém, quais são as vantagens de se fazer isso? Confira abaixo as 4 principais:

  • Menos carrinhos abandonados
  • O maior pesadelo para os comerciantes é quando o cliente não chega a completar uma compra, o que significa uma perda significativa de dinheiro. De acordo com a BI Intelligence, cerca de US$ 4 trilhões deixam de ser faturados por conta disso. Aliás, um estudo da Opinion Box mostra que 78% dos consumidores entrevistados costumam não completar suas compras e deixam seus produtos abandonados no carrinho virtual. 

    Entre os motivos para tal fenômeno, podemos citar a falta da opção de pagamento favorito do cliente, que desiste da compra e vai para um outro player que contemple o seu método habitual. Dessa maneira, quando a plataforma de e-commerce conta com infinitos métodos, há menor chance de o cliente abandonar o carrinho, pois ele vai identificar ali a forma que mais utiliza e continuar com a sua aquisição.

  • Maior taxa de conversão
  • A taxa de conversão no e-commerce é a diferença entre o número de visitas que o site teve e o de vendas de fato realizadas. Uma pesquisa da Experian Hitwise mostra que essa taxa ainda é muito baixa no Brasil, com somente 1,65% das pessoas realmente comprando algo nos portais em que visitam.

    Ao disponibilizar diversos métodos de pagamento, há uma chance maior de se fisgar o consumidor, já que o uso de opções variadas para se pagar pelas compras só cresce e as pessoas buscam por cada vez mais conveniência ao adquirirem produtos online. Isso aliado com uma boa estratégia de marketing e um site completo e atualizado só colaboram para que a taxa de conversão seja cada vez maior. Assim, um mero curioso se torna de fato um cliente assíduo da marca.

  • Crescimento de faturamento
  • Com mais métodos para pagar a compra, aumentam-se as chances de o cliente de fato fazer uma aquisição por meio do e-commerce. Com isso, o faturamento do negócio também sobe, já que o número de desistências será cada vez menor e muito mais pessoas passarão a comprar em um local que facilita as transações e oferece mais meios para que elas ocorram com sucesso.

  • Satisfação do cliente
  • Não há nada mais frustrante para o cliente do que achar seu produto favorito, preencher todos os formulários necessários para compra e, no final, perceber que não vai ser possível fazer o pagamento porque não há disponibilidade do seu método habitual. Isso, com certeza, o aborrece demais, fazendo-o nunca mais voltar àquele e-commerce ou então deixar comentários nada amigáveis nas redes sociais.

    Ao disponibilizar mais métodos de pagamentos, há um leque maior de escolhas para o cliente, que tem mais chances de encontrar ali a forma que mais o agrada para fazer transações. Isso fideliza o consumidor, gera mais satisfação e deixa o caminho aberto para que ele retorne nas próximas compras.

    * Por Vasco Pineda, launcher da Yuno.

    Para mais informações sobre e-commerce clique aqui...

    Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

    Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

    Fonte: NR7



    Memórias no formato CAMM2: uma nova era para as memórias RAM?

    Nos corredores da Computex 2024, um evento que sempre antecipa o futuro da tecnologia, um dos grandes destaques foi o novo padrão de memória RAM CAMM2.

    Autor: Divulgação

    Memórias no formato CAMM2: uma nova era para as memórias RAM?

    Falha cibernética coloca, ou deveria colocar, o mundo em alerta!

    O mundo acordou em crise com uma das maiores, senão a maior, falha cibernética que se tem notícia.

    Autor: Yago Morgan

    Falha cibernética coloca, ou deveria colocar, o mundo em alerta!

    Segurança de dados: não há tecnologia que sobreviva sem conscientização

    Bastante citada no mercado de ciência de dados, a frase do matemático Clive Humby, “Data is the new oil” ou “Dados são o novo petróleo”, é autoexplicativa.

    Autor: Cássio Ricardo de Araújo

    Segurança de dados: não há tecnologia que sobreviva sem conscientização

    Melhores técnicas para humanizar seu conteúdo GPT de bate-papo em 2024

    Quer humanizar seu texto escrito GPT? Leia este guia e colete todas as dicas e truques importantes que podem ajudá-lo a simplificar o texto robótico e ignorar as detecções avançadas….

    Autor: Divulgação

    Melhores técnicas para humanizar seu conteúdo GPT de bate-papo em 2024

    Ferramenta gratuita vai revolucionar o ensino da ciência geológica

    Seequent lança um aplicativo na web para ajudar a combater a escassez global de geocientistas.

    Autor: Divulgação

    Ferramenta gratuita vai revolucionar o ensino da ciência geológica

    Por que a integração do OCR é essencial para locais de trabalho modernos?

    O local de trabalho moderno prospera com eficiência e acessibilidade.

    Autor: Divulgação

    Por que a integração do OCR é essencial para locais de trabalho modernos?

    Brasil registra R$ 3,5 bilhões em tentativas de fraude em 2023

    No período, ocorreram 3,7 milhões de tentativas de fraudes, redução de 28,3% em relação ao ano anterior.

    Autor: Divulgação

    Brasil registra R$ 3,5 bilhões em tentativas de fraude em 2023

    Desafios da proteção de dados e a fraude na saúde

    Segundo o Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) R$34 bilhões dos gastos das operadoras médico-hospitalares com contas e exames, em 2022, foram consumidos indevidamente por fraudes,.

    Autor: Claudia Machado


    Como são as fraudes no Pix e o que os bancos precisam assegurar

    Um dos métodos comuns envolve a criação de perfis falsos em aplicativos de mensagens ou redes sociais, além de outros.

    Autor: Denis Furtado

    Como são as fraudes no Pix e o que os bancos precisam assegurar

    A importância da segurança cibernética na manufatura

    Estimativas indicam que mais de 60% das empresas de manufatura esperam sofrer tentativas de ataques este ano.

    Autor: Ricardo Macchiavelli

    A importância da segurança cibernética na manufatura

    Como evitar fraudes e vazamentos no WhatsApp

    De acordo com dados do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente 2023, mais de 1 bilhão de interações pelo chat foram registradas no país.

    Autor: Divulgação

    Como evitar fraudes e vazamentos no WhatsApp

    Como prevenir, detectar e combater eventuais ataques cibernéticos

    O armazenamento de dados e informações em nuvem é uma solução rápida e eficaz para organizações de diferentes portes e ramos de atividade.

    Autor: Wellington Monaco

    Como prevenir, detectar e combater eventuais ataques cibernéticos