Grupo WhatsApp

Por que vários métodos de pagamento no e-commerce?

Por que vários métodos de pagamento no e-commerce?

14/04/2023 Vasco Pineda

Hoje em dia, graças ao avanço da tecnologia, é possível optar por diversos métodos de pagamento nas compras online.

Por que vários métodos de pagamento no e-commerce?

Se antigamente as  opções eram bastante limitadas, muitas vezes só permitindo a utilização de um arcaico boleto, hoje já é possível pagar com PIX, cartão de crédito, carteira digital, transferência direta da conta, biometria e, em alguns casos, criptomoedas.

Para termos uma noção de como isso caiu nas graças do brasileiro, o IX Relatório de Tendências de Meios de Pagamento da Minsait mostrou que houve queda na utilização de dinheiro físico nas compras, mas que o pagamento via dispositivos móveis triplicou no Brasil, indo de 8%, em 2018, para 21%, em 2019.

Além disso, um estudo feito pela Mastercard mostra o aumento do uso dos métodos de pagamento digitais, com 86% dos entrevistados dizendo ter usado um deles no ano passado e 94% pretendendo usar em 2023. Os motivos são diversos, desde a praticidade de alguns métodos, a rapidez, como também o fato da ausência de taxas adicionais em outros.

Dessa maneira, observando essa tendência, o comerciante que não quer ficar para trás já começa a estudar maneiras para disponibilizar cada vez mais opções para que o seu cliente possa pagar pelas compras. Porém, quais são as vantagens de se fazer isso? Confira abaixo as 4 principais:

  • Menos carrinhos abandonados
  • O maior pesadelo para os comerciantes é quando o cliente não chega a completar uma compra, o que significa uma perda significativa de dinheiro. De acordo com a BI Intelligence, cerca de US$ 4 trilhões deixam de ser faturados por conta disso. Aliás, um estudo da Opinion Box mostra que 78% dos consumidores entrevistados costumam não completar suas compras e deixam seus produtos abandonados no carrinho virtual. 

    Entre os motivos para tal fenômeno, podemos citar a falta da opção de pagamento favorito do cliente, que desiste da compra e vai para um outro player que contemple o seu método habitual. Dessa maneira, quando a plataforma de e-commerce conta com infinitos métodos, há menor chance de o cliente abandonar o carrinho, pois ele vai identificar ali a forma que mais utiliza e continuar com a sua aquisição.

  • Maior taxa de conversão
  • A taxa de conversão no e-commerce é a diferença entre o número de visitas que o site teve e o de vendas de fato realizadas. Uma pesquisa da Experian Hitwise mostra que essa taxa ainda é muito baixa no Brasil, com somente 1,65% das pessoas realmente comprando algo nos portais em que visitam.

    Ao disponibilizar diversos métodos de pagamento, há uma chance maior de se fisgar o consumidor, já que o uso de opções variadas para se pagar pelas compras só cresce e as pessoas buscam por cada vez mais conveniência ao adquirirem produtos online. Isso aliado com uma boa estratégia de marketing e um site completo e atualizado só colaboram para que a taxa de conversão seja cada vez maior. Assim, um mero curioso se torna de fato um cliente assíduo da marca.

  • Crescimento de faturamento
  • Com mais métodos para pagar a compra, aumentam-se as chances de o cliente de fato fazer uma aquisição por meio do e-commerce. Com isso, o faturamento do negócio também sobe, já que o número de desistências será cada vez menor e muito mais pessoas passarão a comprar em um local que facilita as transações e oferece mais meios para que elas ocorram com sucesso.

  • Satisfação do cliente
  • Não há nada mais frustrante para o cliente do que achar seu produto favorito, preencher todos os formulários necessários para compra e, no final, perceber que não vai ser possível fazer o pagamento porque não há disponibilidade do seu método habitual. Isso, com certeza, o aborrece demais, fazendo-o nunca mais voltar àquele e-commerce ou então deixar comentários nada amigáveis nas redes sociais.

    Ao disponibilizar mais métodos de pagamentos, há um leque maior de escolhas para o cliente, que tem mais chances de encontrar ali a forma que mais o agrada para fazer transações. Isso fideliza o consumidor, gera mais satisfação e deixa o caminho aberto para que ele retorne nas próximas compras.

    * Por Vasco Pineda, launcher da Yuno.

    Para mais informações sobre e-commerce clique aqui...

    Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

    Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

    Fonte: NR7



    A virada fiscal: como a reforma tributária impulsiona a digitalização das empresas

    A preparação para a reforma tributária começa pelo mapeamento minucioso dos fluxos críticos.

    Autor: Cláudio Costa


    Como adentrar no universo 4.0 com confiança e sem hesitação

    A digitalização na Indústria deixou de ser tendência e passou a requisito para a competividade.

    Autor: Hernane Cauduro

    Como adentrar no universo 4.0 com confiança e sem hesitação

    Presença digital não basta: como transformar visibilidade em negócios

    Toda empresa hoje está praticamente inserida no ambiente digital por um perfil institucional no LinkedIn, Instagram, Tic Toc, X, ou com seu próprio site ou canal no Youtube.

    Autor: Marcelo Freitas

    Presença digital não basta: como transformar visibilidade em negócios

    UFMG cria app para reabilitar homens

    App IUProst®, 100% brasileiro e gratuito, usa gamificação para reabilitar pacientes de câncer de próstata com incontinência urinária e sexual.

    Autor: Divulgação

    UFMG cria app para reabilitar homens

    Por que as empresas estão investindo em MDM (Mobile Device Management)

    Com o avanço do trabalho remoto e o uso crescente de dispositivos móveis nas empresas, aumenta também a preocupação com a segurança e a gestão desses equipamentos.

    Autor: Paulo Amorim

    Por que as empresas estão investindo em MDM (Mobile Device Management)

    Golpes digitais crescem: como a geração 50+ se protege

    Cerca de 24 milhões de brasileiros foram vítimas de fraudes financeiras envolvendo Pix ou boletos no último ano.

    Autor: Divulgação

    Golpes digitais crescem: como a geração 50+ se protege

    Brasil concentra 90% dos ataques cibernéticos da América Latina

    Além da vulnerabilidade técnica, a falta de cultura de proteção é o principal problema no Brasil.

    Autor: Divulgação

    Brasil concentra 90% dos ataques cibernéticos da América Latina

    Mensagens de WhatsApp fora do expediente podem gerar processo trabalhista?

    Suéllen Paulino listou quais medidas devem ser tomadas caso o funcionário esteja recebendo mensagens corporativa.

    Autor: Divulgação

    Mensagens de WhatsApp fora do expediente podem gerar processo trabalhista?

    Dia do Idoso: dicas para não cair em golpes financeiros

    Banco aposta na educação digital para ajudar os idosos a identificarem riscos e evitarem prejuízos.

    Autor: Daniele Ferreira

    Dia do Idoso: dicas para não cair em golpes financeiros

    TJMG alerta para golpes que usam o nome da instituição

    Cidadãos devem verificar mensagens por canais oficiais.

    Autor: Divulgação

    TJMG alerta para golpes que usam o nome da instituição

    O golpe ainda é o mesmo

    O avanço da tecnologia e as novas ferramentas financeiras criaram novos jeitos de aplicar velhos golpes.

    Autor: Divulgação

    O golpe ainda é o mesmo

    O poder oculto das plataformas de conteúdo no setor financeiro

    O setor de Bancos, Serviços Financeiros e Seguros (BFSI) lida diariamente com dados de clientes, contratos regulatórios e transações em tempo real.

    Autor: Marcos Pinotti

    O poder oculto das plataformas de conteúdo no setor financeiro