Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Presença digital ou marketing digital?

Presença digital ou marketing digital?

09/03/2021 Osmar Lazarini

O principal erro que vemos no gerenciamento de redes sociais, é a confusão entre Presença digital e Marketing digital.

Presença digital ou marketing digital?

É bastante comum vermos até mesmo no gerenciamento profissional, empresas que marcam presença atuante nos canais digitais, mas não assumem a “ativação”. A razão é simples, a ativação demanda mais investimento, capital intelectual, planejamento, estratégia e interatividade.

Ter uma agenda variada de postagens, um crescimento de likes consistente, um cronograma de publicações, em si, não é suficiente para atingir os objetivos de uma campanha que é a conversão, a venda. Devido às próprias limitações impostas pelo Facebook, uma postagem convencional não incentivada vai chegar a no máximo 3% a 4% da base de seguidores em uma Fanpage, diferente de uma postagem no perfil pessoal onde há uma taxa de curtidas e comentários muito maiores do que em uma fanpage. As razões disso são diversas e envolvem fatores como:

- Diferença na ação dos algoritmos do Facebook na classificação da importância entre uma postagem de perfil e de fanpage

- Qualidade do seguidores, no perfil o tendência é de que o seguidor tenha maior afinidade de gostos e proximidade do interlocutor

No entanto para efeitos de marketing digital, o perfil pessoal – aquele resumido a 5000 amigos – e a Fan Page, podem coexistir e em cada um deles praticar uma estratégia distinta, o que é importante saber é que a FANPAGE é para Pessoas Jurídicas e o perfil são para parentes e amigos, não necessariamente clientes. Isto vale para o perfil do Instagram também.

A Fanpage demanda opinião, planejamento de conteúdo com mensagens que despertem interesse sobre o produto ou serviço, vídeos, hashtags e links para um destino que favoreça a conversão. Já a estratégia de alcance deve ter planejamento meticuloso no que tange ao perfil do que cliente potencial que se quer atingir.

O Instagram demanda feeling ao planejar o crescimento com competência, clareza, beleza e profissionalismo e é a chave que vai garantir primeiro uma boa aderência da marca e depois o aumento gradual das conversões.

Se você já vem fazendo isso com seus canais sociais, parabéns! Você tem conquistado PRESENÇA DIGITAL, que não é pouco, é quase uma obrigação da empresa ter a chance de ser encontrada nos meios digitais, assim como ter um site de qualidade, sobretudo depois da pandemia onde muito da busca por produtos e serviços convergiram para o universo digital.

Agora, MARKETING DIGITAL é outra atuação.  Partamos da premissa de que a empresa já tem os canais digitais criados e alimentados com um conteúdo planejado. E estes canais digitais são diversificados e alinhados com as estratégias comerciais da empresa. Facebook, Instagram, Google Meu negócio, blog, Twitter, Linkedin, Youtube, Pinterest, Tik Tok, Kwai…  Já sei, apareceram canais que você nem conhece. Sim, o universo digital é um céu com inúmeras galáxias e surgem estrelas que movimentam plateias descomunais e alinhadas com seus negócios e você nem sabe.

A primeira coisa a ser feita no marketing digital é escolher os canais que são importantes para o business. Alguns são obrigatórios como Site e Google Meu Negócio. Se seu negócio não tem um site para ser ranqueado pelo Google, que possa hospedar um blog, centralizar canais de contato e nem o Google Meu Negócio- que movimenta as buscas regionalmente-, considere-se invisível digital.  Caso contrário, se você os tem, centralize-os como destino das tuas campanhas. Todo bom post deve ter um link para alimentar os que se interessam pelo serviço ou produto.

O passo 2, supõe definir um público-alvo. Tecnicamente chamamos de personas, saber com o maior grau de precisão quem é seu potencial público consumidor. É uma parte que requer raciocínio e saber acertar o alvo.

No passo 3 define-se o orçamento que será investido. Como todo projeto de marketing, destina-se um percentual de seu orçamento a ser investido nas ações, no caso do Marketing digital, calcula-se o tamanho do público que se deseja impactar e as verbas são distribuídas em plataformas que dão alcance às publicações, alinhadas com os filtros definidos de personas, geolocalização, interesses, etc.

No passo 4 mensura-se os resultados, afere-se os canais com melhor ROI e retoma-se o ciclo de planejamento.

A partir do momento em que o marketing digital essencial está performando bem, é possível ampliar para ações igualmente eficazes porém de médio e longo prazo como o SEO e o marketing de conteúdo, inbound marketing, canais alternativos e remarketing, entre outras. Ai sim estaremos falando de marketing digital e não apenas de presença digital

* Osmar Lazarini é engenheiro, gestor de mídias digitais, estrategista digital com ênfase em alcance e audiência para pequenas e médias empresas. Atua com Marketing Político digital, marketing digital de performance e é CEO da Agência Trampo

Para mais informações sobre Marketing Digital clique aqui...

Fonte: Vervi Assessoria



Memórias no formato CAMM2: uma nova era para as memórias RAM?

Nos corredores da Computex 2024, um evento que sempre antecipa o futuro da tecnologia, um dos grandes destaques foi o novo padrão de memória RAM CAMM2.

Autor: Divulgação

Memórias no formato CAMM2: uma nova era para as memórias RAM?

Falha cibernética coloca, ou deveria colocar, o mundo em alerta!

O mundo acordou em crise com uma das maiores, senão a maior, falha cibernética que se tem notícia.

Autor: Yago Morgan

Falha cibernética coloca, ou deveria colocar, o mundo em alerta!

Segurança de dados: não há tecnologia que sobreviva sem conscientização

Bastante citada no mercado de ciência de dados, a frase do matemático Clive Humby, “Data is the new oil” ou “Dados são o novo petróleo”, é autoexplicativa.

Autor: Cássio Ricardo de Araújo

Segurança de dados: não há tecnologia que sobreviva sem conscientização

Melhores técnicas para humanizar seu conteúdo GPT de bate-papo em 2024

Quer humanizar seu texto escrito GPT? Leia este guia e colete todas as dicas e truques importantes que podem ajudá-lo a simplificar o texto robótico e ignorar as detecções avançadas….

Autor: Divulgação

Melhores técnicas para humanizar seu conteúdo GPT de bate-papo em 2024

Ferramenta gratuita vai revolucionar o ensino da ciência geológica

Seequent lança um aplicativo na web para ajudar a combater a escassez global de geocientistas.

Autor: Divulgação

Ferramenta gratuita vai revolucionar o ensino da ciência geológica

Por que a integração do OCR é essencial para locais de trabalho modernos?

O local de trabalho moderno prospera com eficiência e acessibilidade.

Autor: Divulgação

Por que a integração do OCR é essencial para locais de trabalho modernos?

Brasil registra R$ 3,5 bilhões em tentativas de fraude em 2023

No período, ocorreram 3,7 milhões de tentativas de fraudes, redução de 28,3% em relação ao ano anterior.

Autor: Divulgação

Brasil registra R$ 3,5 bilhões em tentativas de fraude em 2023

Desafios da proteção de dados e a fraude na saúde

Segundo o Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) R$34 bilhões dos gastos das operadoras médico-hospitalares com contas e exames, em 2022, foram consumidos indevidamente por fraudes,.

Autor: Claudia Machado


Como são as fraudes no Pix e o que os bancos precisam assegurar

Um dos métodos comuns envolve a criação de perfis falsos em aplicativos de mensagens ou redes sociais, além de outros.

Autor: Denis Furtado

Como são as fraudes no Pix e o que os bancos precisam assegurar

A importância da segurança cibernética na manufatura

Estimativas indicam que mais de 60% das empresas de manufatura esperam sofrer tentativas de ataques este ano.

Autor: Ricardo Macchiavelli

A importância da segurança cibernética na manufatura

Como evitar fraudes e vazamentos no WhatsApp

De acordo com dados do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente 2023, mais de 1 bilhão de interações pelo chat foram registradas no país.

Autor: Divulgação

Como evitar fraudes e vazamentos no WhatsApp

Como prevenir, detectar e combater eventuais ataques cibernéticos

O armazenamento de dados e informações em nuvem é uma solução rápida e eficaz para organizações de diferentes portes e ramos de atividade.

Autor: Wellington Monaco

Como prevenir, detectar e combater eventuais ataques cibernéticos