Grupo WhatsApp

Cinco dicas úteis para estudar em casa

Cinco dicas úteis para estudar em casa

14/05/2020 Divulgação

Especialista dá de como aproveitar melhor cursos no formato EaD.

Cinco dicas úteis para estudar em casa

Segundo informações divulgadas pela Associação Brasileira de Educação à Distância, o setor teve um crescimento de 17% antes do país entrar em estado de isolamento social - o que significa que nove milhões de estudantes optaram por experienciar as vantagens e os desafios proporcionados pelo formato EaD. Mas, a partir do surgimento do Covid-19, a iniciativa passou de uma alternativa de ensino para uma responsabilidade social. Diante desse contexto, como encarar essa mudança de hábito com sucesso?

Pensando em auxiliar os estudantes que começaram a estudar à distância, a STAEDTLER - uma das empresas industriais mais antigas da Alemanha e que faz parte da grande tradição dos fabricantes de lápis de Nuremberg desde 1835 - reuniu cinco dicas úteis para esse momento. Confira abaixo:

Tenha um lugar fixo
"Muitas pessoas associam o conteúdo de aprendizagem com o local em que foi aprendido", explica Nicola Berger, especialista em técnicas de aprendizagem e gerenciamento de tempo. Então, é importante definir um lugar fixo na hora de desenvolver uma rotina de estudos. Dê preferência a locais mais reservados a fim de gerar um ambiente calmo capaz de manter a concentração.

Reflita sobre a organização
Quem nunca desistiu de começar a estudar um determinado assunto por ter dificuldades em encontrar o livro que atire a primeira pedra. Na prática, organizar os materiais de estudo evita a procrastinação e, consequentemente, aumenta a produtividade. Portanto, crie um espaço exclusivo para os livros, canetas, cadernos e anotações. Ao terminar a sessão de estudo é importante colocar tudo nos mesmos lugares. Outra ótima sugestão de organização é realizar um cronograma de estudos a fim de motivar o cumprimento das metas diárias.

Renda-se as cores
Seja manuscrito ou digital, o conteúdo da aprendizagem deve ser claro e objetivo. Aqui, as cores são grandes aliadas nesse processo porque garantem uma visão ampliada do que está sendo estudado. "Existem opiniões diferentes sobre o efeito das cores. O vermelho, por exemplo, tem um efeito estimulante. Mas, se você associar vermelho à caneta vermelha de um professor, o sucesso do aprendizado também poderá ser inibido. O melhor para todos é decidir por si mesmos quais cores os motivam e atraem a atenção ", revela Nicola.

Enfrente
Nenhuma dica será eficiente a menos que você realmente comece a se dedicar aos estudos. Para facilitar o primeiro passo, Nicola apresenta truques estratégicos: "Eu gosto de aplicar a chamada tática do salame. Ou seja, você divide a quantia de tarefas em fatias pequenas e viáveis, como no salame. Em seguida, basta iniciar com a tarefa que lhe agrada mais’’.

Descanse
Para atingir boas notas, é preciso fugir dos excessos e buscar o equilíbrio. Logo, é fundamental reservar períodos de descanso durante a rotina de estudos. O ideal é realizar pausas de dez minutos a cada 40 minutos de estudos. Essas pausas constantes auxiliam o cérebro a formar conexões neurais e a fixar o que está sendo aprendido. Lembre-se de evitar distrações que resultam em grandes pausas como acessar as redes sociais e assistir televisão. Aqui, fazer um lanche, é uma atividade que apresenta melhor resultado.

Fonte: KR2 Comunicação



Segurança e mensalidades lideram escolha de escolas no Brasil

Especialistas destacam que a decisão vai além da conveniência e da questão financeira, exigindo um olhar atento à proposta educativa e aos valores da instituição.

Autor: Divulgação

Segurança e mensalidades lideram escolha de escolas no Brasil

IA na educação: dicas de prompts para estudo

Inteligência artificial se torna aliada do estudo no Paraná. Especialista orienta uso ético e compartilha comandos para alunos.

Autor: Divulgação

IA na educação: dicas de prompts para estudo

Gestão financeira em instituições de ensino

Para que uma instituição de ensino se mantenha sustentável, é indispensável uma gestão financeira eficiente.

Autor: Leonardo Chucrute

Gestão financeira em instituições de ensino

Aprendizado contínuo: o que motiva profissionais a nunca pararem de evoluir

Porque a capacitação permanente deixou de ser opcional e se tornou pilar estratégico para quem deseja se manter competitivo no mercado.

Autor: Eliane Oliveira

Aprendizado contínuo: o que motiva profissionais a nunca pararem de evoluir

O mestre e o samurai: lições do Japão para a sala de aula brasileira

No Japão, quando um professor entra na sala, os alunos se levantam. O gesto é simples, mas carregado de simbolismo.

Autor: Paulo Rocha


Brasileiros buscam programação com 3,9 milhões de pesquisas

O interesse em programação cresce no Brasil. Cursos e linguagens geraram quase 3,9 milhões de buscas online no último ano.

Autor: Divulgação


Univali inaugura centro de aprendizagem Google

Espaço de 150 m² na Univali em Itajaí nasce de parceria com Google for Education e Instituto Manager para fomentar a inovação digital e metodologias ativas.

Autor: Divulgação

Univali inaugura centro de aprendizagem Google

Para que serve uma escola?

Há uma diferença clara entre ordem e violência. Aliás, o uso da violência é fruto da impossibilidade da ordem.

Autor: Daniel Medeiros

Para que serve uma escola?

Histórico escolar passa a ser emitido on-line em todas as escolas da rede estadual

Nova funcionalidade permite a emissão de documento escolar com rapidez, padronização e segurança.

Autor: Divulgação

Histórico escolar passa a ser emitido on-line em todas as escolas da rede estadual

Sobre o dia do professor

Depois de 35 anos, voltei a assistir Sociedade dos Poetas Mortos.

Autor: Daniel Medeiros


Aprendizagem contínua é exigência no mercado de trabalho

Para Virgilio Marques dos Santos atualizar-se constantemente deixou de ser diferencial e virou condição para quem quer seguir relevante.

Autor: Virgilio Marques dos Santos

Aprendizagem contínua é exigência no mercado de trabalho

Educação superior e a autonomia do MEC em xeque

Um dos pilares da Constituição Federal de 1988 é a clareza na definição de competências do Estado brasileiro.

Autor: Janguiê Diniz