Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Cinco dicas úteis para estudar em casa

Cinco dicas úteis para estudar em casa

14/05/2020 Divulgação

Especialista dá de como aproveitar melhor cursos no formato EaD.

Cinco dicas úteis para estudar em casa

Segundo informações divulgadas pela Associação Brasileira de Educação à Distância, o setor teve um crescimento de 17% antes do país entrar em estado de isolamento social - o que significa que nove milhões de estudantes optaram por experienciar as vantagens e os desafios proporcionados pelo formato EaD. Mas, a partir do surgimento do Covid-19, a iniciativa passou de uma alternativa de ensino para uma responsabilidade social. Diante desse contexto, como encarar essa mudança de hábito com sucesso?

Pensando em auxiliar os estudantes que começaram a estudar à distância, a STAEDTLER - uma das empresas industriais mais antigas da Alemanha e que faz parte da grande tradição dos fabricantes de lápis de Nuremberg desde 1835 - reuniu cinco dicas úteis para esse momento. Confira abaixo:

Tenha um lugar fixo
"Muitas pessoas associam o conteúdo de aprendizagem com o local em que foi aprendido", explica Nicola Berger, especialista em técnicas de aprendizagem e gerenciamento de tempo. Então, é importante definir um lugar fixo na hora de desenvolver uma rotina de estudos. Dê preferência a locais mais reservados a fim de gerar um ambiente calmo capaz de manter a concentração.

Reflita sobre a organização
Quem nunca desistiu de começar a estudar um determinado assunto por ter dificuldades em encontrar o livro que atire a primeira pedra. Na prática, organizar os materiais de estudo evita a procrastinação e, consequentemente, aumenta a produtividade. Portanto, crie um espaço exclusivo para os livros, canetas, cadernos e anotações. Ao terminar a sessão de estudo é importante colocar tudo nos mesmos lugares. Outra ótima sugestão de organização é realizar um cronograma de estudos a fim de motivar o cumprimento das metas diárias.

Renda-se as cores
Seja manuscrito ou digital, o conteúdo da aprendizagem deve ser claro e objetivo. Aqui, as cores são grandes aliadas nesse processo porque garantem uma visão ampliada do que está sendo estudado. "Existem opiniões diferentes sobre o efeito das cores. O vermelho, por exemplo, tem um efeito estimulante. Mas, se você associar vermelho à caneta vermelha de um professor, o sucesso do aprendizado também poderá ser inibido. O melhor para todos é decidir por si mesmos quais cores os motivam e atraem a atenção ", revela Nicola.

Enfrente
Nenhuma dica será eficiente a menos que você realmente comece a se dedicar aos estudos. Para facilitar o primeiro passo, Nicola apresenta truques estratégicos: "Eu gosto de aplicar a chamada tática do salame. Ou seja, você divide a quantia de tarefas em fatias pequenas e viáveis, como no salame. Em seguida, basta iniciar com a tarefa que lhe agrada mais’’.

Descanse
Para atingir boas notas, é preciso fugir dos excessos e buscar o equilíbrio. Logo, é fundamental reservar períodos de descanso durante a rotina de estudos. O ideal é realizar pausas de dez minutos a cada 40 minutos de estudos. Essas pausas constantes auxiliam o cérebro a formar conexões neurais e a fixar o que está sendo aprendido. Lembre-se de evitar distrações que resultam em grandes pausas como acessar as redes sociais e assistir televisão. Aqui, fazer um lanche, é uma atividade que apresenta melhor resultado.

Fonte: KR2 Comunicação



CEFET-MG oferece mais de 600 vagas de graduação para cinco cidades

Podem participar os candidatos que concluíram o Ensino Médio ou equivalente, que realizaram uma das três últimas edições do Enem.

Autor: Divulgação


Ecofuturo lança e-book de Educação e Natureza

A publicação marca a conclusão do ciclo de 2023 do programa Meu Ambiente.

Autor: Divulgação

Ecofuturo lança e-book de Educação e Natureza

Estratégias práticas para o desenvolvimento infantil

O desenvolvimento infantil é um processo repleto de marcos importantes que influenciam a aprendizagem e o futuro das crianças.

Autor: Luciana Brites

Estratégias práticas para o desenvolvimento infantil

Os jovens e o trabalho

A responsabilidade de gerar filhos é algo muito sério porque pai e mãe possibilitam a encarnação de uma alma para evoluir no mundo material, o aquém.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra

Os jovens e o trabalho

O fim da geração nem-nem está na aprendizagem?

No labirinto complexo das políticas trabalhistas, há uma série de fatores que merecem nossa atenção.

Autor: Francisco de Assis Inocêncio

O fim da geração nem-nem está na aprendizagem?

A escola pública sob administração privada

O Estado do Paraná apresenta ao Brasil um novo formato de administração à rede escolar.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O compromisso das escolas privadas na educação antirracista

Alcançar o sucesso demanda comprometimento de faculdades e universidades com a formação inicial de professores.

Autor: Luana Tolentino

O compromisso das escolas privadas na educação antirracista

Inscrições abertas para os cursos de condutores de caminhões

A Fabet São Paulo está com inscrições abertas para três cursos avançados voltados a formação e aperfeiçoamento de condutores de caminhões.

Autor: Marcos Villela Hochreiter


Exercitando a empatia

No meu último ano de sala de aula, tive uma turma de quarto ano que se tornou muito querida.

Autor: Vanessa Nascimento

Exercitando a empatia

Conhecimento é combustível para a motivação

Não são incomuns as histórias de profissionais que, voluntariamente, trocam de emprego para ganhar menos do que em suas posições anteriores.

Autor: Yuri Trafane

Conhecimento é combustível para a motivação

Violência escolar: qual a causa e como solucionar

Comportamentos violentos nas escolas se intensificam cada dia mais, ou pelo menos a sua relevância tem ficado mais clara.

Autor: Felipe Lemos

Violência escolar: qual a causa e como solucionar

Todo dia é Dia da Educação

“A educação do homem começa no momento do seu nascimento; antes de falar, antes de entender, já se instrui.” Rousseau. “O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele.” Immanuel Kant.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra

Todo dia é Dia da Educação