Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Educação Especial: conviver para entender

Educação Especial: conviver para entender

17/05/2016 Priscilla Maria Bonini Ribeiro

Viver em um país em crise moral, financeira e política é um desafio diário.

Em nossa caminhada muitos obstáculos podem surgir e transpô-los é sinal de amadurecimento, mas acima de tudo, de muito profissionalismo e sabedoria. Nem todos os obstáculos são vencidos por nós. No entanto, o nosso acreditar é que faz a diferença no nosso caminhar. A cada ponto de partida, novos desafios e, para cada novo desafio, nova esperança.

Se torna ainda mais complexo quando nosso país, de grandes dimensões territoriais, também possui grandes dimensões de desigualdade; e por falar em desigualdade, se fizermos uma reflexão mais profunda, nos deparamos com um tema de extrema importância que é a educação especial. É preciso cercar todos estes alunos com uma estrutura adequada para atendê-los. Oferecendo educação de qualidade que possibilitará a eles adentrar no mercado de trabalho e alcançar cargos altos, concorrendo em condições de igualdade com todos os demais.

Antigamente, as crianças deficientes eram escondidas em seus lares ou colocadas em locais onde convivam com crianças de problemas iguais ou semelhantes aos seus. Hoje, isso mudou. A sociedade vem amadurecendo e entendendo que é necessário e de suma importância respeitar e conviver com as diferenças. É uma evolução em todos os sentidos, destacando-se o lado emocional, priorizando-se a autoestima.

Neste sentido, nós educadores, não medimos esforços para que essas crianças recebam o apoio necessário para o seu desenvolvimento. Para tanto, utilizamos inúmeros recursos como as salas de recursos multifuncionais e materiais adequados às necessidades especiais, mas a chave de tudo isso se chama Professor.

Com atitudes profissionais que tenham seus alicerces no sentimento mais sublime que é o amor, as deficiências são minimizadas e o desenvolvimento das crianças surpreende a todos: profissionais de educação, pais e alunos, companheiros de sala de aula. É um trabalho que, como dizemos entre os educadores, “de formiguinha”, precisa ser realizado passo a passo, diariamente, com a ajuda dos pais, pois sem o apoio e a compreensão da família o desenvolvimento das crianças pode demorar mais a acontecer.

Sinto-me muito feliz em poder trabalhar o profissionalismo e o amadurecimento de todos os profissionais de educação que diariamente cumprem a árdua missão de transformar através da educação. É na crise que o país encontra as verdadeiras oportunidades de desenvolvimento, acredito verdadeiramente que o país comece a entender a importância da educação como um todo.

* Priscilla Maria Bonini Ribeiro é Secretária Municipal de Educação de Guarujá e Conselheira Estadual da Educação do Estado de São Paulo

Fonte: Assessoria de imprensa da Planneta/Vitae Brasil e Ex-Libris Comunicação Integrada



CEFET-MG oferece mais de 600 vagas de graduação para o segundo semestre em cinco cidades

Podem participar os candidatos que concluíram o Ensino Médio ou equivalente, que realizaram uma das três últimas edições do Enem.

Autor: Divulgação


Ecofuturo lança e-book de Educação e Natureza

A publicação marca a conclusão do ciclo de 2023 do programa Meu Ambiente.

Autor: Divulgação

Ecofuturo lança e-book de Educação e Natureza

Estratégias práticas para o desenvolvimento infantil

O desenvolvimento infantil é um processo repleto de marcos importantes que influenciam a aprendizagem e o futuro das crianças.

Autor: Luciana Brites

Estratégias práticas para o desenvolvimento infantil

Os jovens e o trabalho

A responsabilidade de gerar filhos é algo muito sério porque pai e mãe possibilitam a encarnação de uma alma para evoluir no mundo material, o aquém.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra

Os jovens e o trabalho

O fim da geração nem-nem está na aprendizagem?

No labirinto complexo das políticas trabalhistas, há uma série de fatores que merecem nossa atenção.

Autor: Francisco de Assis Inocêncio

O fim da geração nem-nem está na aprendizagem?

A escola pública sob administração privada

O Estado do Paraná apresenta ao Brasil um novo formato de administração à rede escolar.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O compromisso das escolas privadas na educação antirracista

Alcançar o sucesso demanda comprometimento de faculdades e universidades com a formação inicial de professores.

Autor: Luana Tolentino

O compromisso das escolas privadas na educação antirracista

Inscrições abertas para os cursos de condutores de caminhões

A Fabet São Paulo está com inscrições abertas para três cursos avançados voltados a formação e aperfeiçoamento de condutores de caminhões.

Autor: Marcos Villela Hochreiter


Exercitando a empatia

No meu último ano de sala de aula, tive uma turma de quarto ano que se tornou muito querida.

Autor: Vanessa Nascimento

Exercitando a empatia

Conhecimento é combustível para a motivação

Não são incomuns as histórias de profissionais que, voluntariamente, trocam de emprego para ganhar menos do que em suas posições anteriores.

Autor: Yuri Trafane

Conhecimento é combustível para a motivação

Violência escolar: qual a causa e como solucionar

Comportamentos violentos nas escolas se intensificam cada dia mais, ou pelo menos a sua relevância tem ficado mais clara.

Autor: Felipe Lemos

Violência escolar: qual a causa e como solucionar

Todo dia é Dia da Educação

“A educação do homem começa no momento do seu nascimento; antes de falar, antes de entender, já se instrui.” Rousseau. “O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele.” Immanuel Kant.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra

Todo dia é Dia da Educação