Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O EAD está ganhando um novo significado

O EAD está ganhando um novo significado

17/06/2020 Flora Alves

Segundo especialista, entregar uma experiência de aprendizagem a distância não significa escolher uma boa ferramenta e fazer o que era feito presencialmente. É preciso redesenhar.

O EAD está ganhando um novo significado

Estamos vivendo um aquecimento no mercado das plataformas de EAD e de Educação Corporativa em função do Coronavírus.  A implementação deste tipo de tecnologia sempre foi aderente em várias áreas, mas em razão do isolamento social para conter a propagação do vírus, a área de Educação foi uma das primeiras impactadas e a primeira a reagir em busca da viabilidade de implantação da tecnologia.

Muitas empresas foram obrigadas a migrar suas soluções presenciais para soluções a distância, e são muitos os formatos sendo usados atualmente. Lives, webinars, e-learning, sessões de mentoria on-line, mobile learning - pílulas de conhecimento através de dispositivos móveis, videoconferência, são alguns deles.

“Porém, é importante frisar que esse “migrar” nem sempre é bem compreendido. Estamos vivendo um tsunami de conteúdos na internet e fica a pergunta: uma live pode ser considerada como EAD? Para nós, o EAD é uma verdadeira experiência de aprendizagem digital, centrada no participante e não no conteúdo a ser compartilhado”, afirma Flora Alves, CLO da SG - Aprendizagem Corporativa e idealizadora da Ferramenta Trahentem®.

A especialista afirma que independente do meio de entrega da aprendizagem, seja um vídeo, uma live, um webinar, um curso assíncrono ou síncrono; é preciso escolher o veículo certo para cada coisa. “Por exemplo, quando falamos em live, estamos falando de uma transmissão. E a aprendizagem não é uma coisa que transmitimos. Eu posso até usar desse meio para despertar o interesse dessas pessoas com relação a alguma coisa, mas para que a aprendizagem aconteça, eu vou precisar usar outros meios também. Então uma live por si só, não basta. Ainda que seja um conhecimento declarativo, talvez eu não consiga ter o mínimo necessário de troca para chegar onde eu quero com relação a profundidade”.

Ferramentas que estão revolucionando o EAD

É possível sim fazer educação a distância, mas não é possível descartar o desenho de aprendizagem. É possível escolher a modalidade, mas a forma de construção de uma solução de aprendizagem continua sendo a mesma e é preciso considerar todas as etapas. Estamos evoluindo muito com relação a tecnologia, contudo, o nosso cérebro continua funcionando da mesma maneira, ou seja, precisamos levar em consideração como funciona os nossos processos psicológicos de aprendizagem.

“O desafio para quem desenha hoje uma experiência de aprendizagem é cada vez mais combinar duas coisas: andragogia e heutagogia. Contudo, se temos um objetivo a ser alcançado, é preciso estruturar o Design para que as pessoas possam escolher aquilo que elas acham melhor para cada uma delas, aquilo que é mais engajador ou mais interessante. Essa curadoria envolve não só a disponibilização de conteúdos diversificados, mas envolve um pensar de uma estrutura que consiga entregar aquilo que precisa em termos de aprendizagem e que seja engajador. Se por um lado as pessoas pensam que a tecnologia oferece a facilidade de disponibilização de alto volume de conteúdo, por outro lado a nossa responsabilidade aumentou, que é a de efetivamente desenhar estruturas que possibilitem essa escolha, esse acesso fácil, essa disponibilidade de conhecimento na hora que você precisa dele para aplicar, e não só como era feito em outros momentos”, pontua Flora Alves. 

É preciso usar metodologias adequadas para cada tipo de conhecimentos, afinal, antes de entrar em sala, seja ela virtual ou não, o facilitador precisa ter agilidade e assertividade na hora de desenhar seus treinamentos. E ter em mãos as ferramentas corretas torna-se um grande diferencial.  A Ferramenta Trahentem® Digital tem ganhado cada vez mais relevância neste momento, pois ela contribui 100% para que os facilitadores consigam fazer esse redesenho, mesmo estando a distância. Ela nasceu para promover a colaboração e agilidade para a construção de treinamentos experiências de aprendizagem efetivas e centradas em quem precisa aprender.

“Uma dica de ouro que posso deixar é: entregar uma experiência de aprendizagem a distância significa redesenhar o que você já fazia, não significa escolher uma boa ferramenta e fazer o que você fazia presencialmente. Nós não estamos desenvolvendo EAD, nós estamos desenvolvendo experiências de aprendizagem a distância. Isso significa que essa intervenção de aprendizagem tem que ser UMA EXPERIÊNCIA. E para isso, redesenho. É preciso escolher a ferramenta mais adequada para aquilo que queremos entregar e redesenhar o conteúdo para que ele seja absorvido e degustado”, finaliza Flora Alves.

* Flora Alves, CLO da SG - Aprendizagem Corporativa e idealizadora da Ferramenta Trahentem®.

Fonte: Makarian Comunicacoes



A tríade da vida aplica-se à Educação

O professor só deseja que o aluno escute a sua palavra. A aprendizagem acontece depois de uma longa e silenciosa escuta.

Autor: Ivo Carraro

A tríade da vida aplica-se à Educação

6 princípios fundamentais do método Montessori

Promova autonomia, responsabilidade e aprendizado nas crianças com as diretrizes da pioneira na educação infantil.

Autor: Divulgação

6 princípios fundamentais do método Montessori

Um alerta sobre o Tik Tok como ferramenta para pesquisas escolares

Nos últimos anos, o TikTok emergiu como uma das plataformas sociais mais populares entre os jovens, oferecendo uma variedade de conteúdos criativos e interativos.

Autor: Divulgação

Um alerta sobre o Tik Tok como ferramenta para pesquisas escolares

Robótica nas escolas transforma o aprendizado

No contexto educacional, a robótica tem a capacidade de revolucionar a maneira como os estudantes aprendem e interagem com a tecnologia.

Autor: Divulgação

Robótica nas escolas transforma o aprendizado

CEFET-MG oferece mais de 600 vagas de graduação para cinco cidades

Podem participar os candidatos que concluíram o Ensino Médio ou equivalente, que realizaram uma das três últimas edições do Enem.

Autor: Divulgação


Ecofuturo lança e-book de Educação e Natureza

A publicação marca a conclusão do ciclo de 2023 do programa Meu Ambiente.

Autor: Divulgação

Ecofuturo lança e-book de Educação e Natureza

Estratégias práticas para o desenvolvimento infantil

O desenvolvimento infantil é um processo repleto de marcos importantes que influenciam a aprendizagem e o futuro das crianças.

Autor: Luciana Brites

Estratégias práticas para o desenvolvimento infantil

Os jovens e o trabalho

A responsabilidade de gerar filhos é algo muito sério porque pai e mãe possibilitam a encarnação de uma alma para evoluir no mundo material, o aquém.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra

Os jovens e o trabalho

O fim da geração nem-nem está na aprendizagem?

No labirinto complexo das políticas trabalhistas, há uma série de fatores que merecem nossa atenção.

Autor: Francisco de Assis Inocêncio

O fim da geração nem-nem está na aprendizagem?

A escola pública sob administração privada

O Estado do Paraná apresenta ao Brasil um novo formato de administração à rede escolar.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O compromisso das escolas privadas na educação antirracista

Alcançar o sucesso demanda comprometimento de faculdades e universidades com a formação inicial de professores.

Autor: Luana Tolentino

O compromisso das escolas privadas na educação antirracista

Inscrições abertas para os cursos de condutores de caminhões

A Fabet São Paulo está com inscrições abertas para três cursos avançados voltados a formação e aperfeiçoamento de condutores de caminhões.

Autor: Marcos Villela Hochreiter