Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O pedagogo e a qualidade do ensino

O pedagogo e a qualidade do ensino

17/05/2023 Marcos Aurélio Silva Soares

Sem dúvida, uma das profissões de maior importância para a organização do trabalho pedagógico nas unidades educacionais é a de pedagogo.

O pedagogo e a qualidade do ensino

A Lei nº 13.083/2015 instituiu o dia 20 de maio, como Dia Nacional do Pedagogo e comemorar o dia do pedagogo tem por objetivo reforçar a importância dos profissionais que planejam, executam e coordenam as atividades dos diversos profissionais que trabalham nas unidades educacionais.  Uma tarefa complexa e de extrema importância na educação, tendo em vista oferecer ensino de qualidade e obter sucesso no processo de aprendizagem. 

A alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) n° 9.394/1996 por meio da Lei nº 13.415/2017 (institui a Base Nacional Comum Curricular - BNCC) promoveu modificação dos projetos políticos pedagógicos (propostas pedagógicas) nos anos seguintes à sua implementação e havia uma exigência para todos os entes federativos de que a legislação estivesse em prática em 2020. Contudo, com a Pandemia da Covid-19 (2020) ocorreu uma drástica mudança na organização do trabalho pedagógico das escolas e o trabalho remoto (educação à distância) se tornou realidade no atendimento aos estudantes da Educação Básica.  

Esta nova realidade forçou pedagogos e professores (profissionais da educação) a utilizarem ferramentas de tecnologia educacional, no entanto, isso ocorreu sem as condições necessárias, não só para os profissionais da educação, mas também aos estudantes e as suas famílias. Contudo, é inegável que a Pandemia deixou escancarada a falta de políticas públicas relacionadas à utilização de tecnologias: computador, notebook, celular e internet para inclusão digital, principalmente nas escolas públicas.  

Os dados do Censo da Educação Básica (INEP, 2020, pág. 55) indicam que apesar da rede municipal possuir o maior número de estudantes é a que menos dispõe de recursos tecnológicos, como lousa digital (9,9%), projetor multimídia (54,4%), computador de mesa (38,3%) ou portátil (23,8%) e internet disponível aos alunos (23,8%). Dos dez itens analisados na pesquisa, as escolas estaduais possuem mais recursos tecnológicos e superam a rede privada em cinco itens. 

A BNCC estimula a utilização de tecnologias digitais em todas as áreas do conhecimento e a Pandemia trouxe a necessidade de agilizar a implementação de políticas públicas educacionais que visem a inclusão digital e, em janeiro de 2023 é aprovada a Política Nacional de Educação Digital por meio de alteração no artigo 4º da LDBEN 9.394/1996, garantindo a conectividade em todas as instituições públicas de educação, voltando-se ao letramento digital, criação de conteúdos digitais, foco em segurança e resolução de problemas.  

Sabemos que a realidade de cada ente federativo é diferenciada e cabe a União equalizar as condições de acesso às tecnologias digitais para todos, mas isso não é tudo, a formação dos profissionais da educação é fundamental e destacamos aqui a importância do trabalho dos pedagogos (coordenadores pedagógicos) em busca de uma educação justa, inclusiva e de qualidade. 

* Marcos Aurélio Silva Soares é mestre em Educação e coordenador de Cursos de Pós-Graduação na área de Educação do Centro Universitário Internacional UNINTER.

Para mais informações sobre ensino clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: NQM Comunicação



CEFET-MG oferece mais de 600 vagas de graduação para o segundo semestre em cinco cidades

Podem participar os candidatos que concluíram o Ensino Médio ou equivalente, que realizaram uma das três últimas edições do Enem.

Autor: Divulgação


Ecofuturo lança e-book de Educação e Natureza

A publicação marca a conclusão do ciclo de 2023 do programa Meu Ambiente.

Autor: Divulgação

Ecofuturo lança e-book de Educação e Natureza

Estratégias práticas para o desenvolvimento infantil

O desenvolvimento infantil é um processo repleto de marcos importantes que influenciam a aprendizagem e o futuro das crianças.

Autor: Luciana Brites

Estratégias práticas para o desenvolvimento infantil

Os jovens e o trabalho

A responsabilidade de gerar filhos é algo muito sério porque pai e mãe possibilitam a encarnação de uma alma para evoluir no mundo material, o aquém.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra

Os jovens e o trabalho

O fim da geração nem-nem está na aprendizagem?

No labirinto complexo das políticas trabalhistas, há uma série de fatores que merecem nossa atenção.

Autor: Francisco de Assis Inocêncio

O fim da geração nem-nem está na aprendizagem?

A escola pública sob administração privada

O Estado do Paraná apresenta ao Brasil um novo formato de administração à rede escolar.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O compromisso das escolas privadas na educação antirracista

Alcançar o sucesso demanda comprometimento de faculdades e universidades com a formação inicial de professores.

Autor: Luana Tolentino

O compromisso das escolas privadas na educação antirracista

Inscrições abertas para os cursos de condutores de caminhões

A Fabet São Paulo está com inscrições abertas para três cursos avançados voltados a formação e aperfeiçoamento de condutores de caminhões.

Autor: Marcos Villela Hochreiter


Exercitando a empatia

No meu último ano de sala de aula, tive uma turma de quarto ano que se tornou muito querida.

Autor: Vanessa Nascimento

Exercitando a empatia

Conhecimento é combustível para a motivação

Não são incomuns as histórias de profissionais que, voluntariamente, trocam de emprego para ganhar menos do que em suas posições anteriores.

Autor: Yuri Trafane

Conhecimento é combustível para a motivação

Violência escolar: qual a causa e como solucionar

Comportamentos violentos nas escolas se intensificam cada dia mais, ou pelo menos a sua relevância tem ficado mais clara.

Autor: Felipe Lemos

Violência escolar: qual a causa e como solucionar

Todo dia é Dia da Educação

“A educação do homem começa no momento do seu nascimento; antes de falar, antes de entender, já se instrui.” Rousseau. “O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele.” Immanuel Kant.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra

Todo dia é Dia da Educação