Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Novo normal no mercado de trabalho

Novo normal no mercado de trabalho

02/10/2020 Paulo Lira

Os últimos meses trouxeram um cenário de grande incerteza para as pessoas e empresas.

Novo normal no mercado de trabalho

O que antes era rotina, como sair para trabalhar, reuniões presenciais e até mesmo atividades como ir à padaria ou a um restaurante no horário do almoço, passou a ser restrito. E, as pessoas e empresas se viram obrigadas a criar rotinas e desmistificar alguns padrões para que o mundo não parasse.

Mas, o que de fato mudou? E, como essa transformação não só das empresas, mas do ser humano tem impactado na produtividade e no desenvolvimento dos profissionais? Falar só da desmistificação do home office e a corrida pela transformação digital, já é clichê. Os dados estão aí para não me deixar mentir. De acordo, com pesquisa do Capterra em parceria com a Gartner, 77% das pequenas e médias empresas do Brasil aderiram ao home office.

Mas, e as pessoas? Humanização e empatia talvez sejam as palavras que melhor representem este período de pandemia. Esses meses forçados em casa, fizeram com que as empresas percebessem os funcionários muito mais como seres humanos, e aprenderam a priorizar o que é realmente importante dentro da gestão de pessoas. De novo, vamos usar outra informação óbvia, mas extremamente relevante: Posso afirmar que os grandes protagonistas desta revolução, com certeza, são os times de recursos humanos e os líderes.

Vamos começar a falar dos líderes. Eles foram e são fundamentais para manter o ritmo de trabalho, produtividade e engajamento dos times. Muito já se falava da mudança destes profissionais, e a pandemia antecipou e muito o desenvolvimento deles. Primeiro, porque eles se viram obrigados a mudarem de postura e buscarem outras formas de gerenciamento, e ao mesmo tempo, entenderem que os colaboradores também precisavam de um tempo para reaprender essa nova forma de trabalhar e se adaptar.

Aquele papel que estava sendo tão cobrado, foi posto à prova. Hoje, a cobrança por horários não é mais possível, cada vez mais, a cobrança será por entregas e projetos. Reunião e feedbacks, também fizeram toda a diferença neste período, são nestes momentos que os times conseguem se aproximar, entender as necessidades e alinhar as expectativas. E, não mesmo importante, a comunicação assertiva. Talvez, essa tenha sido a habilidade mais praticada neste momento. Ter uma comunicação clara é primordial em tempo de atividades remota.

Já o recursos humanos precisou entender ainda mais a fundo a realidade de seus colaboradores, e temas como: Será que ele tem um espaço adequado para trabalhar? Internet? Troca de vale refeição por alimentação, e, principalmente, como está a saúde mental, foram os principais questionamentos das últimas pautas.

Claro, essa pandemia, abriu novas oportunidades e trouxe desafios, nunca antes imaginados, mas com certeza também mostrou alguns gaps que precisam ser revistos, e, principalmente, algumas mudanças estruturais que serão essenciais para o bom desenvolvimento do ecossistema como um todo.

O futuro ainda é incerto e novas tendências podem aparecer e outras sucumbirem, o que precisamos ter em mente é continuar nos aperfeiçoando e nos atualizando no que há de mais moderno em tecnologia, soft e hard skills, só assim estaremos melhores preparados para enfrentar esse novo futuro que já começou.

* Paulo Lira, coordenador e supervisor acadêmico da HSM University

Fonte: Máquina Cohn&Wolfe



Impactos do uso da Inteligência Artificial no RH

Não é novidade que a inteligência artificial tem ganhado cada vez mais terreno e atraído investimentos significativos que antes estavam destinados ao metaverso.

Autor: Daniel Godoy

Impactos do uso da Inteligência Artificial no RH

No Brasil, trabalhar também é um perigo

Quando o sociólogo alemão Max Weber afirmou que o trabalho dignifica o homem, naturalmente não levou em consideração que certos ofícios são especialmente perigosos.

Autor: Marcelo Maia


Mercado de carbono abre oportunidade na área ambiental

Com a emissão de cerca de 2 bilhões de toneladas de gás carbônico por ano na atmosfera, o Brasil é considerado um dos maiores emissores de gases de efeito estufa.

Autor: Divulgação


Feirão promove reinserção de trabalhadores no mercado

Além de encaminhamento para entrevistas, primeira edição do evento vai oferecer outros serviços no Centro de Referência das Juventudes, em Belo Horizonte.

Autor: Divulgação


Empresa anuncia 1000 vagas de emprego em Betim (MG)

Oportunidades serão para seleção de Auxiliar Logístico, disponíveis para impulsionar o e-commerce regional.

Autor: Divulgação


Rede Mater Dei de Saúde abre vagas para unidade Nova Lima

As oportunidades são para Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem em diversos setores.

Autor: Divulgação


Profissões que estão em alta e devem permanecer existindo

Nos últimos anos, temos visto o mundo do trabalho mudar e ser impulsionada pela aceleração da digitalização, automação e inteligência artificial.

Autor: João Roncati


Ser feliz no trabalho é essencial

O tema da felicidade está sempre permeando nossa rotina e no trabalho não é diferente.

Autor: David Braga


Unimed-BH contrata mais 50 profissionais para atuar na assistência

Cerca de 150 vagas já foram preenchidas e ainda restam 50 posições em aberto para contratação imediata.

Autor: Divulgação


Fundação CDL-BH oferece 500 vagas para jovens aprendizes

Serão disponibilizadas 500 vagas para jovens de 17 a 22 anos por meio do Programa Educação e Trabalho (PET).

Autor: Divulgação

Fundação CDL-BH oferece 500 vagas para jovens aprendizes

AeC oferece 550 vagas em Belo Horizonte

Todos os postos são para operador de atendimento ao cliente e a contratação é imediata.

Autor: Divulgação


Divino Fogão abre mais de 600 postos de trabalho em todo o Brasil

Vagas são para diferentes cargos, desde gerente a ajudante de cozinha.

Autor: Divulgação