Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Os motivos da queda do desemprego no Brasil

Os motivos da queda do desemprego no Brasil

08/09/2022 José Eduardo Gibello Pastore

Os motivos são variados, um deles é o reaquecimento da economia pós-pandemia.

Os motivos da queda do desemprego no Brasil

A taxa de desemprego no Brasil recuou para 9,1% no trimestre encerrado em julho, da população economicamente ativa, segundo dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É o menor índice da série desde o trimestre encerrado em dezembro de 2015, quando também foi de 9,1%. E um indicativo importante de que a economia do país segue um novo rumo após os obstáculos impostos, principalmente, pela pandemia da Covid-19 e pela Guerra entre Rússia e Ucrânia.

Os motivos são variados, um deles é o reaquecimento da economia pós-pandemia. Na verdade, nem os analistas mais otimistas esperavam que a economia se aquecesse desta forma e se mantivesse assim durante tanto tempo.

Esse reaquecimento influenciou nos dados que indicam que o desemprego vem caindo, com recorde de pessoas empregadas. Neste contexto, diminuiu o número de desalentados, pessoas que desistiram de procurar emprego porque não têm esperanças de que irão o encontrar, o que ajudou a turbinar os novos postos de trabalho.

Só nos setores de comércio e serviços foram gerados 1 milhão e 300 mil postos de trabalho. Os últimos meses mostraram uma tendência no crescimento dos postos de trabalho, o que foi extremamente positivo.

Além desta boa notícia, outros fatores devem contribuir para a manutenção ou até expansão das oportunidades de trabalho. Temos a Copa do Mundo, o final de ano, eleições que juntos estimulam muito setores como: comércio, serviços, bares, restaurantes, lojas em geral, entre outros.

Outro fator relevante, na esteira das notícias boas, é que além do crescimento do número de novas vagas de trabalho, a massa salarial também aumentou. Ou seja, o valor do salário médio que até então vinha caindo, cresceu. Massa salarial, neste contexto, assume relevante importância porque reflete o poder de compra do trabalhador, que, ao final, aquece a economia, que gira criando mais empregos. Este é o círculo virtuoso que espera que se mantenha.

Além destes fatores, é relevante destacar os auxílios recentes concedidos pelo Governo Federal, tais como Auxílio Brasil, Auxílio Gás e Auxílio Caminhoneiro, que também ajudam a aumentar o poder de compra da população. Com a injeção de R$ 12,5 bilhões mensais oriundos destes auxílios, a economia deve se manter aquecida, ainda que tenhamos, em sentido contrário,  inflação. Alguns especialistas estimam que o desemprego chegue em 8.5% até o final deste ano.  Torcemos para que isto aconteça.

Ainda que o cenário do desemprego esteja melhorando, o Brasil permanece com alguns problemas preocupantes. Um deles se refere aos investimentos, para o país crescer e os empregos também, há que se fazer grandes investimentos, principalmente em infraestrutura, na indústria de transformação, na indústria de base e no setor de tecnologia.

As grandes obras de infraestrutura geram muitos empregos diretos e indiretos. Por exemplo, quando se constrói uma usina hidroelétrica são gerados milhares de empregos, de diferentes tipos de qualificação.  Este tipo de atividade estimula os empregos nas duas pontas, o que é extremamente positivo.

É por esta razão que o Governo Federal está se empenhando na liberação das concessões para ativação de grandes obras, que irão acontecer, provavelmente, no ano que vem. Como se pode notar, as notícias para o emprego são positivas e prometem se manter nos próximos meses.

Após um período dificílimo, tanto para empregados quanto empregadores, os dados indicam que o cenário para o emprego está melhorando, e se manterá assim.

* José Eduardo Gibello Pastore é advogado e consultor de relações trabalhistas do Sindicato das Empresas de Prestação de Serviços a Terceiros e de Trabalho Temporário do Estado de São Paulo (Sindeprestem).[

Para mais informações sobre desemprego clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Ex Libris Comunicação Integrada



Impactos do uso da Inteligência Artificial no RH

Não é novidade que a inteligência artificial tem ganhado cada vez mais terreno e atraído investimentos significativos que antes estavam destinados ao metaverso.

Autor: Daniel Godoy

Impactos do uso da Inteligência Artificial no RH

No Brasil, trabalhar também é um perigo

Quando o sociólogo alemão Max Weber afirmou que o trabalho dignifica o homem, naturalmente não levou em consideração que certos ofícios são especialmente perigosos.

Autor: Marcelo Maia


Mercado de carbono abre oportunidade na área ambiental

Com a emissão de cerca de 2 bilhões de toneladas de gás carbônico por ano na atmosfera, o Brasil é considerado um dos maiores emissores de gases de efeito estufa.

Autor: Divulgação


Feirão promove reinserção de trabalhadores no mercado

Além de encaminhamento para entrevistas, primeira edição do evento vai oferecer outros serviços no Centro de Referência das Juventudes, em Belo Horizonte.

Autor: Divulgação


Empresa anuncia 1000 vagas de emprego em Betim (MG)

Oportunidades serão para seleção de Auxiliar Logístico, disponíveis para impulsionar o e-commerce regional.

Autor: Divulgação


Rede Mater Dei de Saúde abre vagas para unidade Nova Lima

As oportunidades são para Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem em diversos setores.

Autor: Divulgação


Profissões que estão em alta e devem permanecer existindo

Nos últimos anos, temos visto o mundo do trabalho mudar e ser impulsionada pela aceleração da digitalização, automação e inteligência artificial.

Autor: João Roncati


Ser feliz no trabalho é essencial

O tema da felicidade está sempre permeando nossa rotina e no trabalho não é diferente.

Autor: David Braga


Unimed-BH contrata mais 50 profissionais para atuar na assistência

Cerca de 150 vagas já foram preenchidas e ainda restam 50 posições em aberto para contratação imediata.

Autor: Divulgação


Fundação CDL-BH oferece 500 vagas para jovens aprendizes

Serão disponibilizadas 500 vagas para jovens de 17 a 22 anos por meio do Programa Educação e Trabalho (PET).

Autor: Divulgação

Fundação CDL-BH oferece 500 vagas para jovens aprendizes

AeC oferece 550 vagas em Belo Horizonte

Todos os postos são para operador de atendimento ao cliente e a contratação é imediata.

Autor: Divulgação


Divino Fogão abre mais de 600 postos de trabalho em todo o Brasil

Vagas são para diferentes cargos, desde gerente a ajudante de cozinha.

Autor: Divulgação