Cemig alerta para o aumento de acidentes de origem elétrica no Brasil
Cemig alerta para o aumento de acidentes de origem elétrica no Brasil
Segundo levantamento da Abracopel, quase 450 pessoas perderam a vida nos primeiros seis meses de 2024.

Os acidentes de origem elétrica continuam causando ferimentos graves e mortes em todo o Brasil. Dessa forma, a Cemig volta a alertar sobre essas ocorrências e como evitar ferimentos e fatalidades relacionadas à eletricidade. De acordo com um levantamento da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), foram registradas 1.086 ocorrências no primeiro semestre de 2024, um aumento de 9,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Sobre as fatalidades, o número passou de 399 mortes nos primeiros seis meses do ano passado para 448 óbitos no mesmo período de 2024, um acréscimo de 12,28%.
Conforme o estudo da Abracopel, os números deste ano mostram uma tendência de crescimento em todos os tipos de acidente: choque elétrico, incêndio por sobrecarga e descarga atmosférica (raio). Na região Sudeste, as ocorrências passaram de 93 incidentes para 121 neste ano, e também um aumento no número de mortes, passando de 57 fatalidades no ano passado para 80 no primeiro semestre de 2024.
Em Minas Gerais, segundo a Abracopel, foram 35 acidentes de origem elétrica no primeiro semestre de 2024, que resultaram em 21 mortes. Já em relação ao mesmo período do ano passado, a entidade aponta que aconteceram 25 ocorrências, com 17 óbitos.
Cuidados em casa
A instalação do Dispositivo Diferencial Residual (DR) é recomendado para todas as residências. Esse equipamento protege adultos e crianças de correntes elétricas de maior intensidade, evitando acidentes graves dentro de casa.
Esse aparelho, que ganhou variações nos últimos anos e teve o seu preço bastante reduzido, tem o objetivo de detectar fugas de corrente elétrica em circuitos defeituosos. Caso isso seja detectado, o sistema é desligado imediatamente e evita que o usuário sofra choque elétrico ou que tenha danos nas instalações elétricas em função da rápida atuação do equipamento.
Também é fundamental que todas as residências possuam um projeto elétrico, o que facilita a manutenção e a análise para novas demandas de carga. Além disso, qualquer serviço elétrico deve ser realizado por profissionais qualificados, garantindo a segurança e evitando problemas.
Apesar de parecerem inofensivos, é importante que as pessoas tenham cuidados com equipamentos como máquina de lavar roupa, ferro de passar e refrigeradores.
A Cemig alerta também à população que, em caso de necessidade de qualquer manutenção na rede elétrica, é importante que o disjuntor da residência seja desligado para reduzir as chances de acidentes com a eletricidade. Além disso, sempre que for necessário esse tipo de manutenção, procure um profissional especializado.
Foto: Divulgação
Para mais informações sobre Cemig clique aqui...
Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!
Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp
Todos os nossos textos são publicados também no X e no Facebook
Fonte: Cemig








