Grupo WhatsApp

Você tem um Chip?

Você tem um Chip?

13/12/2025 Antônio Marcos Ferreira

Durante muito tempo frequentei o PIC da Pampulha, clube muito bom e onde tinha uma ótima turma de colegas, jogadores de tênis, normalmente praticado aos sábados e domingos, mas também em dois dias da semana.

Como trabalhava na Cemig, os jogos durante a semana eram dificultados pelas condições do trânsito. Ou saía muito cedo do trabalho ou chegava muito tarde no clube.

Depois de muitas tentativas resolvi o problema mudando de clube. Vendi a cota do PIC e comprei uma cota no Minas Tênis, cuja sede principal é bem mais perto da sede da Cemig.

Mesmo deixando de frequentar o PIC, continuei mantendo contato com os tenistas por intermédio do meu irmão Humberto, que frequenta o clube até hoje. Os tenistas mantinham uma boa convivência também fora das quadras.

Como forma de manter essa boa convivência, certa vez foi programado um churrasco no sítio de um deles, o Marquinhos, próximo a BH, na região de Moeda.

Mesmo não sendo mais do grupo de tenistas do PIC, fui convidado para o churrasco, na condição de levar o violão para animar a farra.

Convidei então meu outro irmão, o Helinho, muito bom no surdo e companheiro em muitos sambas na vida. Chegamos ao local, onde havia um grande número de tenistas e o clima estava muito alegre, conforme desejado por todos.

Fazíamos um samba com um repertório bem variado. Tocamos durante quase três horas com poucos intervalos, usados para uns goles de cerveja. E o samba continuava novamente.

De repente, num desses intervalos, um dos tenistas se aproximou de mim com uma pergunta que eu nunca imaginei escutar.

Depois de participar cantando durante as quase três horas de samba, ele chegou do meu lado e perguntou:

- Ô Tonho, me reponde uma coisa: por acaso você tem um chip no rabo? Como é que consegue gravar tanta letra de música assim?

Fiquei surpreso com aquela pergunta e a única reação que tive foi rir bastante e continuar o samba. Até que, mesmo sem o suposto chip, a vida me permita continuar cantando com os amigos.

E continuo insistindo!

* Antônio Marcos Ferreira

Para mais informações sobre música clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Todos os nossos textos são publicados também no Facebook e no X (antigo Twitter)

Quem somos



Para onde caminha a humanidade?

O pragmatismo está ampliando a confrontação econômica. Novas formas de produzir e comercializar vão surgindo com mais rigidez e agilidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Reforma Tributária: mudança histórica ou novo capítulo do caos fiscal

A Reforma Tributária entra na fase prática em 2026 com a criação do IBS e da CBS, que passam a incidir com alíquotas reduzidas.

Autor: Eduardo Berbigier


Austeridade fiscal, caminho obrigatório para ordem e progresso

Quando se aproximam as eleições, o brasileiro se pergunta se é possível ter um país melhor em condições de vida para todos os cidadãos. É o que se deseja.

Autor: Samuel Hanan


Impeachment não é monopólio

A decisão de Gilmar Mendes e o estrangulamento institucional.

Autor: Marcelo Aith


Nova lei da prisão preventiva: entre a eficiência processual e a garantia individual

A sanção da Lei 15.272, em 26 de novembro de 2025, representa um marco na evolução do processo penal brasileiro e inaugura uma fase de pragmatismo legislativo na gestão da segregação cautelar.

Autor: Eduardo Maurício


COP 30… Enquanto isso, nas ruas do mundo…

Enquanto chefes de Estado, autoridades, cientistas, organismos multilaterais e ambientalistas globais reuniam-se em Belém do Pará na COP 30, discutindo metas e compromissos climáticos, uma atividade árdua, silenciosa e invisível para muitos seguia seu curso nas ruas, becos e avenidas do Brasil e do mundo.

Autor: Paula Vasone


Reforma administrativa e os impactos na vida do servidor público

A Proposta de Emenda à Constituição da reforma administrativa, elaborada por um grupo de trabalho da Câmara dos Deputados (PEC 38/25) além de ampla, é bastante complexa.

Autor: Daniella Salomão


A língua não pode ser barreira de comunicação entre o Estado e os cidadãos

Rui Barbosa era conhecido pelo uso erudito da língua culta, no falar e no escrever (certamente, um dos maiores conhecedores da língua portuguesa no Brasil).

Autor: Leonardo Campos de Melo


Dia da Advocacia Criminal: defesa, coragem e ética

Dia 2 de dezembro é celebrado o Dia da Advocacia Criminal, uma data emblemática que, graças à união e à força da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim), integra o calendário oficial das unidades federativas do país.

Autor: Sheyner Yàsbeck Asfóra


STF não tem interesse – nem legitimidade – em descriminalizar aborto

A temática relativa ao aborto e as possibilidades de ampliação do lapso temporal para a aplicação da exclusão de ilicitude da prática efervesceram o cenário político brasileiro no último mês.

Autor: Lia Noleto de Queiroz


O imposto do crime: reflexões liberais sobre a tributação paralela nas favelas brasileiras

Em muitas comunidades brasileiras, especialmente nas grandes cidades, traficantes e milicianos impõem o que chamam de “impostos” – cobranças sobre comerciantes, moradores e até serviços públicos, como transporte alternativo e distribuição de gás.

Autor: Isaías Fonseca


Corrupção, o pior dos males governamentais

Os governos do PT na Presidência da República, incluindo os três mandatos de Lula, não têm se notabilizado pela luta contra a corrupção, nem pela segurança pública.

Autor: Ives Gandra da Silva Martins