Grupo WhatsApp

A polêmica GLO de inspiração política

A polêmica GLO de inspiração política

06/11/2023 Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves

As Forças Armadas têm a missão de guardar o País nas suas diferentes instâncias e frentes.

O presidente Lula assinou na quarta-feira o decreto que institui a Garantia de Lei e da Ordem (GLO) nos portos de Santos, Rio de Janeiro e Itaguaí e nos aeroportos do Galeão e de Guarulhos, para valer até maio de 2024. Requisitando os trabalhos de 3.700 militares do Exército, Marinha e Aeronáutica. A medida vem provocando repercussão negativa. Seus críticos vêem nela objetivos políticos de diferentes matizes, que chegariam até a se relacionarem com a polêmica indicação do ministro Flavio Dino para o Supremo Tribunal Federal (STF). A designação do ministro para a próxima vaga da Suprema Corte encontra óbices na militância política do candidato que, no ativismo de esquerda, amealhou muitos inimigos ao longo da carreira e, ainda hoje, não faz questão de au mentar o contingente dos que o querem ver pelas costas.

A GLO é um instrumento pelo qual o chefe da Nação determina a atuação das Forças Armadas em auxílio às forças estaduais de segurança nos momentos de instabilidade e risco à população. Já operou no Rio de Janeiro sob intervenção federal e em outros Estados para reforçar suas estruturas policiais em momentos de instabilidade. Mas, agora, os entendidos em segurança criticam o  governo, Lula e Dino por terem adotado a medida através do populismo de curto prazo, sabidamente ineficaz e com a convocação   dos militares para o exercício de atividades que não lhes cabem.

Todos têm de compreender que a segurança pública é um dever constitucional dos governos estaduais, através das Polícias Civil e Militar e seus órgãos auxiliares. A Militar e encarregada do policiamento preventivo, ostensivo e de choque e a Civil da Polícia Judiciária que, recebendo as questões encaminhadas pelos militares, realiza as perícias e monta os inquéritos que levam os casos ao Poder Judiciário para a aplicação das penalidades estabelecidas pela lei.

As Forças Armadas têm a missão de guardar o País nas suas diferentes instâncias e frentes. Mantém a integridade institucional que proporciona condições para os governos funcionarem, guardam as fronteiras e são vigilantes para oferecer as condições institucionais para o funcionamento dos governos e seus serviços. É na estabilidade que elas garantem que o governo – Legislativo, Executivo e Judiciário – encontram as condições para desempenhar suas funções e exercer suas tarefas em níveis federal, estadual e municipal.

 A GLO, como sempre foi conhecida, é o apoio que as forças federais pode dar às estaduais e até municipais nos momentos de dificuldade. Para bem executá-la, o presidente deve direcioná-la para o combate a crimes federais (tráfico de drogas e armas via fronteiras e outros) e deixar que os Estados cuidem do crime estadual. Não pode e nem deve servir a objetivos políticos, ideológicos ou eleitoreiros. Pela repercussão que a medida está provocando, há a necessidade de explicar e, na medida do possível, eliminar as desconfianças. Sem isso, a medida periga não atingir os seus objetivos e ainda trazer mais problemas a São Paulo e Rio de Janeiro. Lula também não pode descuidar das divergências que se noticia entre ABIN (Agência Brasileira de Informação) e a Pol&iacu te;cia Federal. Sem tê-las em sintonia, muita coisa ruim pode acontecer, como no dia 8 de janeiro, quando um órgão esperou a ação do outro e ninguém agiu na proteção das sedes dos Três Poderes. 

* Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo).

Para mais informações sobre segurança pública clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Aspomil



Parcelar ou pagar à vista o IPTU e IPVA?

Planejamento financeiro para IPVA: pague à vista com desconto se tiver reserva. Se não, parcele, mas fuja de empréstimos e crédito!

Autor: Reinaldo Domingos


Maior período de compras: conheça seus direitos e evite golpes

O fenômeno da alta temporada de compras no Brasil é uma equação de dois lados: oportunidades únicas de consumo e um pico alarmante em fraudes e abusos.

Autor: Mateus Fogaça

Maior período de compras: conheça seus direitos e evite golpes

Direito de arrependimento nas compras online: hora de repensar o prazo de 7 dias

Comprar pela internet virou parte da nossa rotina. Do celular à geladeira, de roupas a passagens aéreas, tudo é adquirido com um clique.

Autor: Andrea Motolla

Direito de arrependimento nas compras online: hora de repensar o prazo de 7 dias

Black Friday: especialista alerta para riscos de endividamento e golpes

Especialista em finanças alerta que Black Friday de R$ bilhões aumenta risco de endividamento e golpes, expondo a falta de planejamento do consumidor.

Autor: Divulgação


Black Friday: fraude com NF-e expõe dados e gera boletos falsos

Criminosos usam chave de acesso da DANFE, exposta em embalagens de produtos, para replicar documentos fiscais e aplicar golpes de boletos.

Autor: Divulgação

Black Friday: fraude com NF-e expõe dados e gera boletos falsos

Fraude em boleto usa chave da NF-e e logística

Criminosos exploram a chave de acesso da DANFE, exposta em embalagens, para criar boletos falsos convincentes, alertam especialistas.

Autor: Divulgação

Fraude em boleto usa chave da NF-e e logística

Black Friday exige cautela contra o endividamento

Especialista alerta que o risco das promoções está no impulso e ensina a planejar os gastos para aproveitar a Black Friday sem comprometer o orçamento.

Autor: Divulgação


Reforma tributária eleva imposto de imagem e altera tributação de clubes

Nova tributação pode elevar imposto de direitos de imagem de atletas de 3,65% para mais de 35% com a adoção do IVA. Clubes-associação perdem isenção.

Autor: Divulgação

Reforma tributária eleva imposto de imagem e altera tributação de clubes

Impacto tributário do STF pode custar bilhões ao “streaming”

Netflix já anuncia ajuste contábil de US$ 619 milhões e ações caem.

Autor: Divulgação

Impacto tributário do STF pode custar bilhões ao “streaming”

Segurança em condomínios: 6 passos para blindar seu prédio contra invasões

Nos últimos anos, o número de invasões a condomínios vem se multiplicando, principalmente na cidade de São Paulo.

Autor: Divulgação


Justiça condena pai que impediu mãe de ir ao batismo

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) manteve a condenação do pai por ter excluído a mãe da cerimônia religiosa do filho.

Autor: Divulgação

Justiça condena pai que impediu mãe de ir ao batismo

Portugal cancela visto de procura de trabalho

Nova lei suspende modalidade migratória mais usada por brasileiros, afetando milhares e travando setores da economia portuguesa.

Autor: Divulgação